| 14/09/2007 16h28min
Medalhista de prata nas Olimpíadas de Sidney e ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, Tiago Camilo segue muito bem no Mundial de Judô, que está sendo disputado no Rio de Janeiro. Na tarde desta sexta, ele venceu sua quinta luta consecutiva, desta vez contra Gio Baindurashvili, da Geórgia, e garantiu vaga nas quartas-de-final da categoria meio-médio (até 81kg).
Esta é a segunda vez que Camilo vence o rival este ano: na etapa de Paris da Copa do Mundo, o paulista radicado em Porto Alegre já havia conseguido um ippon sobre o europeu. Desta vez, no Rio de Janeiro, Tiago quase repetiu o golpe perfeito, mas acabou beneficiado pelo excesso de punições de Baindurashvili.
Com 1min20s de luta, Tiago conseguiu um koka sobre o adversário. Em seguida, tentou ir nas pernas do georgiano para derrubá-lo, mas não obteve sucesso. Sem desistir, conseguiu um waza-ari na seqüência e abriu ampla vantagem.
O europeu então pisou fora do tatame e teve seu shido (punição) aumentado de koka para yuko em favor de Camilo. Procurando apenas se defender, o atleta da Sogipa foi levando bem a luta até que Baindurashvili pisou novamente fora da área de competição e o yuko do brasileiro virou outro waza-ari.
Com de acordo com as regras do judô, dois waza-ari em uma mesma luta é o equivalente a um ippon, o combate foi imediatamente encerrado com vitória de Camilo. Nas quartas-de-final, o representante brasileiro vai encarar o croata Tomislav Marijanovic, que surpreendentemente passou pelo alemão Ole Bischof, um dos favoritos ao título.
GAZETA PRESS