| 12/12/2007 03h39min
Vagner Mancini chega hoje com a missão de remontar o time do Grêmio, cada vez mais diferente daquele formado por Mano Menezes para tentar uma vaga na Libertadores. Com a saída do lateral Bustos, do centroavante Tuta e do meia Tcheco, além do risco de perder William e Diego Souza, o time passa a ser outro. A renovação inclui a entrada do lateral-direito Felipe, do meia baiano Danilo Rios e do atacante Soares, que deve ser contratado ao Fluminense.
São todos jovens. Danilo Rios, que chegou muito bem recomendado da Bahia, teve uma oportunidade no Brasileirão, quando foi lançado por Mano no segundo tempo contra o Flamengo, no Rio. Mas não deu a resposta esperada e acabou ficando de forma no restante da competição.
Agora, com novo treinador, estes jogadores têm oportunidade de mostrar seu potencial. O momento é adequado para a renovação, pois a temporada começa com competições de menor importância. Mas Mancini terá a desvantagem de lançar jovens sem o respaldo dos jogadores
mais experientes que
estão saindo.
Boa fase
Robinho e Júlio Baptista brilharam na vitória do Real Madrid sobre a Lazio, que garantiu ao time a classificação na Liga dos Campeões. Além de marcar um gol cada, fizeram tabelas e participaram de jogadas de criatividade. Enquanto Ronaldinho pena para recuperar seu prestígio no Barcelona, Robinho continua garantindo a admiração dos madrilenhos. Além de marcar gols importantes, de vez em quando dá espetáculo.
Estrangeiros
O investimento dos clubes brasileiros em estrangeiros dá o que pensar. Já no Brasileirão, dois dos melhores jogadores, inclusive integrantes da seleção do campeonato, vieram de fora: Valdivia e Acosta. Tudo indica que no próximo ano a experiência com estrangeiros se repetirá: o Botafogo acaba de contratar o zagueiro argentino Ferreno, e o Vasco resolveu investir no nigeriano Abubakar, o Abu, que estava no time B do
Inter.
Goleiro
O retorno de Saja ao San Lorenzo deixa o Grêmio com uma
dificuldade a mais para formar o grupo de 2008. Para atender aquela antiga definição de que um grande time começa por um grande goleiro, o Grêmio tem que sair rápido às compras, pois nesta posição não há muitos bons jogadores disponíveis.