| 19/01/2008 10h43min
Depois de hesitar entre os nomes do deputado federal Claudio Diaz (PSDB) e do secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, para a futura Secretaria-Geral de Governo, a governadora Yeda Crusius escolheu o atual presidente da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Delson Luiz Martini, para o comando da pasta. A decisão da governadora foi revelada com exclusividade neste sábado pelo jornalista André Machado, na Rádio Gaúcha. O futuro secretário não admitiu que tenha sido convidado, ao conversar por telefone com Zero Hora.
— Conversei ontem à tarde com a governadora sobre uma campanha de racionalização do consumo de energia a ser lançada dia 26, e apenas isso. Minha agenda foi essa — disse Martini, recusando-se a comentar uma eventual escolha para a Secretaria-Geral: — Quem sabe disso é a governadora, que vem conversando a respeito com a base aliada. Não vou me manifestar sobre esse assunto.
Martini também disse que não tem nenhuma reunião agendada
com Yeda no fim de
semana. Apesar do presidente da CEEE desconversar sobre o assunto, a governadora deve fazer o anúncio oficial na próxima semana.
Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Martini é especialista em Qualidade e Produtividade pela Faculdade de Engenharia da instituição. Já atuou na área de planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi professor do curso de Economia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul e diretor-administrativo do Grupo Hospitalar Conceição.
Exerceu ainda cargos na Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul, no Sindicato de Economistas do Estado e na Federação dos Economistas. Martini recebeu prêmio de inovação na gestão pública da Escola Nacional de Administração Pública - Ministério do Planejamento, pelo trabalho de desenvolvimento de um novo sistema de administração na gestão de materiais.
A criação da secretaria foi uma idéia surgida em
2007, após o Piratini ver seu pacote
de aumento de impostos derrubado na Assembléia. Martini está na presidência da CEEE desde 27 de fevereiro do ano passado.