| 26/11/2007 16h59min
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que terminaria na sexta, dia 30, foi prorrogada até o dia 10 de dezembro. A decisão do Ministério da Agricultura foi comunicada nesta segunda, dia 26, à Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Segundo Willian Vilela, gerente de Sanidade Animal da Agência, até o momento menos de 50% do gado foi vacinado.
– A falta de chuva comprometeu a rebrota do pasto e, conseqüentemente, o rebanho bovino ficou fraco. Quando os animais estão muito fracos e debilitados e são vacinados, a formação de anticorpos é comprometida e talvez a vacina não tenha uma resposta tão eficiente – explica.
De acordo com a Agrodefesa, o rebanho bovino em Goiás é de 20,3 milhões de cabeças. Para atender a esta demanda, o Estado dispõe de 24,050 milhões de doses de vacina.
– Algumas doses vão para parte de Estados vizinhos como Mato Grosso, Tocantins, Pará e Maranhão. Quem não vacinar, pagará multa de R$ 7 por cabeça e terá 3 dias de prazo para comprar a dose, além de ter a vacinação assistida por técnicos da Agrodefesa – comunicou a agência.
GOVERNO DE GOIÁS