Eleições | 07/10/2010 17h26min
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) encerrou nesta quinta-feira a totalização do lixo eleitoral retirado das ruas de Porto Alegre. Desde domingo, foram 45 toneladas de placas e 112 toneladas santinhos.
Como o material não tem condições de ser reaproveitado ou reciclado, foi encaminhado ao aterro sanitário de Minas do Leão. É o mesmo destino dado ao lixo domiciliar de Porto Alegre. A chuva que chegou durante a madrugada de hoje misturou o que ainda restava de lixo eleitoral com a limpeza urbana de rotina na cidade.
O assessor técnico do DMLU, Carlos Vicente Gonçalves, salienta que a quantidade de material retirado das ruas este ano é até três vezes maior na comparação com eleições anteriores.
— Se considerarmos que no dia das eleições municipal de 2008 recolhemos 53 toneladas de santinhos e nas eleições gerais de 2006 foram 52 toneladas, já se pode ter uma ideia do que aconteceu este ano. Tudo isso e mais o vento forte do início da semana, que espalhou esse lixo, fizeram com que o nosso trabalho levasse quatro dias a mais do que nos anos anteriores para ser concluído — explicou Gonçalves.
Limpeza por etapas
A primeira parte do recolhimento do lixo eleitoral ocorreu entre a noite de sábado e a manhã de domingo. Cerca de 40 servidores do DMLU retiraram das ruas 45 toneladas de lixo eleitoral basicamente composto por placas e cavaletes.
A varrição dos santinhos foi a segunda etapa, que começou às 17h de domingo. O trabalho envolveu 642 servidores e 38 caminhões espalhados a partir das nove seções do DMLU.
Lixo eleitoral recolhido nas ruas não pode ser reciclado e foi levado para aterro sanitário em Minas do Leão
Foto:
Ronaldo Bernardi
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.