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O mercado de recursos humanos está em alta no Brasil. As empresas que selecionam esse tipo de profissional querem alguém que tenha, além da noção operacional, uma visão estratégica. Afinal de contas, o RH lida com assuntos que vão desde a remuneração até a parte de Responsabilidade Social.
Para se tornar um analista de Recursos Humanos, a pessoa precisa ter ensino superior. Geralmente, as áreas que absorvem bem essa profissão são administração e contabilidade. Outra área bem requisitada é a psicologia. "Tem gente que é analista de RH e é formado em psicologia. Para a área de gestão de pessoas, por exemplo, os psicólogos são muito importantes", explica Fabiana Schror, da RH Center.
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O analista de RH pode desempenhar várias funções. É o perfil da empresa que vai definir isso. "Depende da estrutura que a empresa desempenha e do direcionamento dela", conta Fabiana. Ela também comentou que o salário pode variar muito. "Tem analista ganhando R$ 1.500, e outros até R$ 3.500. Depende muito do direcionamento que a empresa dá para essa função".
Flávia Lopes é analista de RH da Electrolux. Formada em Administração Internacional de Negócios pela UFPR, a baiana morou um ano na Europa e depois que voltou, fixou morada em Curitiba. “Minha meta sempre foi trabalhar com Recursos Humanos, e quando me formei mandei currículo para três empresas. Comecei como estagiária de RH aqui na Electrolux e fui me apaixonando cada vez mais pela profissão”, conta.
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Um analista de Recursos Humanos acompanha de tudo um pouco dentro de uma empresa. E dependendo do porte dela, pode haver várias ramificações. “Depende muito do tamanho da empresa. Se for uma empresa grande, como aqui, que temos nove mil colaboradores, um analista pode atuar na área do Benefício, Remuneração, Recrutamento, Área de Desenvolvimento, Questão Trabalhista, Folha de Pagamento, Segurança Patrimonial... enfim, é uma infinidade de coisas. A minha área, por exemplo, é de Benefícios e Responsabilidade Social”, explica Flávia.
Do funcionário da fábrica até o diretor, o profissional de RH deve saber lidar com cada tipo de público. “Cada público tem um perfil diferente, tem necessidades diferentes. Acabamos sendo um pouco mãe de todos aqui. Mas isso é muito legal porque aparecerem situações que a gente, muitas vezes, não espera, então é uma surpresa a cada dia, com desafios diferentes”, finaliza.
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