clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 14/06/2011 22h39min

Qual Gilberto Silva foi contratado? Jornalistas avaliam o período do volante na Grécia

Comportamento exemplar, prestígio e respeito foram alguns dos elogios ao pentacampeão do mundo

Guilherme Becker e Tomás Hammes  |  Guilherme.becker@rbsonline.com.br e tomas.rodrigues@rbsonline.com.br

Nesta quarta-feira, Gilberto Silva começa a treinar com o grupo principal do Grêmio. O jogador desembarcou em Porto Alegre na noite desta terça para se apresentar em definitivo ao clube. Após nove anos na Europa, o volante pentacampeão do mundo pela Seleção na Copa do Japão e da Coreia do Sul, em 2002, regressa ao país para ajudar o time de Renato Portaluppi com a sua experiência no Brasileirão. Com bom desempenho, o atleta passou as últimas três temporadas na Grécia defendendo o Panathinaikos. Renomado, o mineiro de Lagoa da Prata manteve um estilo discreto, sem se envolver em polêmicas, sempre apresentando um bom relacionamento tanto com a imprensa quanto com os torcedores.

Para saber como foi o rendimento do volante neste período na Grécia, o clicEsportes procurou conversar com jornalistas daquele país. Houve um consenso sobre o comportamento exemplar do atleta. Além disso, foi destacado o prestígio de Gilberto e o respeito que todos tinham pelo reforço tricolor.

Confira os principais trechos da entrevista com os jornalistas:

Gilberto Silva disse para a imprensa brasileira que realizou uma ótima temporada na Grécia. Como foi a passagem dele pelo futebol grego?

Petros Papamakarios, do site Prasinanea
O Gilberto teve uma boa temporada, não ótima. Mas todo o time do Panathinaikos não fez um bom ano. Gilberto atuou em 37 jogos (30 pelo Campeonato Grego, 5 pela Liga dos Campeões e 2 pela Copa da Grécia) e fez três gols (dois contra o AEK e um diante do PAOK).

Babis Tsibidas, do Prasinanea
Ele teve um bom ano, mas não foi maravilhoso. O Panathinaikos não venceu o Campeonato nem a Copa e foi eliminado nas oitavas da Liga dos Campeões. Então, a temporada não foi boa para o time. O Gilberto realizou algumas boas partidas, nas quais provou que era o melhor da posição na Grécia. Nos clássicos contra Olimpiakos, AEK e PAOK, ele foi muito bem, mas em outros jogos pareceu estar bem cansado.

No começo da última temporada, devido à participação na Copa do Mundo (de 2010), ele não jogou bem. Seu melhor ano no Panathinaikos foi o segundo, quando ajudou a conquistar o Campeonato Grego e a Copa da Grécia.

Socrates Moschos, do site Sport 24
Ele foi bem na maioria dos jogos, mesmo nos que o Panathinaikos saiu derrotado. Gilberto teve um papel destacado no setor defensivo da equipe.

Foto: Arquivo pessoal


Como era a aceitação dele e do seu futebol na Grécia pela imprensa e pelos torcedores?

Petros Papamakarios
As críticas eram diferentes em algumas partidas por parte dos jornalistas. Mas, na maioria, eram comentários positivos. Todos diziam que, sem o Gilberto, o Panathinaikos não estava jogando tão bem como com ele.

Babis Tsibidas
Gilberto foi o primeiro jogador que chegou à Grécia após ter atuado pela Seleção do Brasil. E ele foi capitão e um grande jogador para o time. Então, todos o respeitavam e o reconheciam como um grande atleta. Maior do que a nossa liga.

Todos diziam que ele era um cavalheiro e um grande profissional. Mas alguns torcedores e jornalistas criticaram o seu desempenho. Apenas em um episódio, ele demonstrou raiva porque foi perguntado se estaria velho e cansado.

Socrates Moschos
O Gilberto Silva foi aceito por todos. Já era conhecido pela sua passagem no Arsenal. Era marcado pela calma, e por tratar todos de forma respeitosa. Os torcedores o amavam.

Foto: Arquivo pessoal

Como vocês avaliam o futebol do jogador?

Petros Papamakarios
O Gilberto Silva não é um jogador de muita técnica porque o seu trabalho é mais defensivo.

Babis Tsibidas
No começo, houve um mal-entendido sobre as suas qualidades. Algumas pessoas acreditavam que ele fosse um jogador como o Rivaldo. Assim que entenderam que ele era um jogador diferente, ficaram decepcionados. Mas, depois de alguns meses, todos perceberam o quão importante ele era para o Panathinaikos. O clube perdeu muitos pontos quando perdeu o Gilberto. Tornou-se um outro time. Agora todo mundo fala que nenhum jogador aqui atuou melhor na posição do que ele. Poderia até correr mais, mas o Gilberto era o mais inteligente.

Socrates Moschos
Ele é um jogador que alia experiência com visão de jogo. Por isso, recebeu o apelido de “Muro Invisível”.

Foto: Arquivo pessoal

Como um brasileiro campeão do mundo, o que Gilberto Silva trouxe para o futebol grego?

Petros Papamakarios
Todos elogiavam o seu caráter. Ele ficou três anos no Panathinaikos e nunca foi escrito nada sobre problemas entre ele e o time ou assuntos de sua vida pessoal.

Babis Tsibidas
Ele é uma excelente pessoa. Um homem simples. Não age como uma estrela. Ele sempre atendeu os fãs com muita paciência. A maioria dos jogadores gregos tem uma postura diferente, não permitindo aproximação aos fãs. Ele foi o melhor volante que jogou na Grécia, pela sua segunda temporada.

Socrates Moschos
Muitos falavam de suas conquistas pela Seleção Brasileira. Mas ele era tão simples que fez amigos até nos rivais.

Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011







Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro









CLICESPORTES
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.