Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
A culinária da França é famosa no mundo inteiro. Com sabores apurados e técnicas especializadas, a gastronomia daquele país encanta qualquer um. Mas muita gente não conhece, ao certo, quais são os principais destaques dessa cozinha. Quais são seus conhecimentos gastronômicos sobre esse país?
Para nos ajudar nessa, convidamos o chef Alexandre Bressaneli, membro da FIC (Federazione Italiana Cuochi) e da ABAGA (Associação Brasileira de Alta Gastronomia), consultor para implantação de restaurantes, professor em cursos de gastronomia e que atua há onze anos como chefe instrutor no Curso de Chef de Cuisine do Centro Europeu. Além de diferenciar alguns pratos e dar algumas dicas de preparo para cada um deles, Bressaneli nos deixou uma receita do Bouillabaisse, tradicional prato encontrado no sul da França. Confira no PDF ao lado!
>> Culinária francesa em Curitiba
:: FOIE GRAS
Na tradução literal do francês, foie gras significa fígado gordo. Ele é obtido no abate de uma raça especial de pato conhecida como Moulard. Iguaria muito apreciada por gourmets franceses, no Brasil vem ganhando espaço e conquistando novos paladares.
Uma das preparações mais executadas pelos chefes de cozinha consiste em preparar o foie gras grelhado. Para isso, se corta a peça de fígado fresco em pequenos escalopes, e os grelha rapidamente, escoltado por algum tipo de molho. É servido tradicionalmente como uma entrada. Atenção: Não devemos confundir o foie gras com o patê de foie gras. Para este último existe uma variação muito grande de textura, paladar e tempo de preparo.
Foto: Divulgação
>> Dicionário da culinária árabe
:: MAGRET DU CANARD
Igualmente ao foie gras, o magret é o peito de uma raça especial de pato chamada de Moulard. Peça que chega a pesar mais de 800g possui uma camada de gordura quase comparada a de uma boa picanha bovina. O magret possui uma carne com maciez extraordinária e sabor inigualável.
Na fase inicial de preparo, devemos retirar as membranas prateadas na parte interna da peça. No lado da gordura, é comum fazer incisões em forma de losangos quase chegando à carne. Este procedimento ajuda a penetrar mais o tempero e a cocção mais uniforme. Grelha-se em frigideira até que a gordura fique bem crocante e finalizando rapidamente no lado inverso. O magret é tradicionalmente servido mal passado e cortado em finas fatias.
Foto: Adriana Franciosi, Divulgação hagah
>> Dicionário dos sushis
:: CHATEAUBRIAND AU POIVRE VERT
Corte especialmente retirado do filet mignon, o Chateaubriand pesa mais de 400g. Crocante por fora e sempre bem rosado por dentro, chega à mesa coberto com molho demi glace e perfumado com a poivre vert, ou seja, pimentas do reino frescas. Colhidas ainda verdes, estas pimentas apresentam um sabor marcante, mas com um toque picante bastante reduzido. Certamente é um ícone da gastronomia francesa.
>> Dicionário de frutos do mar
:: BOUILLABAISE
É um tradicional prato encontrado no Sul da França. Traz todos os sabores do mar, pois uma boa bouillabaise é preparada com diversos tipos de peixes e também com todos os crustáceos disponíveis na peixaria. A receita é muito antiga e conta com a tradição de pescadores, que ao final da jornada no mar, cozinhavam ali mesmo na praia, peixes e crustáceos para aplacar a fome.
Foto: Divulgação
Além do perfume dos pescados, emanam do cozimento aromas de anis e laranja, ingredientes utilizados para incrementar mais ainda a preparação. Bouillabaise é servida com batatas cozidas e guarnecida com um creme preparado com pimentões assados, e que lá em Marselle se chama de rouille.
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS