clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 16/06/2011 07h12min

Yuri Mamute: conheça as histórias do garoto prodígio da base do Grêmio

Polêmico e de personalidade forte, o jovem lançado por Renato é famoso nas divisões inferiores do Olímpico

Vinicius Rebello e Tatiana Lopes  |  vinicius.rebello@rbsonline.com.br; tatiana.lopes@rbsonline.com.br

Marcado de perto pelo zagueiro Fábio Santos, com mais de dois metros de altura, o garoto Yuri Mamute, com apenas 16 anos, passou praticamente despercebido na primeira oportunidade que teve de disputar um jogo-treino pelos profissionais do Grêmio, na tarde desta quarta-feira, contra o Caxias. Não conseguiu mostrar seu jogo no gramado suplementar do Estádio Olímpico. Mas nas categorias de base do Tricolor existe um consenso: Mamute só não dará certo como jogador de futebol se não quiser.

> Confira matéria publicada em 2007 por ZH sobre Mamute
> Com 16 anos recém-completados, Mamute treina nos profissionais
> Grêmio e Caxias ficam no 0 a 0 em jogo-treino no Olímpico

Mamute quando chegou ao Grêmio, com 12 anos - Foto: Jefferson Botega

Descoberto pelo clube no então embrionário projeto Social Futebol Clube, da Secretaria Municipal de Esportes (SME), Yuri Mamute, assim como Anderson, nasceu no Bairro Rubem Berta. Como o jogador do Manchester United, tem personalidade forte e alia três características fundamentais para uma promessa de craque:

– Força, velocidade e técnica. É muito difícil para um garoto da base aliar estas três características. E o Yuri reúne isto tudo. Ele é muito inteligente dentro de campo. Isto fez com que ele pulasse etapas. Por causa disso, e também pelo o que se fala do jogador aqui dentro do Grêmio, o Renato chamou ele para os profissionais – disse Gustavo Fragoso, técnico da equipe sub-15 do Grêmio e que trabalhou durante dois anos com Mamute.

De fato, são muitas histórias sobre o jovem jogador. Tanto é que quando se apresentou ao garoto, Renato admitiu ter escutado falar muito sobre Mamute, mas queria ver o comportamento dele dentro de campo. Tiago Duarte, coordenador das categorias de base do Tricolor, disse se tratar de um jogador que sabe atuar tanto de primeiro como de segundo atacante:

– Tem um biótipo muito avantajado. De personalidade forte dentro de campo. Não é um jogador de ser muito expulso, mas puxa a responsabilidade para ele. Às vezes extrapola um pouco. Tem características marcantes nos pensamentos e nas atitudes – disse o coordenador da base gremista.

O zagueiro Saimon também conhece as qualidades e sabe da fama de Mamute na base gremista.

– É um jogador que sempre foi muito falado na base, é tratado como uma joia. O pessoal que faz os jogos da base fala que ele é diferenciado. Ele sempre foi disputado por outros clubes, é uma promessa e agora que ele subiu ele tem que focar no Grêmio e não deixar as coisas acontecerem de uma maneira errada — disse Saimon.

Zagueiro do Caxias na cola de Mamute - Foto: Tatiana Lopes

Mesmo tendo muito talento com a bola nos pés, grande parte da fama de Mamute no Estádio Olímpico vem da sua personalidade. O técnico do time sub-15 do Grêmio já viu surgirem garotos com grande talento, mas admite que poucos se expressam dentro de campo como Yuri Mamute.

Gustavo Fragoso lembra de uma partida contra a equipe juvenil do Pedra Branca, antigo RS de Alvorada. O jogo estava empatado, até que Mamute tentou um passe no meio-campo, errou o lance e na sequência o adversário marcou o gol.

– Os meninos deles eram dois anos mais velhos que os nossos – lembra Fragoso.

Depois da falha, Mamute passou a ser o alvo, tanto da torcida adversária como dos próprios jogadores do time de Alvorada. Deboches vinham das arquibancadas e também de dentro de campo.

– Pegaram no pé dele. O Yuri ficou muito irritado com aquilo. Começou a gritar bem alto no meio de campo que queria a bola. Gritava pra todo mundo ouvir que iria decidir aquele jogo. Até que ele recebeu uma bola no meio, entrou driblando e sofreu o pênalti. Ele mesmo cobrou e empatou – disse o treinador.

A outra história lembrada por Gustavo Fragoso foi, para ele, a mais marcante. O lance deu o título brasileiro da categoria sub-14 para o Grêmio, na cidade de Votorantim, interior de São Paulo. O técnico conta que na partida final contra o Palmeiras, o jogo foi para a prorrogação e o time gremista estava com um jogador a menos em campo. Foi então que se aproximou do craque do time e pediu que ele ficasse bastante concentrado, pois teria que definir em uma bola.

– O jogo estava difícil e realmente só chegou uma bola boa nele. Ele pegou, driblou três jogadores e fez o gol que nos deu o título brasileiro sub-14 – recorda o treinador da base gremista.

Em um café da manhã com a imprensa nesta quarta-feira, o vice-presidente de futebol do Grêmio, Antônio Vicente Martins, também lembrou de uma história protagonizada pelo jogador que está sendo testado por Renato no grupo profissional:

– Ele tem personalidade forte. Teve um jogo com o Novo Hamburgo da base que o Grêmio estava perdendo, aí teve um pênalti para nós e ele foi bater. O goleiro começou a atrapalhar ele. O guri soltou uma patada e fez o gol, foi buscar a bola e disse para o goleiro que, de onde tinha saído aquele, viria outro. Foi lá e fez mais um, virou o jogo – disse Vicente Martins.

Renato ficará de olho no jogador durante um período. Muito jovem, dificilmente o garoto terá chances neste Brasileirão. Mas, se depender do que dizem os homens que acompanham Yuri Mamute desde que ele chegou ao Grêmio, em breve a torcida tricolor saberá de mais histórias de sucesso do garoto prodígio, agora no grupo profissional.


 

Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011







Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro








CLICESPORTES
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.