| 28/11/2007 16h12min
A apresentação dos detalhes do zoneamento da cana-de-açúcar no país, com áreas específicas para a produção de biocombustível, elaborado pelo Ministério da Agricultura, será um dos temas da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura – Conseagri, que acontece nesta quinta, dia 29, a partir das 9h, na Superintendência Estadual do Banco do Brasil, no centro do Rio.
Representante da região Sudeste, o secretário de Agricultura do Rio de Janeiro, Christino Áureo, explica que o evento é oportuno para a discussão profunda da conciliação entre o potencial brasileiro para a produção de biocombustíveis e a questão ambiental.
– Somente com o zoneamento agroecológico teremos segurança para produzir e darmos respostas àqueles que questionam a viabilidade da agroenergia, em função de supostos sacrifícios impostos ao meio ambiente – destacou Christino Áureo.
Outra questão importante que será debatida pelo Conselho, composto por secretários estaduais de Agricultura de todo o Brasil, diz respeito à unificação do calendário de vacinação contra a febre aftosa. Atualmente os meses de vacinação obedecem a circuitos pecuários determinados pelo Ministério de Agricultura, que agrupam Estados com semelhança de produção.
A proposta dos Estados é que a vacinação ocorra nos meses de maio e novembro. De acordo com o secretário, no Estado do Rio, por exemplo, a vacinação realizada nos meses de março e setembro, quando ocorrem excessos de chuvas e estiagem, respectivamente, enfrenta problemas climáticos que dificultam o manejo dos animais prejudicando a imunização.
A questão da defesa agropecuária na fronteira brasileira também será abordada pelos integrantes do Conseagri, que tem como objetivo organizar os Estados e junto ao governo federal tratar de assuntos relacionados às demandas do setor.
Criado em fevereiro de 2007, o Conselho, cujo estatuto prevê um encontro a cada seis meses, é presidido pelo secretário de Agricultura de Minas Gerais, Gilman Viana. Além do presidente, cada região conta com um representante eleito pelo próprio Conselho.
GOVERNO DO RIO DE JANEIRO