| 08/01/2008 21h47min
A estiagem prolongada na maior parte do Brasil preocupa o setor energético, informou o Jornal Nacional, da Rede Globo. Com o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já acionou 30 usinas térmicas. O volume de chuva que se esperava para dezembro e começo de janeiro veio abaixo da expectativa.
Os reservatórios, que já deveriam estar cheios, continuam esvaziando. No Sudeste, estão abaixo de 45% da capacidade. No Norte, o nível está em 30%. A pior situação é a do Nordeste: 27%. O Lago de Sobradinho, o maior do país, encolheu mais de 80%. Apenas a Região Sul está com suas reservas a um bom volume de água. O sistema interligado transfere energia produzida no Sul para o Sudeste, que redistribui para o Norte e o Nordeste.
Para economizar a água que ainda resta nos reservatórios, o ONS resolveu acionar as usinas térmicas. Das 43 espalhadas pelo Brasil, 30 entraram em operação. Elas estão produzindo hoje
quase 12% de toda a energia
consumida no Brasil. O órgão garante que não há risco de racionamento nos próximos anos.
— Nós não vemos só 2008. Se eu olhar 2008, até com a pouca água que entre, o ano está garantido. A gente opera 2008 olhando o futuro. Nós vamos tomar providências para depender menos da hidrologia em 2009 e garantir 2009 — afirmou o diretor do ONS, Hermes Chipp.