Eleições | 02/10/2010 07h11min
Principal novidade do mundo online na eleição deste ano, os usuários do microblog Twitter protagonizaram uma campanha à parte. No espaço de 140 caracteres, usado por muitos candidatos como estratégia para se comunicar com o público jovem, os candidatos passaram de franco-atiradores a alvos. Gafes em debates, penteados, textos mal construídos. Tudo virou motivo de tweets — e ocupou as primeiras posições no 'Trending Topics', a lista dos assuntos mais comentados na rede social.
>>Prepare sua cola
>>Veja os detalhes no guia do eleitor
>>Navegue pelos perfis de 926 candidatos
Em entrevista na bancada do Jornal Nacional, a candidata à presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, errou ao dizer que a Baixada Santista está localizado no Rio de Janeiro. Resultado: passou três dias na lista dos tópicos mais tuitados, como a hashtag "Cala Boca Dilma" — uma adaptação do "Cala Boca Galvão" durante a Copa do Mundo.
O candidato do PSDB ao Planalto, José Serra, também ocupou uma posição privilegiada no Trending Topics. O excesso de "como" no texto de seu programa eleitoral virou piada no Twitter. "Pessoas como ele, como a mãe dele que eu conheci, como a Vania, como a Andréa, como a dona Maria...", dizia o candidato em seu vídeo. Na rede social, passou mais de 24 horas entre os assuntos mais comentados, com o tópico "Serra comedor". Assista ao vídeo.
Assim como a petista e o tucano, Lula, Tiririca, Soninha, entre outros, foram alvos dos tuiteiros. Abaixo, lembre os 10 momentos mais inusitados no Twitter durante o período de campanha eleitoral.
#dilmaBoy
No final de junho, uma paródia da música "Telephone", da cantora americana Lady GaGa, cantava a vitória da candidata petista. Dilma Boy, como ficou conhecido o personagem, interpretado por um rapaz, teve seus 15 segundos de fama. Deu entrevistas à imprensa e passou por quase uma semana no trending topics do Twitter. "Olha pra ela. Ela adora sucesso. Amiga do homem… Vai vencer", diz a letra. Veja a paródia.
#calabocadilma
Primeira entrevistada na série do Jornal Nacional, Dilma Rousseff se equivocou e afirmou que avanços na área do saneamento básico beneficiaram a Baixada Fluminense, "em São Paulo" — a região fica no Rio de Janeiro. Quando Dilma ainda estava na bancada do telejornal, o tropeço na geografia já dominava o Twitter. Conhecido durante a Copa do Mundo, o "Cala Boca Galvão" foi adaptado para a petista, com um "Cala Boca, Dilma". Assista ao vídeo da entrevista.
"Tiririca, o filio do Braziu"
Candidato a deputado federal por São Paulo, o cantor Tiririca ocupou o ranking do Twiiter por várias vezes ao longo da campanha. Após uma revista colocar em xeque sua capacidade de ler e escrever, virou personagem de uma paródia do filme "Lula, o Filho do Brasil". Na versão publicada no Youtube e disseminada no Twitter, o longa transformou-se em "Tiririca, o filio do Braziu". Clique aqui para ver o vídeo.
#diskgilmarmendes
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ex-presidente da Corte, esteve entre os assuntos mais comentados por duas vezes. Após votar contra o projeto Ficha Limpa, o "Cala Boca Gilmar Medes" liderou o ranking do trending topics. Na última quinta-feira, após a informação de que José Serra havia lhe telefonado antes da apreciação da ação que desobrigava a apresentação de dois documentos para votar — a ação foi proposta pelo PT —, o ministro apareceu novamente na lista. Desta vez, com a hashtag "diskgilmarmendes".
#soninhafacts
A coordenadora da campanha digital do José Serra e ex-subprefeita da Lapa, na cidade de São Paulo, Soninha Francine foi parar na lista dos assuntos mais tuitados ao disseminar uma teoria conspiratória sobre a pane no metrô da capital paulista. "Metrô de São Paulo tem problemas na proporção direta da proximidade com a eleição. Coincidência? #SABOTAGEM #valetudo #medo", escreveu. Provocando uma enxurrada de comentários com a expressão "soninhafacts".
#dilmafactsbyfolha
Dilma Rousseff também ganhou uma versão facts, porém em sua defesa. Após a Folha de São Paulo publicar reportagem em que a responsabilizava por uma uma falha no cálculo da tarifa social de energia elétrica e um consequente prejuízo aos cofres públicos, defensores da petista ironizaram a informação. "Dilma estava no quarto de Ronaldo fenômeno no final da Copa do Mundo de 1998 #dilmaFactsbyFolha", tuitou um defensor da petista. O tópico "dilmaFactsbyFolha" ocupou as primeiras posições entre os assuntos mais comentados do mundo no Twitter.
#serradeupiti
A ameaça de interromper a gravação de uma entrevista concedida a jornalista Márcia Peltier, da CNT, alçou o candidato José Serra aos trending topics da rede de microblogs. "Eu não vou dar esta entrevista, me desculpe. Faz de conta que eu não vim. Não é um troço sério", disse. A reação transformou "#serradeupiti" em uma das expressões mais citadas no Twitter.
Paródia de filme de Lula com o candidato Tiririca foi um dos assuntos mais comentados no Twitter
Foto:
Reprodução
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.