| 15/10/2007 15h34min
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, reafirmou nesta segunda, dia 15, na Holanda, que o plantio da soja não ameaça o meio ambiente e que o cultivo é feito de maneira sustentável. O chefe da pasta, que participou de seminário na Universidade de Wageningen, lembrou que o Brasil tem imensos espaços territoriais, com 850 milhões de hectares. Só no Bioma Amazônico - área protegida pelo governo com 49,3% do território brasileiro - caberia mais da metade da Europa. A soja é plantada em 3% da área cultivada no Brasil e o país tem 209 milhões de hectares de áreas protegidas.
- Somente 20%, de acordo com a legislação brasileira, podem ser utilizados para agricultura - disse o ministro.
Stephanes citou estudo feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que mostra que o Brasil foi o país que menos desmatou no mundo. Das florestas que existiam há 8 mil anos, a Europa preservou menos de 0,5%, enquanto o Brasil mantém 60% de
sua floresta original.
Os agricultores brasileiros são acusados de desmatar a floresta para plantar soja, entre outros grãos.
- O Brasil tem uma legislação avançada e técnicas modernas e eficazes de controle de desmatamento - garantiu.
Durante o seminário, o diretor de Comércio e Indústria do Ministério da Agricultura, Natureza e Qualidade de Alimentos dos Países Baixos, Roel Boel, disse que "a Holanda é um país pequeno e terá de importar bioenergia".
- Queremos um parceiro grande em sustentabilidade. O desempenho do Brasil com a utilização do etanol para o equilíbrio da energia mundial é impressionante - disse.