| 16/10/2007 16h58min
Delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acompanha, nesta terça, dia 16, a comissária da União Européia, Mariann Fischer Boel, em visita a Uberaba (MG). Na cidade mineira, a comissária vai conhecer o Sistema de Produção de Carne da região e a tecnologia utilizada no Brasil para transplante de embriões e a coleta de sêmen.
Segundo o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, que acompanha a visita da comissária, “vamos mostrar, também, que a produção de etanol não cresce na Floresta Amazônica. Pelo contrário, está crescendo no Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e no Triângulo Mineiro (MG), em áreas de pastagens. Vale ressaltar que o crescimento da produção de etanol em São Paulo também foi nessas áreas. Apesar disso, o rebanho bovino paulista cresceu”.
O etanol brasileiro é fundamental para que os objetivos do Protocolo de Kyoto sejam alcançados por todos os países desenvolvidos.
– Eles só vão conseguir substituir 20% da sua matriz energética se contarem com a ajuda substancial brasileira, em relação ao etanol.
Mariann também visitará São Carlos (SP) para conhecer a produção leiteira, de suco de laranja, de açúcar e de álcool, focada na questão do etanol.
– Teremos a oportunidade de mostrar a sustentabilidade da agricultura brasileira, por meios estatísticos e numéricos. Além disso, vamos apresentar a área plantada com cana-de-açúcar e quanto pretendemos ter – finalizou Bertone.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA