| 19/11/2007 09h39min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre nesta segunda-feira, dia 19, em Blumenau, Santa Catarina, o 25º Encontro Empresarial Brasil-Alemanha e a 34ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Econômica entre os dois países. A solenidade ocorre às 10h, no Parque Vila Germânica, com a presença dos ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Lula deixa Blumenau com destino a Brasília às 11h.
Durante a reunião de preparação para o encontro desta segunda, empresários e representantes do Brasil e da Alemanha sugeriram reforçar a cooperação tecnológica.
– No Brasil, os empresários têm interesse em fazer uma aproximação maior com a Alemanha. Principalmente buscando troca de conhecimento, informações, e mesmo tecnologia – disse o secretário federal de Comércio Exterior Ivan Ramalho.
A idéia é aprimorar os métodos de produção brasileiros para garantir competitividade no mercado alemão.
Segundo o Ministro da Economia e Tecnologia, Michael Glos, a Alemanha vê com entusiasmo a produção de biocombustíveis no Brasil e aposta na exportação de tecnologia de formas alternativas de geração de energia, como a eólica e a solar para os brasileiros.
Outro produto nacional de grande interesse para os alemães é o orgânico. Mas, a certificação continua sendo uma barreira para a comercialização dos produtos nacionais, em terras estrangeiras. Um dos resultados do Encontro Brasil-Alemanha, para este setor, deve ser a uniformização das normas de certificação dos produtos agrícolas. Para o Brasil, esta seria a possibilidade de ganhar mais espaço em toda a União européia.
– Esse foi um ponto que nós discutimos: de como os dois países podem cooperar para fazer com que esse processo de normatização e exportação futura seja mais facilitado. Mas acreditamos ainda que exista um enorme potencial para isso – salientou Weber Porto, diretor-presidente da América Latina Evonik Degussa
Brasil.