| 03/11/2007 16h47min
Uma mulher de 30 anos morreu neste sábado, dia 3, em Jacarta por causa da gripe aviária, o que aumenta para 90 o número de vítimas mortais desta doença na Indonésia, o país do mundo mais afetado pela pandemia.
A paciente é a terceira vítima da gripe aviária que morre este mês no Hospital Umun Persahabatan, no leste da capital, segundo confirmou o serviço digital do jornal "Kompas".
A doente, mãe de dois filhos e moradora na localidade de Tangerang, foi internada no dia 26 de outubro no centro médico, após ter entrado em contato direto com frangos. Os testes feitos na mulher deram positivo para o vírus H5N1, a cepa mais mortal que se conhece da gripe aviária.
Segundo declarou um familiar da vítima pelo menos dez aves morreram na vizinhança com sintomas similares à gripe aviária antes que ela adoecesse.
A última morte na Indonésia por causa da gripe aviária aconteceu no dia 20 de outubro, quando uma menina de dez anos morreu na ilha indonésia de Sumatra.
Este extenso arquipélago conta com um índice de mortalidade de 78% dos casos confirmados e a epizootia se transformou em endêmica nas ilhas de Java (a mais povoada do país), Sumatra e Bali, assim como na região meridional das Célebes.
AGÊNCIA EFE