| 03/07/2007 17h18min
Apesar de Luis Figo já ter anunciado que a disputa pelo terceiro lugar na Copa do Mundo do ano passado foi a sua última partida pela seleção portuguesa, o técnico Luis Felipe Scolari afirmou que não recusaria se o meia de 34 anos pedisse para voltar a atuar por Portugal. A possibilidade não seria tão improvável, já que Figo havia anunciado sua aposentadoria da seleção depois da Eurocopa de 2004 e acabou voltando atrás na decisão para disputar a Copa da Alemanha.
– Se o Figo dissesse hoje ‘chefe, jogo mais um ano’, poderia contar comigo. É craque, é líder, é tudo aquilo que a gente deseja, mesmo que depois não jogue mais. De qualquer forma, ajudaria no primeiro objetivo (classificar para a Eurocopa de 2008) e, depois, poderia utilizar alguém entre 18 e 22 anos no seu lugar – disse Scolari, quando questionado sobre a decisão de muitos treinadores em só convocar jogadores que tenham idade para disputar a próxima Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul.
Sobre a renovação que está implementando na seleção portuguesa, Felipão afirma que é importante manter a base dos jogadores que conseguiram o quarto lugar na última Copa.
– Estamos renovando com os pés no chão. De 2006 para 2007, temos praticamente 40% de renovação. Os 60% restantes são uma base forte para 2008 ou 2010 – disse o treinador, que mais uma vez despistou sobre voltar à seleção brasileira quando expirar o seu contrato com os portugueses, na metade do ano que vem.
Nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2008, Portugal tem 14 pontos e divide a segunda colocação do Grupo A com Sérvia e Finlândia, a cinco pontos e dois jogos menos da líder Polônia. A seleção portuguesa volta a campo pela competição no dia 22 de agosto, quando enfrenta a Armênia, fora de casa.
GAZETA PRESS