Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
Com o mercado da internet em alta e as empresas exigindo cada vez mais profissionais qualificados, é bom ficar de olho numa profissão considerada nova, e que tem oferecido vagas para os antenados em tecnologia: é o analista de redes sociais. Mais que cuidar do twitter e do facebook da empresa, o analista precisa ter uma visão estratégica do negócio e muito planejamento.
A relações públicas e atual coordenadora das redes sociais da agência Sky Monkeys Digital Camilla Martins trabalha com comunicação e marketing há quatro anos e viu na internet um nicho de mercado ainda pouco explorado pelas empresas. Embora muitos acreditem que as redes sociais se restringem a “twittar” e “facebookar” as ações da empresa, Camilla enxerga esse trabalho como uma área estratégica. “É preciso pensar e analisar. Não é só cuidar dos blogs ou do twitter, por exemplo, mas sim planejar, saber quais os valores da empresa, afinal de contas, é a imagem da empresa que está sendo divulgada para o mundo inteiro”, comenta.
Segundo Camilla, para se dar bem na área, os profissionais precisam estar sempre antenados em tecnologia, novidades e novas ferramentas. “Um analista de redes sociais precisa saber mais que o sistema operacional. Não precisa de nenhuma formação específica, mas é preciso saber interagir, estar atualizado sobre vários assuntos, ter ideias, ser proativo, saber sobre a empresa em que se trabalha, enfim, ter um conhecimento macro. Cada dia surge uma coisa nova, então eu sempre digo que a pessoa tem que ser multi-tarefa. E pelas várias redes que existem por aí, é preciso também ser analítico e filtrar o que é importante para o negócio”, avalia.
>> Como se tornar um profissional bem informado no mercado de trabalho
Antes de coordenar as redes sociais da Sky Monkeys Digital, Camilla trabalhou com a implantação dessas novas ferramentas numa empresa, entre 2008 e 2011, e a maior dificuldade, segundo ela, era convencer diretores e gestores que essas ferramentas, se bem administradas, tinham grande potencial. “Às vezes é complicado você vender essa ideia para pessoas que estão acostumados a ver os resultados do seu negócio apenas com publicidade. Mas vejo que hoje os empresários estão conseguindo enxergar o twitter, facebook e Orkut, por exemplo, com outros olhos. Tem muita vaga nessa área, e vale a pena estudar um pouco mais pra aproveitar essa demanda do mercado”, acrescenta.
>> Vale a pena investir num curso rápido no exterior?
Em média, um analista de redes sociais pode ganhar de R$ 1000 a R$ 3000, dependendo se o cargo ocupado é de analista junior ou sênior.
E se você se interessou pela função de analista e quer bater um papo com a especialista, entre em contato com ela pelo facebook (www.facebook.com/camillavogue ) ou pelo twitter (@camillavogue)!
HAGAH PR
Segundo Camilla Martins, o analista de redes sociais precisa saber interagir e estar atualizado sobre assuntos de diversas áreas
Foto:
Montagem de fotos de reprodução
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS