| 03/07/2007 17h44min
O meia Valdivia está praticamente fora do decisivo jogo do Chile contra o México, nesta quarta-feira, pela última rodada da primeira fase do Grupo B da Copa América. O palmeirense sofreu uma contusão no pescoço e pode ser o sexto desfalque chileno para a partida em que seu país precisa vencer para assegurar a participação nas quartas-de-final da competição. Valdivia, capitão do Chile, sofreu uma pancada na derrota contra o Brasil, no último domingo, e apareceu nos treinamentos com uma proteção no pescoço.
O médico da seleção, Carlos Montes, prefere esperar até amanhã para confirmar ou não a presença do meia na partida. Outro jogador de destaque do Chile que pode ficar de fora é Matias Fernandéz, eleito melhor jogador sul-americano de 2006. O meia-atacante sofreu uma lesão muscular no treino desta segunda-feira e também é dúvida.
Além de Valdivia e Fernandéz, possíveis desfalques são Meléndez e Navia, que também estão lesionados mas mantém chances de jogar. As únicas ausências certas são Ruffio, com séria lesão muscular, e Vargas, suspenso por ter tomado o segundo cartão amarelo. O grande número de lesionados não assusta o departamento médico chileno, que descarta que a causa de tantas lesões seja o calor médio de 30 graus que assola Puerto Ordaz, onde a seleção se concentra.
– São situações de risco que normalmente todas as seleções sofrem. Esta é a minha terceira Copa América e sempre foi assim devido à seriedade das partidas e o tempo entre uma partida e outra, que geralmente não é suficiente para se recuperar de algumas lesões. A média de leões é a mesma – explicou o médico Carlos Montes.
GAZETA PRESS