| 25/11/2007 08h10min
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, abre, na próxima segunda, dia 26, às 10 horas, em Brasília, no anexo do ministério, a exposição itinerante Cafés do Brasil. Promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o evento já percorreu treze cidades brasileiras.
Segundo o diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura, Lucas Tadeu Ferreira, a mostra visa disseminar o conhecimento e a informação sobre o café, desde a lavoura até o consumo, incluindo os avanços da pesquisa e as recentes descobertas sobre os benefícios do uso moderado do produto para a saúde humana.
Com previsão para atingir mais de um milhão de pessoas, o Ministério da Agricultura e a Abic pretendem mostrar a importância sócio-econômica e ambiental da cafeicultura.
– É uma ação institucional com foco educacional, envolvendo vários aspectos da cadeia produtiva, a história da cafeicultura e os benefícios do café para a saúde – reforça o diretor executivo da Abic, Nathan Herszkowicz.
A exemplo do que ocorreu em outras cidades, serão apresentados, até quinta, dia 29, em Brasília, painéis fotográficos mostrando a história do café no Brasil e no mundo, informações sobre regiões produtoras, qualidade, tipos de grãos e curiosidades como mostra de xícaras raras. Os visitantes conhecerão o preparo da bebida em vários equipamentos, como as cafeteiras francesa, napolitana e a Globinho, as máquinas de espresso, além do coador de pano caseiro e o filtro de papel.
Serão mostrados, ainda, o café em coco, o verde, torrado, moído e solúvel e o público aprenderá a escolher um café Tradicional, Superior ou Gourmet, segundo a característica do brend e o aroma e sabor de cada um. Haverá também distribuição de folderes com informações sobre o produto.
MAPA