Atletismo

HISTÓRIA
Corridas sempre integraram os Jogos Olímpicos Antigos, em Olímpia. Depois que os Jogos deixaram de ser disputados formalmente, em 394 d.C, o atletismo como esporte só voltou a ser revivido no século 12, na Inglaterra. Mas apenas assumiu versão moderna, próxima do que conhecemos hoje, no século 19. Em 1834, os ingleses lançaram os moldes para algumas provas. E, em 1864, também organizaram o primeiro campeonato em pista.

PISTA
Oval, com 400 metros de comprimento e um gramado no meio, onde ocorrem as disputas de campo.

REVEZAMENTO
Nos revezamentos, os velocistas de um time passam o bastão para um companheiro dentro de uma área de 20
metros. Depois da passagem, os atletas devem permanecer em suas raias até que a prova tenha terminado.


REGRAS BÁSICAS
Os eventos têm provas eliminatórias, nas quais o primeiro e o segundo colocados passam para a próxima fase - as exceções são as provas de maratona e marcha atlética. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada. A largada, a partir de um tiro, é falsa se um atleta sair antes de a arma ser disparada. Se o mesmo competidor fizer isso duas vezes, é desclassificado. Nas provas de decatlo e heptatlo, entretanto, o atleta pode errar duas vezes. Nas provas de velocidade, os corredores devem permanecer nas suas raias durante toda a disputa. Nos 800m - a partir dos primeiros 100m - e no revezamento 4x400m - a partir dos 100m do segundo atleta -, a raia é livre. Normalmente ficam nas raias do meio os atletas de melhor marca. Não será reconhecido recorde se a velocidade do vento for superior a 2m/s. Na marcha atlética, o atleta precisa sempre estar com, pelo menos, uma parte do pé no solo - e, quando o pé tocar o solo, a outra perna deve estar reta, sem dobrar o joelho.

PERSONAGEM
O norte-americano Carl Lewis foi o grande nome do atletismo neste século. Arrebatou nove medalhas de ouro em olimpíadas e mais oito em mundiais, em 18 anos de competições. Lewis foi campeão nos 100m e 200m rasos, revezamento 4x100m rasos e salto em distância. Entre 1991 e 1993, deteve o recorde mundial dos 100m rasos (9s86).

O BRASIL
Em 104 anos de história olímpica, o Brasil conquistou uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze nas provas de pistas. Joaquim Cruz é o único brasileiro a ter cruzado em primeiro a linha de chegada. Foi nos 800m (1min43s) dos Jogos de Los Angeles, em 1984, quando deu a inesquecível volta olímpica com a bandeira verde-amarela. Quatro anos depois, em Seul, Joaquim terminou em segundo na mesma prova (1min43s90). A primeira medalha de bronze veio com Róbson Caetano, em Seul, em 1988, nos 200m rasos (20s04). A outra foi conquistada em Atlanta, em 1996, no revezamento 4x100m rasos (38s41). Róbson estava lá outra vez, ao lado de Arnaldo Oliveira, Édson Ribeiro e André Domingos.

Consultor: José Haroldo Gomes, o Arataca, técnico da Sogipa e diretor técnico da Confederação Brasileira de Atletismo