Eleições | 01/10/2010 20h00min
As pesquisas eleitorais apresentadas até agora mostram que existem pelo menos três candidatos que despontam nas eleições para a Presidência, governo do Estado e Senado. Abaixo, conheça o perfil deles e saiba mais sobre a vida dos favoritos a vencer o pleito.
Presidência:
- Dilma Rousseff (PT): A mineira de 62 anos chega ao pleito representando "O Brasil de Lula com alma e coração de mulher". A candidata concorre a um cargo público pela primeira vez em sua trajetória política. Antes, ocupou cargos na administração municipal de Porto Alegre e foi ministra de Minas e Energia e da Casa Civil. Em 2009, enfrentou um câncer linfático com cirurgia e quimioterapia. Leia mais sobre Dilma.
- José Serra (PSDB): Ex-prefeito da capital paulista e ex-governador de São Paulo, o economista de 68 anos, tenta pela segunda vez se eleger presidente da República. Para chegar à disputa, precisou enfrentar uma disputa ferrenha nos bastidores do seu partido. Venceu a briga interna com o então governador de Minas Gerais Aécio Neves. É considerado o mais temperamental dos tucanos. Leia mais sobre Serra.
- Marina Silva (PV): Ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula, a candidata de 52 anos é conhecida pela sua atuação em defesa do desenvolvimento sustentável. Nascida no interior do Acre, acabou eleita a senadora mais jovem do Brasil. Evangélica, frequenta a Assembleia de Deus, é contra o aborto e defende a união civil de pessoas do mesmo sexo. Leia mais sobre Marina.
Governo do RS
- Tarso Genro (PT): O são-borjense de 63 anos transformou a longa militância em um vasto currículo político. Tarso foi eleito prefeito de Porto Alegre em 1993. Em 2001, voltou ao cargo para tentar, em 2002, a eleição para o governo do Estado. Derrotado, passou a ocupar cargos no governo Lula. Foi ministro da Justiça, da Educação, e das Relações Institucionais. Leia mais sobre Tarso.
- José Fogaça (PMDB): O candidato tenta pela primeira vez se eleger governador do Rio Grande do Sul. Porto-alegrense de 63 anos, teve papel de liderança na campanha das Diretas Já em 1984 e, em 1986, foi eleito senador pelo Estado. Em 2004, elegeu-se prefeito de Porto Alegre. Quatro anos mais tarde, foi reeleito. Leia mais sobre Fogaça.
- Yeda Crusius (PSDB): A professora paulista chegou ao Estado na década de 1970, acompanhada do marido Carlos Crusius. A jovem economista virou referência no meio acadêmico ao publicar, em mimeógrafo, indicadores que antecipavam a recessão que se avizinhava. Foi eleita três vezes deputada federal e tornou-se, em 2006, a primeira mulher a governar o Rio Grande do Sul. Leia mais sobre Yeda.
Senado
- Ana Amélia Lemos (PP): A jornalista de 65 anos tenta ocupar o cargo de senadora após mais de 30 anos de atuação no jornalismo. Nascida no interior de Lagoa Vermelha, despontou na carreira ao chamar a atenção do fundador do Grupo RBS durante uma entrevista com o então ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonen. Deixou a empresa após 33 anos, sendo 31 deles em Brasília. Leia mais sobre Ana Amélia.
- Paulo Paim (PT): Notabilizado pela luta pelos direitos dos idosos, o caxiense de 60 anos tenta a reeleição ao Senado. Oriundo do movimento sindical, começou a aparecer no cenário político brasileiro ao liderar uma marcha na qual desmaiou durante o trajeto e virou notícia nacional. Na Câmara, criou o Estatuto do Idoso. No Senado, ocupou a vice-presidência da Casa. Leia mais sobre Paim.
- Germano Rigotto (PMDB): Depois de protagonizar duas das maiores reviravoltas da história recente das eleições ao governo do Estado, o ex-governador de 60 anos concorre agora ao Senado. Em 2002, com seu discurso de pacificação, saiu de apenas 3,4% das intenções de voto para eleger-se governador. Em 2006, amargou a frustração de ter largado como favorito à reeleição e saído da disputa no primeiro turno. Leia mais sobre Rigotto.
Eleições proporcionais
Veja também os perfis dos candidatos a deputado estadual e federal.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.