| 11/11/2007 17h51min
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, chegou neste domingo ao Brasil para uma visita de três dias que encerrará sua primeira viagem pela América do Sul. Ele chegou do Chile no aeroporto de Ribeirão Preto, em São Paulo, de onde deve ir visitar uma usina de álcool na cidade vizinha de Jaboticabal para conhecer o processo de produção do biocombustível. Porta-vozes do secretário-geral assinalaram que Ki-moon quer ver pessoalmente os esforços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para enfrentar a mudança climática.
Lula e o secretário se reunirão amanhã em Brasília e falarão também da reforma do Conselho de Segurança da ONU. Ki-moon termina a visita no dia 13, com uma ida ao Museu Emilio Goeldi, no Pará, e ao programa de reflorestamento que permitiu reduzir o ritmo de desmatamento da floresta amazônica.
Sua primeira visita ao continente incluiu antes Argentina e Chile. Em Buenos Aires se reuniu com o presidente Néstor Kirchner e sua
esposa e sucessora eleita,
Cristina Fernández. Do Chile, o secretário partiu para o território do país na Antártica. Em Santiago, participou da Cúpula Ibero-Americana de chefes de Estado e se encontrou com a presidente Michelle Bachelet.