clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Conteúdo: cinzasnors  | 26/07/2011 22h03min

Presença de cinzas vulcânicas no espaço aéreo cancela voos na Argentina, Uruguai e Brasil

No Salgado Filho, dois voos — uma partida e uma chegada — foram cancelados

A presença de cinzas vulcânicas na atmosfera, provenientes da atividade do vulcão chileno Puyehue, provocou transtornos em voos de e para a Argentina, o Uruguai e o Brasil. Na Argentina, os voos domésticos e grande parte dos voos internacionais foram suspensos até a manhã de quarta-feira nos principais aeroportos. No Aeroporto Salgado Filho, houve dois cancelamentos até as 21h desta terça-feira: uma chegada de Buenos Aires e uma partida para a capital argentina. Já no Uruguai, as companhias aéreas suspenderam pelo menos 15 voos.

Buenos Aires

As companhias Aerolíneas Argentinas e Austral cancelaram todos os voos domésticos até as primeiras horas de quarta-feira, segundo informou o site do jornal argentino Clarín. Também foram reprogramados voos internacionais que deveriam partir do Aeroporto Internacional de Ezeiza e que aguardam melhora nas condições de visibilidade.

A Lan Argentina cancelou todas as suas operações até as 22h, quando deverá analisar as condições meteorológicas para decidir se retomará os voos. As demais companhias que operam voos domésticos na Argentina também suspenderam seus voos até a manhã de quarta-feira.

O porta-voz da Administração Nacional de Aviação Civil da Argentina (Anac), Juan Pablo Biondi, afirmou que "não há condições para voar" pelo menos até a meia-noite, devido à presença de cinzas na atmosfera, que podem prejudicar as aeronaves. Segundo ele, a nuvem de cinzas tem mais de 400 quilômetros de extensão e permanece estática pela leveza dos ventos.

Montevidéu

No Aeroporto de Carrasco, que serve a Montevidéu, no Uruguai, ao menos quinze voos foram cancelados nesta terça-feira. Pela tarde, seis decolagens com destino a Buenos Aires, Santiago e Brasília foram suspensas e nove pousos foram cancelados, todos desde Buenos Aires.

A uruguaia Pluna informou na terça-feira em um comunicado que "após duas semanas de operações normais, a nuvem de cinzas vulcânicas voltou a pousar sobre o espaço aéreo de Río de la Plata, obrigando a cancelar uma série de voos das rotas que unem Buenos Aires com Montevidéu".

A decisão de suspender os voos é de responsabilidade das companhias aéreas, preocupadas pelos efeitos nocivos que poderiam ter as cinzas nos motores dos aviões. O sistema meteorológico do Aeroporto de Carrasco confirmou a presença de cinzas vulcânicas no sul, oeste e parte do leste do Uruguai. Trata-se da sexta vez que os voos são afetados pela nuvem de cinzas do vulcão chileno, que entrou em erupção no dia 4 de junho.

Porto Alegre

Até as 21h30min, dois voos haviam sido cancelados no Salgado Filho, como reflexo da suspensão das operações na Argentina. De acordo com a Aerolíneas Argentinas, o voo que sairia do Aeroparque, em Buenos Aires, com destino a Porto Alegre, por volta das 14h30min, não decolou. Assim, a partida de Porto Alegre para Buenos Aires, prevista para as 16h45min, também não saiu. Os passageiros foram realocados para outras companhias.

As demais empresas aéreas não registraram cancelamentos. Um voo da Gol para Buenos Aires partiu normalmente às  21h15min, segundo a Infraero. E outro voo da mesma companhia para Montevidéu estava previsto para as 23h55min.


>>> Entenda o perigo das cinzas para os aviões:


>>> Conheça o vulcão chileno Puyehue:

ZERO HORA, COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADO E AFP
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.