| 23/01/2008 19h33min
Representantes dos produtores e das indústrias de trigo tentam chegar a um acordo em reunião realizada nesta quarta, dia 23, na sede da Associação Brasileira da Indústria de Trigo (Abitrigo), em São Paulo. Os dois lados tentam resolver divergências em relação ao preço da tonelada do grão, atualmente em R$ 650.
Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Edilson Guimarães, é necessário que os produtores e as indústrias cheguem a um preço razoável para ambos.
– Os produtores dizem que os moinhos não querem comprar o produto deles; e os moinhos, que os produtores estão segurando o produto – explica.
A produção brasileira de trigo na safra 2007–2008 foi de 3,8 milhões de toneladas, enquanto o consumo nacional foi de 10 milhões de toneladas. A maior parte do trigo importado vem da Argentina, sem imposto por causa do Mercosul. O restante vem de mercados como o americano e o canadense, com Tarifa Externa Comum (TEC) de 10%.
Guimarães explica que os representantes da indústria reivindicam a isenção da TEC também para o trigo comprado fora do Mercosul. Já os produtores nacionais pedem que a manutenção da taxa, para não desestimular o plantio da nova safra, que começa neste mês.
Os produtores pedem ainda a elevação de 25% no preço mínimo do trigo, atualmente em R$ 400. Quando o produto fica abaixo desse valor, o governo se compromete a intervir no mercado para minimizar os prejuízos da safra.
– O que o governo procura garantir é o custo variável da produção, para que o produtor consiga receber de volta tudo o que gastou. Vamos analisar e ver se realmente há necessidade de reajuste – explica.
O diretor do Departamento de Comercialização, Abastecimento Agrícola e Pecuário do Ministério da Agricultura, José Maria dos Anjos, disse que os produtores também pediram que o governo, em conjunto com o setor privado, fizesse um protocolo de intenções para que a produção interna de trigo chegue a 50% do consumo.
– Os produtores estão querendo aproveitar o momento de preços altos no mercado externo para definir um programa com objetivo de metas – afirmou o diretor.
Ele mostrou dados indicando que a produção brasileira foi bem maior. Na safra 2003/2004, o país produziu cerca de 6 milhões de toneladas de trigo – 60% do total consumido.
AGÊNCIA BRASIL