| 14/01/2008 15h29min
A Volkswagen vendeu, em 2007, pela primeira vez em sua história, mais de 6 milhões de veículos, graças a Brasil, China e leste europeu, segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira. Foram 6,18 milhões de automóveis, um crescimento de 7,9% em relação ao ano anterior.
No leste e centro europeu as vendas cresceram 20%, chegando a 496,4 mil veículos. Na China, 28%, alcançando mais de 900 mil unidades, e 32% no Brasil, com mais de 581 mil automóveis.
Em contrapartida, o grupo esteve quase que totalmente ausente na Índia e retrocedeu claramente na Alemanha, seu principal mercado, que no ano passado registrou uma retração para os fabricantes de automóveis. Para o grupo VW, o retrocesso foi de 4,8% e para a marca Volkswagen, de 9%.
A VW se comprometeu, além disso, a reestruturar suas atividades nos Estados Unidos e está procurando um local para instalar uma fábrica no outro lado do Atlântico. Em 2007, as vendas da empresa se estancaram na América do
Norte (-0,5%, alcançando mais de
530 mil veículos).
Todas as marcas do grupo — VW, Audi, Skoda, Seat, Bentley, Lamborghini e Bugatti — contribuíram para o número de 2007, afirmou o fabricante. Para 2008, a VW espera um novo recorde, segundo seu presidente, Martin Winterkorn, citado em um comunicado.
O grupo alemão pretende vender 8 milhões de veículos em 2012 e 11 milhões em 2018.