Eleições | 01/10/2010 21h10min
Com menos de dez eleitores, duas seções foram extintas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) neste ano no Rio Grande do Sul. Para evitar o comprometimento do sigilo da votação, a Justiça eleitoral permite número mínimo de 20 pessoas aptas para o voto.
>>veja os detalhes no guia do eleitor
>>Navegue pelos perfis dos 926 candidatos ao seu voto
Uma das seções extintas está localizada em Novo Tiradentes, município na região da Zona da Produção, com 2,4 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). O local de votação funcionava no Pavilhão da Capela Sagrado Coração Jesus. O único eleitor foi integrado a uma outro ponto de votação, segundo o TRE.
Em Tavares, no litoral norte do Rio Grande do Sul, uma seção com cinco eleitores foi extinta neste ano. O ponto funcionava na praia do Farol, e os cidadãos que votaram no local foram transferidos para outro local do município de cerca de 5 mil habitantes, conforme o IBGE.
Neste ano, conforme o tribunal, somente presídios terão seções com menos de 20 eleitores. A casa prisional de São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra, tem 10 presos aptos a votar _ aqueles sem condenação, cuja prisão é temporária. No Presídio Estadual de Rosário do Sul, na Fronteira, uma seção contabiliza 15 eleitores. De acordo com o TRE, os dois são os menores pontos de votação no Estado.
Maiores pontos de votação
Somado, o número de habitantes de Tavares e Novo Tiradentes chega a pouco mais da metade do total de eleitores do maior ponto de votação do Estado. Com 36 seções, a PUC-RS, na Capital, deve receber 13,5 mil cidadãos neste domingo. O Colégio Bom Conselho, em Porto Alegre, é o segundo maior local, com 10,6 mil eleitores distribuídos em 27 urnas.
Pelotas concentra os terceiro e quarto maiores lugares de votação em território gaúcho. O Ciep Pelotas é o destino de 10,5 mil eleitores, seguido pela Escola Sylvia Mello, com 10,3 mil pessoas aptas ao voto.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.