| 14/11/2007 09h13min
O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Abdalla Salem el-Badri, afirmou nesta quarta que não há necessidade de aumento da oferta de petróleo para o mercado.
El-Badri fez seus comentários como resposta a questões relacionadas ao pedido do secretário de Energia dos EUA, Samuel Bodman, para a Opep elevar sua produção como resposta à queda dos estoques de petróleo e os preços elevados. Segundo o secretário-geral, os estoques de petróleo são "suficientes" e não há escassez no mercado.
O líder da Opep informou ainda que o grupo está investindo US$ 150 bilhões para aumentar a capacidade de produção até 2015. No entanto, ele ressaltou que o dólar fraco e o aumento nos custos dos materiais aumentaram os custos operacionais em 55%. Apesar disso, ele declarou que a Opep não está discutindo mudar o preço do barril de petróleo (hoje cotado em dólar) para outras moedas.
— O secretariado da Opep não está trabalhando na
questão, porque cabe aos países membros
decidirem por si sós — afirmou.
Os ministros da Opep irão se reunir informalmente na quinta e sexta-feira antes do encontro de chefes de Estado do grupo, que será realizado em 17 e 18 de novembro. Decisões sobre a produção não devem ser tomadas então, uma vez que as discussões formais sobre políticas do grupo só serão realizadas depois de duas semanas em Abu Dhabi. As informações são da Dow Jones.