| 20/07/2007 13h37min
A medalha de ouro conquistada pela equipe brasileira, formada por Fernando Silva, Eduardo Deboni, Nicolas Oliveira e César Cielo, na prova do revezamento 4x100m livre, nesta sexta, tem uma importância histórica imensa para o Brasil. Foi o ouro de número 200 do país na história dos Jogos Pan-Americanos, conforme o site GloboEsporte.com. Até o fim da última quinta, o país já havia conquistado 198 ouros. Na manhã desta sexta-feira, o nadador Thiago Pereira, que já havia levado o ouro nos 200m costas, repetiu o feito nos 200m medley.
O esporte que mais medalhas de ouro conquistou para o Brasil em Jogos Pan-Americanos foi o atletismo, com 36. A natação vem em seguida, com 31. Iatismo (24), judô (21), tênis (13), tênis de mesa (10), remo (8), basquete (7), boxe e ginástica artística (6 cada), vôlei, hipismo e futebol (5 cada), ginástica rítmica (4), handebol e caratê (3 cada), pentatlo moderno, taekwondo e tiro (2 cada) e ciclismo, pólo aquático, esgrima, triatlo, vôlei de praia, canoagem e patinação (1 cada) completam a lista de medalhas de ouro do país na competição.
Os atletas que mais contribuíram para este número foram o ex-nadador Gustavo Borges e o mesa-tenista Hugo Hoyama, que compete no Pan de 2007, com oito ouros cada. Com sete ouros vêm, em seguida, o mesa-tenista Cláudio Kano – já falecido – e o ex-nadador Fernando Scherer, o Xuxa.