| 09/10/2007 14h10min
A União Européia reforçou a ameaça de proibir a compra de carne brasileira. Nesta terça, dia 9, o Chefe de Saúde do bloco, Markos Kyprianou, disse no parlamento europeu que se o Brasil não melhorar os padrões de segurança alimentar a carne brasileira será proibida na Europa.
O responsável pela saúde nos países da União Européia afirmou também que já foram identificadas fraquezas no Brasil, e que vai pressionar o país a dar uma solução aos problemas, que não foram citados.
A União Européia deu um prazo até o fim do ano; se as condições sanitárias da carne brasileira não melhorarem até lá, o produto vai ser banido da Europa.
Representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) afirmaram que o bloco econômico está no seu direito de cobrar a resolução dos problemas apontados pelo parlamento europeu, mas que a decisão final de um embargo à carne brasileira ainda depende da visita da missão técnica que chega ao
Brasil em novembro.
A assessoria de
imprensa do Ministério da Agricultura afirma que esta ameaça não passa de um jogo de concorrência, já que o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo e concorre diretamente com países produtores da Europa, como a Irlanda.
Confira a lista dos países importadores da carne brasileira