| 13/11/2007 14h50min
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, confirmou nesta terça, dia 13, que deverá sair do ministério no próximo ano. Segundo ele, essa decisão foi motivada por um problema de voz.
— Tive a reincidência de um pólipo (calo) de voz que tinha sido removido há 10 anos — disse Gil.
Em entrevista a emissoras de rádio, ele afirmou estar satisfeito com o trabalho no Ministério da Cultura, especialmente com o reconhecimento pelo governo e pela sociedade do papel estratégico da cultura. No entanto, para Gil, o momento é de fazer um recolhimento.
— Eu especializei a minha voz em cantar, e ultimamente tenho usado mais para falar — disse o ministro e cantor.
Gil ainda detalhou o Programa Mais Cultura, que prevê investimentos de R$ 4,7 bilhões até 2010. Segundo ele, esse orçamento será utilizado em diversos ministérios, que vão se dedicar parcialmente a programas culturais. Como exemplo, Gil lembrou que o Ministério da Justiça vai fazer 300
pontos de cultura em áreas de risco para evitar o
envolvimento da juventude com a violência.
O ministro disse ainda que o programa foi desenvolvido em associação com os programas sociais do governo federal, dando atenção aos locais de maior vulnerabilidade social.
— Muita gente que não se achava culta, não se sentia parte da cultura, hoje se sente porque é parte da cultura — concluiu Gil.