OPINIÃO
ATENÇÃO COM ALUNOS ESPECIAIS
O atendimento a alunos com algum tipo de deficiência inquieta este quarteto de alunos. Tanto que eles consultaram professores e identificaram uma opinião comum: deveriam ter aula em grupo, com atenção específica. Mas o Ministério da Educação entende isso como ato de discriminação. Ao lado, o relato de um professor traduz este assunto polêmico.
"Eu já tive aluno com todo tipo de síndrome. São considerados 'especiais', vem até marcado na chamada com um asterisco. E a gente aprova com laudo, independentemente da nota. O trabalho é o mesmo, já a avaliação tem um olhar diferente, de acordo com as limitações (...)
Os que têm síndrome de Down, entre outros, têm direito a um acompanhante garantido pelo Estado. Eles levam ao
banheiro, ajudam a se alimentar etc. (...)
Os especiais ficam perdidos e jogados no meio dos outros, porque não conseguem acompanhar a turma e um professor não tem como dar atenção especial em meio a tantos alunos."
SINALIZAÇÃO, ILUMINAÇÃO, TRÂNSITO...
Há vários problemas que percebemos ao longo deste período da reportagem, não muito longo, devo ressaltar.
São vários os problemas que a nossa comunidade passa ao longo do dia a dia, como ruas em estado precário, sem asfaltamento, sinaleiras que demoram muito tempo para abrir para os pedestres (em frente à escola Alcides Cunha, na Avenida Protásio Alves), ruas e becos sem qualquer tipo de iluminação e vários outros problemas.
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BASTIDORES