| 15/10/2007 07h36min
Resultado de um programa de investimentos de US$ 120 milhões entre 2006 e 2009, um novo trator, específico para agricultura familiar, foi apresentado no final de semana pela New Holland, na Bahia, com outros 10 novos modelos.
Uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas do Brasil, a New Holland reuniu representantes de suas concessionárias na América Latina, para apresentação no litoral baiano de 11 novos produtos - nove tratores e duas colheitadeiras. O diretor nacional de vendas da New Holland, Luiz Feijó, disse que o oeste catarinense tem se caracterizado como um dos principais mercados do trator TT3840, o modelo mais estreito - com apenas 1,45 metro de largura - , projetado para operar em pequenas propriedades.
A previsão é de que, somente neste ano, sejam vendidas 1,27 mil unidades do modelo no país. As máquinas passaram por mais de 20 mil horas de testes no Brasil, na Argentina e na Europa. Francesco Pallaro, vice-presidente comercial e de marketing da empresa, mostrou-se otimista com as perspectivas de recuperação do setor agrícola, em especial de grãos nos próximos três anos.
– Não temos motivos para duvidar da tendência de crescimento – disse.
A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos (Anfavea) confirmou a tendência e estima aumento de 40% na produção de 2007 em relação a 2006, chegando a 60 mil unidades de máquinas agrícolas. Para 2008, a previsão é de alta de 15%.
– Teríamos condições de atingir níveis ainda melhores se não fossem as limitações de infra-estrutura, câmbio, logística e burocracia, que limitam o crescimento do Brasil – afirmou Milton Rego, diretor de relações externas da New Holland e integrante da diretoria da Anfavea.
*Rafael Martini viajou para Mata de São João a convite da New Holland
RAFAEL MARTINI/ZERO HORA