| 10/01/2008 15h59min
O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Ben Bernanke, afirmou na tarde desta quinta-feira que mais cortes no juro básico norte-americano "podem ser necessários".
Discursando sobre "os mercados financeiros, a perspectiva econômica e a política monetária", durante almoço promovido pela associação Women in Housing and Finance e pelo Exchequer Club em Washington, Bernanke afirmou que está preparado para agir "de forma decisiva e oportuna". A taxa básica de juros dos EUA está atualmente em 4,25% ao ano.
Bernanke abriu as portas para reduções mais agressivas dos juros, afirmando que os riscos de desaceleração da economia "se tornaram mais pronunciados". Suas declarações deram suporte às expectativas de Wall Street de que o banco central vai reduzir as taxas dos Fed Funds até meio ponto percentual quando se reunir no fim deste mês.
— À luz das recentes mudanças no cenário para o e nos riscos de crescimento, uma política de
afrouxamento adicional pode bem ser
necessária", e as autoridades "estão prontas para adotar ação adicional substantiva conforme o necessário para dar apoio ao crescimento — disse Bernanke em texto preparado para a Woman in Housing and Finance e o Exchequer Club.
A mensagem de Bernanke traz clareza num momento em que os dados econômicos, Wall Street e o pronunciamento de dirigentes do Fed enviam mensagens mistas sobre a perspectiva para o crescimento e a política monetária.
No mês passado, o Fed cortou a taxa dos Fed Funds 0,25 ponto para 4,25%, na terceira redução seguida, totalizando um ponto de corte. O Fed também baixou a taxa de redesconto 0,25 ponto para 4,75%. Esta taxa foi cortada 1,50 ponto desde agosto.
Os mercados financeiros esperam corte de até 0,75 ponto nos Fed Funds até o fim de março, uma expectativa que parece encontrar apoio nas declarações de Bernanke. As informações são da agência Dow Jones.