ESCOLHA SEU DESTINO
ESTAÇÃO INTEIRA NO
PÁTIO DE CASA
Em agosto de 2016, o Ministério do Turismo atualizou o mapa brasileiro de cidades turísticas. Agora são 184 cadastradas e o Estado ganhou mais duas regiões que valem a pena conferir: Caminhos do Alto Vale, no Vale do Itajaí, e Vale das Águas, no Oeste catarinense. Elas se unem a outras 10 regiões já conhecidas e oferecem neste verão opções que incluem de esportes radicais à tranquilidade no campo.
– Quando a gente recebe turistas de fora, eles valorizam muito o que
temos no interior. Entre nós, sentimos que existe esse preconceito de que o que é
nosso não é bom. Aos poucos, estamos começando a aprender que temos ótimas opções – afirma Clarice Bressiani, vice-presidente da Federação de Convention e Visitors Bureaux de SC.
Se o ano foi de crise, por que não aproveitar a riqueza cultural e natural que o Estado oferece neste verão? Então escolha seu destino e fique atento às sugestões.
TEXTOS | JULIANA RABELO
PASSE O MOUSSE
No mapa as 12 regiões turísticas estão identificadas por cores.
Clique e conheça as opções de cada uma das 184 cidades que fazem parte dos roteiros.
PAPANDUVA
A cidade é um ótimo destino de ecoturismo. Há inúmeras cachoeiras, cavernas, sítios paleontológicos e florestas preservadas. As trilhas e estradinhas de terra do município são frequentemente procuradas por jipeiros e motociclistas adeptos dos circuitos off-road.
Cachoeira da Pratinha e Sete Saltos do Rio das Pedras: Trilhas pela Mata Atlântica conduzindo a essas belas cachoeiras. A da Pratinha fica a 30 km do Centro e a de Sete Saltos do Rio das Pedras a 57 km.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/papanduva
CALMON
Calmon se destaca pelo potencial histórico-cultural, natural e hídrico. Esta comunidade foi palco da Guerra do Contestado que ocorreu entre 1912 e 1916, ainda encontra-se no município patrimônio material e imaterial deste episódio.
Ecoturismo: As inúmeras quedas d'água, a nascente do Rio do Peixe são outro aspecto relevante para as atividades de lazer no meio natural, os trilhos da estrada de ferro possibilitam caminhadas para contemplação do relevo e das matas nativas.
Mais informações: calmon.sc.gov.br/turismo
MATOS COSTA
A cidade oferece turismo cultural na Estação de Matos Costa inaugurada em 1950 e ecoturismo com trilhas que dão em cachoeiras.
Salto São Lourenço: localizado na colônia São Francisco, no município de Matos Costa, possuí 72 metros de queda livre.
Mais informações: matoscosta.sc.gov.br/turismo
PORTO UNIÃO
O município de Porto União possui mais de 100 cachoeiras, o que faz dele um ótimo destino de ecoturismo. O Parque Monge João Maria é outra atração, abençoado pelo próprio religioso e líder dos sertanejos na Guerra do Contestado.
Estação ferroviária: Cercada por outras construções do início do século XX, abriga uma maria-fumaça que faz passeios pelos arredores. O trilho da linha de trem é a divisa entre Porto União e União da Vitória (PR), que já esteve integrada ao município antes da Guerra do Contestado. Diariamente, 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30. Praça Hercílio Luz, s/n, Centro.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/porto-uniao
IRINEÓPOLIS
Museus da cidade guardam materiais da época da Guerra do Contestado e para quem gosta de pescaria tem boas opções de pesque-pague.
Museu Casarão Domit: Museu histórico e cultural que abriga rico acervo pelos cômodos da casa construída em 1929. Seu proprietário foi responsável pelo processo de pacificação política após a Guerra do Contestado.
Mais informações: irineopolis.sc.gov.br/turismo
CANOINHAS
A Guerra do Contestado teve em Canoinhas um de seus principais cenários. O Museu Histórico Orty Machado possui um bom acervo sobre o conflito e merece ser visitado. Outro museu que se destaca é o da Erva-Mate, cujo cultivo impulsionou o desenvolvimento econômico da região.
Museu Histórico Orty Machado: Reúne armas, objetos, utensílios domésticos, instrumentos de trabalho e fotos da Guerra do Contestado, dos colonizadores e dos índios xoclengues que habitavam a região. Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h30 às 17h30. Na Rua Vidal Ramos, 632, Centro.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/canoinhas
TRÊS BARRAS
Os visitantes podem descobrir mais sobre a Guerra do Contestado já que Três Barras também foi palco do conflito, no Museu Histórico Municipal. Outro pontos de visitação é a Gruta Santa Emídia, que recebeu o nome da benzedeira que ali recebia seus devotos.
Floresta Nacional do Ibama: a natureza da Floresta oferece trilhas ecológicas onde é possível observar espécimes raros da fauna brasileira. Existe no local uma unidade do IBAMA.
Mais informações: tresbarras.sc.gov.br/turismo
SÃO JOAQUIM
A cidade é rota do enoturismo com 10 vinícolas que podem ser visitadas. Há também hotéis-fazendas e pousadas rurais para conhecer a rotina da vida no campo. O turismo de aventura também faz parte da região.
Adventure Park Snow Valley: Tirolesa, pista de arvorismo, pista de escalada, trilhas ecológicas. Tem também cabanas e chalés para alugar, alojamento para grupos e área para camping. Localizada na SC-438, Km 10.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/sao-joaquim
URUBICI
A cidade é uma das mais
turísticas da região. Dispõe
de várias opções como
rapel em cachoeiras com
até 100 m de altura,
cavalgadas por vales e
campos de altitude,
canoagem, pesca esportiva, mountain bike, tirolesa, arvorismo e caminhadas guiadas em torno de cânions. A região oferece boas opções de hospedagem, de hotéis-fazenda a charmosas pousadas.
Morro da Igreja e Pedra Furada: É o ponto habitado mais alto de toda a região sul do Brasil (1.822 m de altitude). Em seu topo, é possível apreciar a Pedra Furada, escultura natural com uma “janela” de cerca de 30 m de circunferência, cartão postal da Serra Catarinense.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/urubici
VITOR MEIRELES
A cidade é um lugar para relaxar e apreciar as belas paisagens rurais. Um dos maiores atrativos do município é a Cachoeira do Forno, onde se pode praticar rapel. Muitos turistas aproveitam a geografia do município para fazer trilhas de moto ou corridas com jipes-gaiola.
Serra da Abelha: abriga a maior reserva de araucárias do país, além de outras espécies nativas.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/vitor-meireles
JOSÉ BOITEUX
A cidade é rodeada de aldeias indígenas. Elas estão abertas para visitação e é uma ótima oportunidade para vivenciar um pouco da rotina dos índios Xokleng, os primeiros a habitar o sul do país.
Trilha da Sapopema: Uma trilha de 1800m no meio da Mata Atlântica nas nascentes do Rio Benedito. Ótimo para conhecer uma enorme biodiversidade e uma das últimas Reservas do Xaxim Bugio.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/jose-boiteux
DONA EMMA
Tem diversos locais com cachoeiras e quedas d'agua.
Casa Família AX: Em arquitetura enxaimel, a residência começou a ser construída no ano de 1920, sendo a única que ainda está preservada nesta arquitetura na região. A casa possui um pequeno acervo como cartas, documentos, livros, móveis e outros pertences, preservando assim a cultura do imigrante e a memória da colonização do município, com ênfase na cultura e nas tradições germânicas.
Mais informações: donaemma.sc.gov.br/turismo
PRESIDENTE GETÚLIO
Também conhecido como Vale das Cachoeiras, Presidente Getúlio possui mais de 70 cachoeiras espalhadas por todo o município. A região é bastante procurada pelos praticantes de rapel, cascading, trekking e voo livre.
Vale das Cachoeiras: Trekking e rapel em região de grande beleza natural, com mais de 150 cascatas (alturas entre 20 e 100 m).
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/presidente-getulio
RIO DO OESTE
LAURENTINO
A arquitetura moderna da cidade é predominante. Contudo, é possível encontrar em um passeio pelas diversas comunidades traços da arquitetura europeia. O turismo religioso é atraçao da região também.
Gastronomia italiana: Receitas derivadas do queijo, produto que deu origem a Festa Estadual do Queijo no município, permitem uma diversidade de pratos como o macarrão caseiro, lasanha, pão de queijo entre outros, tendo como entrada a puríssima graspa e como acompanhamento o bom vinho colonial.
Mais informações: laurentino.sc.gov.br/turismo
RIO DO SUL
O legado de seus colonizadores disputa, junto com as belezas naturais da região, a atenção dos turistas que visitam o município. Situado entre a Serra do Mar e a Serra Geral, possui paredões de cachoeiras, rios e montanhas que servem de cenário para o voo livre e canyoning.
Maria-Fumaça: No segundo domingo de cada mês, a locomotiva restaurada sai da Estação do Matador e faz um trajeto de menos de 1 km. Construída em 1930 e transformada em museu ferroviário, a estação abriga fotos, documentos e objetos sobre a história da Estrada de Ferro Santa Catarina, desativada em 1971. É preciso agendar visita ao museu. Localizada no Beco Artur Herin, 50, Bela Aliança.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/rio-do-sul
LONTRAS
A cidade oferece ecoturismo pelas cachoeiras e cânions da região, além de museus e casas que disponibilizam objetos históricos sobre Lontras.
Cachoeira de Alto Concórdia: Cachoeira localizada na localidade de Alto Concórdia, com altura aproximada de 30m, está situada em local de fácil acesso, ao lado do campo de futebol "Fluminense Alto Concórdia", sendo abastecida pelas águas do ribeirão Alto Concórdia. O local é propício para a prática do Rapel, principalmente para quem está começando.
Mais informações: lontras.sc.gov.br/turismo
IBIRAMA
A cidade possui inúmeros rios, cachoeiras, piscinas naturais, grutas e montanhas. Os esportes mais praticados são o trekking, rafting, rapel e cascading. A maior tirolesa do Brasil fica em Ibirama com uma descida de 1.500 metros.
Rota das cervejas: A fábrica Handwerk produz cervejas e chopes artesanais e de qualidade com variados estilos. Podem ser consumidos no restaurante anexo à fábrica, que atende de quartas a domingos a partir das 17h. Ou adquiridos diretamente na fábrica no horário comercial de segunda a sábado. Localizada na Rua Duque de Caxias, 239.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/ibirama
AGRONÔMICA
O turismo, especialmente o rural, e as cachoeiras e parques tradicionalistas são as principais atrações da região.
Cachoeira do Salamargo: O salamargo é derivado de um mineral encontrado na richa e que possui propriedades medicinais. Em Agronômica existe uma gruta com Salamargo, ela esta localizada na Localidade de Salamargo a 12 km da sede do Municipio. Neste local existe uma cachoeira de bela paisagem.
Mais informações: agronomica.sc.gov.br/turismo
TROMBUDO CENTRAL
O turismo religioso e a arquitetura prevalecem na região.
Construções Enxaimel: A arquitetura germânica são comuns nos monumentos e edifícios da cidade.
Mais informações: trombudocentral.sc.gov.br/turismo
BRAÇO DO TROMBUDO
O turismo de aventura e o ecoturismo prevalecem na região.
Cachoeira das Águas sulfurosas: é uma das mais conhecidas cachoeiras da região, contando com uma queda de água de 22,40 metros de altura, e com uma piscina natural de aproximadamente 700m², água cristalina, exuberante beleza, e fácil acesso, é um local ótimo para quem curte natureza, e procura um lugar para se refrescar no verão.
Mais informações: bracodotrombudo.sc.gov.br/turismo
AURORA
Fica às margens do rio Itajaí do Sul e o turismo rural prevalece na região.
Turismo Rural: As famílias abrem as portas de suas casas para mostrar a culinária tradicional alemã e a fabricação de cachaça.
Mais informações: aurora.atende.net
DOUTOR PEDRINHO
O ecoturismo é o grande atrativo turístico de Doutor Pedrinho. A região tem cachoeiras, corredeiras, morros e cânions propícios para a prática de esportes como rapel, trekking e canyoning. Quem gosta de pedalar pode conhecer todas as belezas naturais da região sobre duas rodas.
Trilha Ecológica na Terra Indígena Xokleng: Uma experiência na terra do povo Xokleng na Serra do Vale do Itajaí/SC. Atividades: Trilha, caminhada, cultura Xokleng, artesanato e comidas típicas.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/doutor-pedrinho
ITAIÓPOLIS
Bom destino para os adeptos do ecoturismo e do turismo rural, Itaiópolis possui o clima tranquilo de uma cidade do interior. Trekking, tirolesa e exploração de cavernas são algumas das atrações da região.
Cachoeira da Mina de Sal: Queda-d’água de 30 m de altura em paredão rochoso de 80 m de largura. Craveiro Itajaí, a 32 km do Centro.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/itaiopolis
MAFRA
A região abriga propriedades em áreas cercadas de floresta nativa, cachoeiras e campos perfeitos para cavalgadas. O turista vai encontrar ainda ótima culinária típica alemã, polonesa, ucraniana, italiana e bucovina (Baviera).
Casa do Mel Lauro Sauer: Possui minimuseu da apicultura, roteiros internos para conhecer as colmeias, área para camping, estacionamento e venda de mel e produtos derivados. Segunda a sexta, 7h30 às 18h30. Na BR-280, Campo da Lança.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/mafra
SANTA TEREZINHA
Além das belezas encontradas no simples observar da paisagem de uma cidade típica do interior, com paisagem entre morros, colinas, rios e riachos, Santa Terezinha destaca-se pelas belas cachoeiras.
Esporte de aventura: Para quem gosta de aventura não faltam opções: trilhas de acesso as cachoeiras, caminhadas no parque com academia ao ar livre, os gaioleiros que também desbravam trilhas pelas matas fechadas e vôo livre.
Mais informações: santaterezinha.sc.gov.br/turismo
RIO NEGRINHO
A cidade é um excelente destino para adeptos do ecoturismo e dos esportes de aventura como trekking, rapel, pesca e off-road. O turismo rural, de compras e de negócios também são boas opções.
Maria-fumaça: O antigo trem resiste ao tempo e ainda desce a Serra do Mar uma vez por mês – um dos passeios mais agradáveis que você pode fazer na região.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/rio-negrinho
PAINEL
A cidade de Painel por ter águas frias e puras em abundância com ausência de poluentes e boa oxigenação se destaca na psicultura principalmente na criação de truta. A beleza da região também é retratada por diversos pintores que passam pela cidade.
Fazenda São João: Local para acampar, com piscina e trilhas ecológicas cercadas por rios e cachoeiras. Há também a possibilidade de hospedar-se em casas semimobiliadas.
Mais informações: www.painel.sc.gov.br/turismo
BOCAINA DO SUL
As paisagens serranas e tradições culturais herdadas dos imigrantes alemães e dos tropeiros são as principais atrações da cidade.
Minipantanal Pesque Pague: Pequeno paraíso ao lado do Rio Canoas, com mais de 40 hectares de lagoas fartas em peixes nativos, como traíras, lambaris e jundiás. Há banheiros e chuveiros no local, além de chalés com piscina, campo de futebol e cancha de bocha. Localizado na BR-282, Km 187, Santa Rosa.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/bocaina-do-sul
URUPEMA
O turismo rural é
a grande atração,
uma oportunidade
de vivenciar a
autêntica vida no
campo e a cultura
local. Os
hotéis-fazenda e
pousadas oferecem várias atividades ao ar livre, como cavalgadas e pescarias (a truta é abundante na região). As cachoeiras e cascatas também atraem os turistas.
Hotéis-Fazendas: Relaxe e divirta-se nas pousadas e hotéis-fazenda de Urupema. Participe de cavalgadas, faça trilhas, pesque trutas em açudes, desça rios em botes ou acompanhe o manejo do gado. A culinária típica, como o tradicional carreteiro e o feijão tropeiro, preparados em fogão à lenha, é outra atração nas hospedagens.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/urupema
RIO RUFINO
As belas paisagens naturais e o artesanato de vime são os principais atrativos desse município da Serra Catarinense. Cachoeiras, lagoas e outros recantos naturais: Pedrinha da Cruz - Formação rochosa escultural. Morro da Cruz, localidade de Lagoa Preta.
Cascata Alto da Serra: Queda com 70 m de altura. Alto da Serra, a 12 km do Centro.
Caverna do Rio do Leste: Rio do Leste, a 18 km do Centro.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/rio-rufino
BOM RETIRO
As paisagens costumam encantar os turistas que se hospedam nos hotéis-fazenda ou pousadas da região. Entre suas atrações, destacam-se as grutas, cachoeiras, museus e o Morro da Cruz.
Calçada e Costão do Frade: Situada no interior de uma mata, tornou-se local de interesse turístico devido a presença de vestígios de uma calçada de pedra feita por escravos no século XVIII. Na região há uma gruta natural que virou ponto de peregrinação de fiéis.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/bom-retiro
MIRIM DOCE
O ecoturismo prevalece na pequena cidade. A região dispõe de cascatas e cachoeiras onde é permitido a prática do rapel.
Cascata da Campina: A cachoeira é uma das mais famosas da região pela grande queda d'água e pela prática de rapel.
Mais informações: mirimdoce.atende.net
TAIÓ
A natureza exuberante impera na cidade de Taió. Rodeada por cachoeiras, saltos e fendas, o ecoturismo é a principal atração da região.
Morro da vó Salvelina: A propriedade de Salvelina Lorenzetti Lenzi ficou conhecida no mundo inteiro por conta de um vídeo onde Leandro e Marcos brincam com um carrinho de madeira.
Mais informações: taio.sc.gov.br/turismo
SALETE
O turismo religioso e o ecoturismo são atrações na cidade. A imagem da santa aclamada pelos habitantes do município está no alto do Morro da Salete, onde foi construído um santuário. Trilhas ecológicas completam os atrativos deste município, onde a fé e a religião são o grande produto turístico.
Rampa do IPVA: distante 7km do centro da cidade, a rampa é utilizada para saltos de parapentes. Competições catarinenses de vôo livre são realizadas no local considerada um ótimo morro para prática do esporte. O acesso é feito por caminhão.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/salete
AGROLÂNDIA
Em Agrolândia, pode-se curtir a natureza aproveitando a estrutura oferecida por sítios, parques aquáticos e pesque-pagues. As atrações incluem pesca da truta, jogos típicos, trilhas, visitas a cachoeiras e grutas religiosas, além de refeições coloniais e venda de produtos caseiros.
Vale das Artes/Sítio Aquático Becker: Piscinas, toboágua, bar, lanchonete, camping e churrasqueiras. Há um trilha ladeada por esculturas e outra que leva a uma cachoeira. O parque fica a 5 km do Centro. Novembro a março, diariamente, 9h às 20h. Localizada na Estrada Geral de Alto São João, 186, São João.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/agrolandia
ATALANTA
É na cidade que localiza-se um dos maiores viveiros de mudas nativas do Brasil, o Viveiro Jardim das Florestas da Apremavi, com capacidade para produzir 1 milhão de mudas por ano.
Parque Natural Municipal Mata Atlântica: onde fica situada a cachoeira Perau do Groupp, uma das mais belas cachoeiras da região, com 41 metros de queda livre. Tem ainda um museu e mirantes.
Mais informações: atalanta.sc.gov.br/turismo
CHAPADÃO DO LAGEADO
Detentor de forte
potencial turístico,
Chapadão do Lageado
tem lindas cachoeiras,
vales, montanhas,
clima agradável e
geografia ideal para a prática de esportes radicais.
Cachoeira do Rio do Salto: Localizada a 5Km do centro do município na comunidade Rio Saltinho, a cachoeira do Rio do Salto, com cerca de 90 metros de altura tem uma caverna enorme em seu interior, possui mesmo em época de pouca chuva uma exuberante beleza.
Mais informações: chapadaodolageado.sc.gov.br/turismo
ORLEANS
Orleans integra os Roteiros Nacionais de Imigração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), entre eles locais culturais como a Casa Barzan, a Igreja Matriz Santa Otília e o Museu ao Ar Livre.
Paredão do Zé Diabo: O artista sacro José Fernandes (conhecido localmente como Zé Diabo) entalhou cenas representativas de diversas passagens bíblicas em um paredão de pedra bruta, localizado às margens do Rio Tubarão, na passagem da estrada de ferro. Localiza-se em Coloninha, a 500 m do núcleo urbano de Orleans.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/orleans
IMARUÍ
A Lagoa de Imaruí, os recantos de Mata Atlântica preservada e suas cachoeiras são as principais atrações. Os ranchos de pescadores e os barcos de pesca são parte importante da paisagem local.
Lagoa de Imaruí: A maior do estado em extensão, procurada para diversas atividades de lazer ao ar livre. A lagoa fica próxima a vários atracadouros e ranchos e é totalmente navegável, favorecendo a prática de esportes náuticos e os passeios de barco.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/imarui
BOM JARDIM DA SERRA
As belezas naturais da região impressionam, com rios, cachoeiras e vertiginosos cânions. É onde fica a mais famosa e bela rodovia catarinense: a Serra do Rio do Rastro. Com cerca de 12 km de curvas sinuosas. Nos dias de céu claro, é possível avistar o mar a mais de 100 km de distância.
Cânion das Laranjeiras: Um dos mais famosos da região, situado na localidade de Santa Bárbara, a 12 km do Centro. O local fica em área privada (Fazenda Santa Cândida), mas o acesso é liberado. Recomenda-se, no entanto, a visita com guia ou em grupos organizados pelas pousadas.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/bom-jardim-da-serra
SANTA ROSA DE LIMA
O turismo rural e a estação termal Paraíso das Águas são as principais atrações da cidade. O município, colonizado por alemães, é a sede brasileira do projeto Acolhida na Colônia, onde o visitante tem a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos agricultores.
Acolhida na Colônia: Projeto que agenda visitas nas propriedades rurais do município. O visitante pode hospedar-se em pousadas de arquitetura tipicamente alemã e experimentar os prazeres da vida no campo, com destaque para a culinária típica local.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/santa-rosa-de-lima
SÃO MARTINHO
A região tem muitas cachoeiras. Um dos lugares em destaque é Vargem do Cedro, onde o turista vai encontrar um casario preservado, além de lojas de produtos coloniais, de artesanato, a bela Igreja São Sebastião, um museu histórico e a Gruta Nossa Senhora de Fátima.
Atrações naturais: o Salto do Rio Capivara, a Cascata Recanto das Pedras, o Salto de Cima e o Sítio Salto das Águas, que tem cachoeiras, trilhas de bromélias, áreas de lazer, pousada e restaurante.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/sao-martinho
GRÃO PARÁ
O contraste entre Serra e Litoral é o grande atrativo de Grão-Pará e é onde está situada a estrada da Serra do Corvo Branco, que possui um dos visuais mais privilegiados de Santa Catarina.
Serra do Corvo Branco: Localizado no limite com o município de Urubici, a Serra tem esse nome por causa do Urubu-rei, uma ave que era facilmente encontrada no passado. A principal característica da Serra é uma fenda de 90 m no rochedo, feita por caboclos para o acesso dentro dela.
Mais informações: graopara.sc.gov.br/turismo
GRAVATAL
As águas termais são famosas na região, mas por estar localizado em área montanhosa, apresenta trilhas, mirante, cachoeiras e uma gruta religiosa, além de lojas que vendem produtos coloniais.
São Miguel: Bairro localizado em região montanhosa, acima do vale, repleta de cenários propícios à prática do ecoturismo. As propriedades situadas na região também oferecem diversos atrativos para o turismo rural. O bairro ainda abriga a Gruta Nossa Senhora da Saúde, destino de muitos adeptos do turismo religioso. Localiza-se a 4 km das Termas do Gravatal.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/gravatal
GAROPABA
Local preferido dos turistas, a natureza é o grande atrativo, que ainda conserva a tranquilidade das antigas vilas de pescadores, em meio a praias de grande beleza natural. As mais conhecidas são as de Garopaba, do Silveira, da Ferrugem, da Gamboa, do Siriú e do Ouvidor.
Passeios de barco: Há roteiros para mergulho e passeios pela costa. Entre os destinos, destacam-se a Ilha do Coral, o Ilhote de Siriú e até a Praia de Naufragados (Florianópolis).
Mais informações: turismo.sc.gov.br/garopaba
IMBITUBA
A natureza é o grande atrativo de
Imbituba. As praias são famosas pela
beleza e pela prática de kitesurfe,
windsurfe, surfe e mergulho. A maioria
das praias é bem preservada e rodeada
pela Mata Atlântica. A vida noturna
também é bastante agitada.
Praias: Praia do Rosa, única representante brasileira no Clube das Mais Belas Baías do Mundo, encanta-se com a combinação de mar, lagoa e mata atlântica preservada. Pousadas de charme e restaurantes sofisticados atraem um seleto grupo de turistas, assim como surfistas. Outra praia famosa é a da Vila, que já sediou etapas do Circuito Mundial de Surfe (WCT). Já a Praia e a Lagoa de Ibiraquera são os picos preferidos dos praticantes de windsurfe e kitesurfe.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/imbituba
MELEIRO
A cidade recebeu este nome devido à grande quantidade de mel de abelha na região. A sua gastronomia típica, como a polenta com galinha, o macarrão e o pão caseiro também é famosa na região.
Casa da Cultura: Inaugurada em 5 de setembro de 2013, a Casa da Cultura de Meleiro ilustra a história dos primeiros moradores.
Mais informações: meleiro.sc.gov.br/turismo
MARACAJÁ
O turismo de compras nas lojas das fábricas dispostas na BR-101 e o Parque Ecológico são os principais atrativos turísticos de Maracajá.
Festa da Imaculada Conceição: a festa em homenagem à padroeira da cidade ocorre em dezembro. Muitos peregrinos vão à região para rezar nessa época.
Mais informações: maracaja.sc.gov.br/turismo
FORQUILINHA
Uma das cidades mais alemãs do Estado tem em sua cultura trejeitos, vestimentas, festas e arquitetura europeia.
Parque Ecológico São Francisco de Assis: criado através de um convênio da prefeitura com o governo japonês, o parque possui uma área de 80 mil m², sendo que cinco hectares são de Mata Atlântica. No parque pode-se encontrar diversos atrativos entre eles: um horto florestal, área esportiva, lagos, quiosques com churrasqueira, trilhas ecológicas, a praça do centenário, o monumento a São Francisco de Assis com cerca de cinco metros de altura e o Restaurante Garten Haus com uma deliciosa gastronomia típica alemã.
Mais informações: forquilhinha.sc.gov.br/turismo
BALNEÁRIO RINCÃO
Os destaques da cidade são a Lagoa dos Esteves, duas plataformas de pesca e a movimentada praia principal. A pescaria e os esportes náuticos são as atividades preferidas pelos visitantes.
Praia Balneário Rincão: Os 7 km de praia de águas límpidas convidam o visitante a relaxar e pescar. As lagoas próximas da praia, assim como os restaurantes, bares e espaços para shows, são outros atrativos da região.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/balneario-rincao
LAURO MÜLLER
Tem uma natureza rica, com uma vasta vegetação e animais silvestres, além da magnífica Serra do Rio do Rastro.
Cachoeiras e rios: As cachoeiras e o ecoturismo desenvolvido nas propriedades particulares atraem os visitantes que buscam beleza natural com um pouco de adrenalina. Destaca-se a cascata na comunidade de Rio Capivaras Alto. Com 43 metros de altura, a cachoeira, além de surpreender turistas, atrai os adeptos do rapel.
Mais informações: lauromuller.sc.gov.br/turismo
PEDRAS GRANDES
Oferece atrações culturais por ter construções preservadas dos imigrantes italianos, além do ecoturismo ao redor da cidade.
Ecoturismo: Há opções como o rafting no Rio das Pedras Grandes, caminhadas pelas trilhas do Parque Ecoturístico e visitas às cachoeiras Fornazza, Felippe, Salto dos Machados e Rio Coral.
Mais informações: pedrasgrandes.sc.gov.br/turismo
URUSSANGA
A cidade tem casas e igrejas históricas, museus e até propriedades rurais onde a influência italiana está presente. A cidade apresenta inúmeras cantinas e vinícolas abertas à visitação, em meio a parreirais que cobrem vales e outras paisagens.
Vale do Rio Maior: Comunidade rural onde são encontradas as principais edificações históricas do município, com destaque para a propriedade da família Cancelier (tombada como patrimônio federal) e para a Igreja de São Gervásio e Protásio, construída pelos primeiros imigrantes entre 1909 e 1914 (fica às margens da SC-446). Outros atrativos da comunidade são as pousadas alternativas e as casas que comercializam artesanato e produtos coloniais.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/urussanga
COCAL DO SUL
O turismo religioso destaca-se em Cocal do Sul pela singela beleza de suas igrejas de interior, aliada ao estilo gótico da Igreja Matriz.
Igreja Matriz Cocal do Sul: com uma arquitetura gótica, a Igreja é um dos principais pontos turísticos da cidade. Localizada no centro.
Mais informações: cocaldosul.sc.gov.br/turismo
CRICIÚMA
A maior cidade da região sul do Estado tem museus e minas abertas à visitação que resgatam a trajetória histórica do município, além de outras atrações como igrejas, grutas, parques, centros culturais, cinemas e boas opções gastronômicas e de vida noturna.
Mina de visitação Octávio Fontana: conta a história do ciclo da mineração de Criciúma em passeio pelo interior da mina a bordo de uma réplica de locomotiva de 1922. O local possui loja de souvenires, lanchonete, exposições e gruta em homenagem a Santa Bárbara. Terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Localizada na rua Quintino Dal Pont, s/n, Naspoline.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/criciuma
NOVA VENEZA
Os antigos sobrados de pedra fazem parte dos Roteiros Nacionais da Imigração, projeto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Destacam-se também o Monumento do Imigrante e uma autêntica gôndola veneziana, na praça principal.
Casas de Pedra: Conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Compreende 3 casas de pedras construídas pelos imigrantes italianos em 1891. Localizadas a 2,6 km do Centro, na Via do Imigrante (antiga estrada rural que liga Nova Veneza ao Distrito de Caravaggio). O trajeto pode ser feito de carro (10 minutos) ou a pé, passando por paisagens rurais e matas nativas (50 minutos).
Mais informações: turismo.sc.gov.br/nova-veneza
TREZE DE MAIO
O turismo rural e ecológico é destaque na região com paisagens de cachoeiras e grutas. Possui a maior estátua de Nossa Senhora da Aparecida do Brasil e um forte turismo religioso.
Castello Belvedere: Construído em 1999, o castelo possui 1.200 metros quadrados e está fixado em cinco mil metros de pedras de granito. Para ser erguido, levou 47 mil tijolos e 30 toneladas de telha. Decorado com pinturas sacras, o prédio funciona como uma capela.
Mais informações: trezedemaio.sc.gov.br/turismo
TUBARÃO
As atrações para os turistas vão desde as relaxantes estâncias hidrotermais a passeios culturais pelo centro da cidade. Existem vários museus, casas de cultura e até um trem maria-fumaça que percorre antigas estações e povoados da região.
Passeio de maria-fumaça: No verão, o roteiro passa por Jaguaruna e Imbituba. A locomotiva leva o visitante por verdejantes arrozais, antigas estações e pequenos povoados, em passeios que acontecem sempre no último domingo do mês. Fora dessas datas, empresas e grupos fechados podem agendar passeios exclusivos. Saída do Museu Ferroviário.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/tubarao
LAGUNA
Fundada em 1676, a cidade é um museu a céu aberto, com casario colonial que faz o visitante viajar no tempo. Foi também em Laguna que nasceu uma das mais importantes personagens da História do Brasil: Anita Garibaldi.
Farol de Santa Marta: Construído por franceses em 1891, é o maior farol em alcance visual da América do Sul (92 km). Ainda em atividade, mantém alguns equipamentos originais, mas é fechado ao público. Localizado no Cabo de Santa Marta (acessível apenas por balsa), é cercado pelas praias do Farol (Prainha), do Camacho, da Cigana e do Cardoso, esta última muito famosa entre os surfistas da região. Situado a 14 km do centro de Laguna.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/laguna
JAGUARUNA
Praias sossegadas cercadas por dunas e vegetação de restinga. A faixa costeira do município tem 37,5 km, por onde se distribuem 10 balneários. O Camacho é o mais movimentado, com bares e restaurantes e pousadas.
Sambaqui da Lagoa Garopaba do Sul: Entre os 30 sambaquis da costa de Jaguaruna, é o melhor para se visitar. O enorme concheiro pré-histórico chega a atingir 30 m de altura e ocupa uma área de 10 hectares. Supõe-se que o monumento arqueológico levou aproximadamente 10 séculos para ser construído com a deposição de materiais de diversos grupos indígenas. Apelidado de Garopabão, é todo cercado e sinalizado, com trilhas para visitação.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/jaguaruna
TIMBÉ DO SUL
O ecoturismo é o maior atrativo de Timbé do sul. Durante todo o ano os ecoturistas e aventureiros têm oportunidade de desbravar e praticar esportes radicais em recantos de rara beleza, como o Cânion do Amola Faca, a Cachoeira da Cortina, o Poço do Caixão e o Rio do Salto.
Cachoeira da Cortina: situada na localidade de Rocinha, com 52 m de altura, a queda d’água possui uma trilha de fácil acesso com placas informativas, muitos animais silvestres e mata densa. No local existe um panorâmico espetacular de seus paredões de basalto, podendo os turistas observarem claramente os diferentes períodos geológicos de derramações de lava vulcânica e prática de rapel. Na base da cachoeira existe uma piscina natural.
Mais informações: timbedosul.sc.gov.br/turismo
MORRO GRANDE
Morro Grande possui estrutura turística modesta e belezas naturais que justificam plenamente uma visita. Contam com locais apropriados para a prática do trekking, curiosidades arqueológicas e cachoeiras.
Garganta do Diabo: Famoso Canyon Realengo, possui 40 metros de altura e 3,5 metros de largura. Para chegar lá uma trilha a pé com mais de 4 horas de caminhada, pura subida e a uma altitude de 1400 metros.
Mais informações: morrogrande.sc.gov.br/turismo
TURVO
Turvo oferece algumas alternativas turísticas, como o Museu Antônio Bez Batti e o CTG Vale da Amizade.
Morro Pelado: O Morro proporciona uma visão quase que completa de toda a região do vale de Araranguá um verdadeiro mirante.
Mais informações: turvo.sc.gov.br/turismo
ARARANGUÁ
Ecoturismo e compras são os dois
principais atrativos de Araranguá.
No litoral, o destaque são as
praias, lagoas, dunas, restingas,
furnas e a foz do Rio Araranguá.
Em vários locais,há condições perfeitas para a prática de voo livre, sandboard e atividades off-road.
Morro dos Conventos: Praia, furnas, dunas, lagoas e o Rio Araranguá compõem o mosaico de paisagens desse belo balneário. No local há também um farol de 1953 e um mirante com vista panorâmica da região. Voo livre e sandboard são algumas das opções para se aventurar nesses cenários. O trekking também é uma boa dica para quem quer conhecer o morro e explorar as grutas, dunas e trilhas do local. Fica a 10 km do Centro, por estrada asfaltada.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/ararangua
ERMO
A cidade possui atrativos naturais, morros com vista panorâmica da Serra Geral, pôr do sol indiscutível, e belas quadras de arroz irrigado, que deixa o horizonte mais rico e espetacular. É banhado pelo Rio Itoupava, com trilhas e locais para pescaria.
Camping Rural: O turismo rural tem ganhado atenção nas comunidades da Vista Alegre e se destacam pelos arvoredos, as vergamoteiras, as sombras de pinos e os lindos açudes para a pesca da carpa e tilápia.
Mais informações: ermo.sc.gov.br/turismo
JACINTO MACHADO
O ecoturismo prevalece na região e é o principal acesso para o Cânion Fortaleza, o maior da região e um dos maiores do Brasil. As trilhas centenárias utilizadas pelos tropeiros com cachoeiras, piscinas naturais, rios pedregosos e vegetação exuberante são uma ótima pedida no verão.
Cânion Fortaleza: Trilha aproximadamente 6 horas pelo interior do Canyon Fortaleza, atravessando a exuberante mata nativa e o leito do Rio da Pedra passando por trechos de alto grau de dificuldade chegando até o Poço do Beija-Flor onde se tem uma excelente vista dos gigantescos paredões. Acesso na comunidade Tigre Preto.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/jacinto-machado
BALNEÁRIO ARROIO DO SILVA
Conhecido por suas belas praias e pela realização de grandes eventos, em especial a Arrancada de Caminhões realizada na temporada de verão. A cidade se destaca também pela realização do Reveillon e do Carnarroio – Carnaval de rua.
Plataforma de Pesca Entremares: localizada à beira mar, a 5km do Centro de Balneário Arroio do Silva. Com 410 metros de comprimento mar adentro, pescadores, turistas e visitantes podem admirar ainda mais a bela praia do Sul de Santa Catarina.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/balneario-arroio-do-silva
BALNEÁRIO GAIVOTA
Com praias interligadas, dunas, lagoas, restingas e remanescentes de Mata Atlântica, Balneário Gaivota é um destino muito procurado no verão. Os esportes como surfe, pesca e motonáutica são praticados em toda a orla de cerca de 23 km.
Passeios de barco: O roteiro leva o visitante até o litoral gaúcho, passando pela Ilha dos Lobos - unidade de conservação ambiental de lobos e leões-marinhos - e pela Praia da Guarita.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/balneario-gaivota
PASSO DE TORRES
A cidade é um balneário bastante procurado por surfistas. As praias dos Molhes, Rosa do Mar e Bella Torres são as mais famosas. Outras atrações são os passeios de barco para a Ilha dos Lobos, unidade de conservação ambiental de lobos e leões-marinhos e o Morro dos Macacos.
Praias: Praia Bella Torres, a 7 km do Centro, é a praia que possui melhor infraestrutura, com bares, restaurantes, canchas esportivas e espaço para shows. Na Praia Rosa do Mar, a noite é agitada nos bares de música ao vivo e no boliche. E a Praia dos Molhes, no Centro, tem excelentes pontos para surfe, como os molhes da Barra do Rio Mampituba (no lado Norte).
Mais informações: turismo.sc.gov.br/passo-de-torres
SOMBRIO
As atrações naturais e o turismo de compras são os principais destaques de Sombrio. A cidade possui indústrias calçadista, cerâmica, moveleira e alimentícia, além de artesanato de qualidade. O Calçadão Cultural e a Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua são visitas obrigatórias no Centro.
Lagoa do Sombrio: Com 54 km2, suas águas são o principal acesso ao parque do Morro dos Macacos, em Passo de Torres. A 14 km do Centro. No mesmo local, estão localizadas as Furnas de Sombrio formadas por 4 grutas. A maior delas é repleta de imagens de santos e recebe fiéis de toda a região. A entrada da gruta possui uma bela vista da Lagoa do Sombrio. Há restaurante e pousada no local.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/sombrio
SANTA ROSA DO SUL
Santa Rosa do Sul tem algumas boas alternativas para o ecoturismo, com destaque para o Parque Municipal Cachoeira de Peroba e os passeios ecológicos organizados pela Escola Agrotécnica Federal de Sombrio.
Parque Municipal Cachoeira de Peroba: Com uma área de 40 mil m², sendo que a maior parte é de Mata Atlântica, o parque é perfeito para um agradável turismo ecológico. Há várias trilhas e uma cachoeira com duas piscinas naturais, além de quiosques e churrasqueiras.
Mais informações: santarosadosul.sc.gov.br/turismo/
PRAIA GRANDE
A cidade fica nas baixadas dos canyons protegidos pelos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, com cachoeiras, piscinas naturais, rios pedregosos e imensos penhascos de até 1.000 m de altura. Tem uma boa estrutura turística, com hotéis, pousadas e operadoras de ecoturismo.
Cânion do Itaimbezinho: Trilha do Rio do Boi: Trekking de aproximadamente 9 km (ida e volta), passando pelo interior de um dos cânions mais famosos dos Aparados da Serra. O caminho cruza o leito do Rio do Boi e há diversas cascatas e piscinas naturais. O acompanhamento de guia credenciado é obrigatório. Acesso pelo posto de informações e controle do Parque Nacional Aparados da Serra, em Praia Grande.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/praia-grande
SÃO JOÃO DO SUL
Rodeada de balneários, a cidade oferece a prática de esportes aquáticos, passeios de barco e campings.
Balneário Barrinha: Extrema beleza às margens da Lagoa do Sombrio. No local, são realizados passeios de barco e possui restaurante especializado em Frutos do Mar.
Mais informações: saojoaodosul.sc.gov.br/turismo
BIGUAÇU
O acervo arquitetônico da cidade chama atenção por conservar edificações centenárias em estilo colonial. Há ainda atrativos naturais, como o Rio Biguaçu, as paisagens rurais do interior do município e o Balneário de São Miguel.
Gastronomia Açoriana: Passeie pelo Balneário de São Miguel e aproveite a grande oferta de restaurantes para saborear pratos à base de frutos do mar, especialmente o camarão. No interior do município, não deixe de comprar produtos coloniais, como embutidos, geleias, pães caseiros, queijos, licores e compotas.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/biguacu
ANTÔNIO CARLOS
Há a opção de ir nos parques aquáticos que funcionam entre outubro e maio e visitar igrejas e grutas religiosas, incluindo a primeira capela construída por imigrantes alemães no estado. Outra dica é apreciar a aguardente de alta qualidade produzida na região e curtir suas belezas naturais.
Caraguatá: A maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Mata Atlântica do estado.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/acarlos
SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
São Pedro de Alcântara ainda mantém o clima rural e é conhecido pela fabricação de aguardente produzida em antigos engenhos movidos à água.
Rota da Cachaça: O roteiro visita vários engenhos de cachaça, onde se pode conhecer o processo de fabricação da bebida. Organizado pela Casa da Cultura, mediante agendamento. Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h. Localizado na Praça Leopoldo Francisco Kretzer, 2, Centro.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/sao-pedro-de-alcantara
ANGELINA
O turismo religioso é destaque na região, segundo definição da Igreja Católica, Angelina é um local privilegiado para obtenção de graças e favores. Tem também paisagens rurais bonitas, especialmente na Serra do Tabuleiro.
Usina Hidrelétrica Garcia: a 3 km do Centro, que possui uma bela vista panorâmica da região.
Mais infomarções: turismo.sc.gov.br/cidade/angelina
RANCHO QUEIMADO
A paisagem montanhosa é um convite para passeios ao ar livre. Outro destaque é a gastronomia campeira e a boa oferta de produtos coloniais e agrícolas.
Acolhida na Colônia: Projeto que agenda visitas à propriedades rurais, onde o hóspede pode acompanhar as atividades dos agricultores.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/rancho-queimado
ALFREDO WAGNER
Envolto de muita natureza, é em Alfredo Wagner, na microbacia hidrográfica do rio Caeté, que estão localizadas as nascentes do rio Itajaí. O ecoturismo faz parte da rotina dos visitantes da cidade.
Trekking Soldados: Os soldados são quatro pedras dispostas sobre o Facão dos Soldados. Com altura média de 90 metros, elas têm esse nome por se parecerem com quatro soldados enfileirados em guarnição à cordilheira. Localizam-se na encosta da Serra do Campo dos Padres.
Mais informações: alfredowagner.sc.gov.br/turismo
ANITÁPOLIS
A geografia montanhosa da cidade atrai também quem busca aventura, praticando rapel, montanhismo e trekking. Há ainda grutas religiosas que podem ser visitadas pelos adeptos do turismo religioso.
Cachoeiras de Medeiros, do Rio da Prata e da Usina: Ficam respectivamente na Serra Geral, no Rio da Prata e no Centro de Anitápolis. A Cachoeira da Usina possui piscinas naturais, área de lazer, lanchonete e restaurante.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/anitapolis
SÃO BONIFÁCIO
As grutas religiosas e um mirante em meio à Mata Atlântica são destaques na região. Há ainda atrativos como a Estância Hidromineral São Bonifácio, com águas termais, cachoeiras e açude para pesca.
Estância Hidromineral São Bonifácio: Possui água termal a 29° C, mineral, radioativa na fonte, litinada e fluoretada. Tem também piscina, tobogã, cachoeira, açudes para pesca, pousada e área de lazer para crianças e adultos. O restaurante funciona nos fins de semana e nos feriados. Localizada no Rio Broecker.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/sao-bonifacio
ÁGUAS MORNAS
As fontes de águas termais são o grande destaque da cidade, mas os parques aquáticos no verão também fazem sucesso. O cenário montanhoso, recortado por rios, cachoeiras e trilhas diversas, é perfeito para a prática do ecoturismo.
Parques Aquáticos: Sol de Verão - aberto de novembro a abril, diariamente, das 8h às 19h. Localizado na Rua Pref. Germano José Stainbach, 917, Vargem Grande. E Parque Aquático Primavera _ aberto de novembro a março, terça a domingo e feriados, das 9h às 19h. Localizado na Rua Geral de Santa Isabel, s/n, Santa Isabel.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/aguas-mornas
SANTO AMARO DA IMPERATRIZ
Destino para quem quer se aventurar na Mata Atlântica e nas corredeiras e cachoeiras da cidade, mas também para quem quer descansar e revigorar nas águas termais da região.
Parque Estadual da Serra do Tabuleiro: Há trilhas em todo o parque, com vários graus de dificuldade. Grupos organizados saem do Hotel Plaza Caldas da Imperatriz e do Sítio do Guto.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/santo-amaro-da-imperatriz
PALHOÇA
A região é famosa principalmente entre os surfistas por causa da praia da Guarda do Embaú. As belezas naturais são mesmo o maior atrativo. Localizado entre o litoral e a serra, possui rios, cachoeiras, ilhas, morros com vistas espetaculares e praias.
Praia da Guarda do Embaú: Considerada uma das 10 melhores praias do mundo para a prática do surfe, esta pequena vila de pescadores foi descoberta na década de 70 por hippies e surfistas. O único acesso para chegar ao mar é pelo Rio da Madre, que pode ser atravessado a nado, de canoa ou a pé, na maré baixa. Na margem esquerda do rio, podem ser encontrados vestígios de arte rupestre. Outra atração é a Pedra do Urubu, mirante no canto norte que possui um belo visual da praia.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/palhoca
SÃO JOSÉ
A cidade mantém os traços da cultura colonizadora em casarios com vista para o mar e no Centro Histórico. A Avenida Beira-Mar de São José é um espaço público que reúne diversas opções de lazer, como ciclovia, pista de caminhada e pista de skate.
Horto e Parque Ambiental dos Sabiás: Açude, trilha interpretativa, playground, minhocário, horta, pomar, viveiro de plantas da Mata Atlântica, auditório, biblioteca, aquários e minimuseu ecológico. Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h.Localiza-se na Rua Francisco Inácio do Nascimento, s/n, Forquilhinhas.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/sao-jose
FLORIANÓPOLIS
A capital do Estado tem cerca de cem praias espalhadas pela ilha costeira e na pequena península continental que formam a cidade. Há ainda muitas outras atrações como a agitada Lagoa da Conceição, a Lagoa do Peri, o tradicional Centro Histórico.
Praia da Lagoinha do Leste: Localizada no sul da Ilha de Santa Catarina, é uma das mais bonitas e selvagens praias da cidade, com acesso apenas a pé ou por barco. As trilhas atravessam trechos de densa Mata Atlântica, partindo da Praia do Matadeiro (de duas a três horas) ou da Praia do Pântano do Sul (cerca de 90 minutos).
Mais informações: turismo.sc.gov.br/florianopolis
PRESIDENTE NEREU
O Turismo Rural e o agroturismo prevalecem na região. Os sítios na região oferecem passeios em trilhas que levam a cachoeiras, refeições com alimentos produzidos no local e pesques-pagues.
Sítio Colina: Situado na Localidade de Rio Bandeira, no interior do Município de Presidente Nereu, o sítio, pertencente ao projeto ACOLHIDA NA COLÔNIA, tem como proposta principal o agroturismo ecológico.
Mais informações: presidentenereu.sc.gov.br/turismo
VIDAL RAMOS
As comunidades do interior apresentam arquitetura típica, costumes e atividades agrícolas, produção de mel, doces e geléias.
Sítio Recanto Ecológico: é um local de beleza singular, que desenvolve atividades incorporando conceitos práticos de sustentabilidade e respeito ao ambiente natural e ao ser humano. Tem produção orgânica e produtos coloniais.
Mais informações: prefeituravidalramos.com.br/turismo
BENEDITO NOVO
Com cachoeiras que despencam de até 100 m de altura, Benedito Novo é um ótimo destino de ecoturismo do Vale Europeu. O município preserva suas heranças coloniais na arquitetura enxaimel e nos jardins bem cuidados. A natureza é o cenário perfeito para cavalgadas, pescarias e trilhas.
Pousadas rurais: Os estabelecimentos oferecem pesca em açudes e rios, cavalgadas e roteiros de trekking pela região.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/benedito-novo
POMERODE
Pomerode conserva a arquitetura e o estilo polonês nas construções. A gastronomia também é um ponto alto na cidade com destaque para o eisbein (joelho de porco), o kassler (bisteca de porco), pães, cucas, bolachas e tortas.
Festa Pomerana: reúne competições de tiro, de lenhadores, passeios em carros de molas ou diligências e muita comida e bebida típicas. Há ainda apresentações de grupos folclóricos, que tocam e dançam polca, mazurca, pollonaise e valsa. Ocorre na segunda quinzena de janeiro.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/pomerode
TIMBÓ
Passeios em parques, visitas a museus, gastronomia típica, festas tradicionais e esportes de aventura em meio à natureza são as atrações da cidade. Com vegetação exuberante em região montanhosa, é bom para prática do voo livre e ponto de partida do circuito de cicloturismo.
Museu da Música: Ocupa o Salão Hammermeister, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Abriga mais de mil peças, entre instrumentos musicais e acessórios, literatura musical, partituras, desenhos técnicos, métodos e material didático de diversos lugares do mundo, além de coleção de fotografias, programações e gravações de atividades musicais de Timbó e região.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/timbo
RODEIO
As principais atrações de Rodeio ficam na região central, como o Museu de Usos e Costumes da Gente Trentina, vinícolas e a Cascata O Salto – queda-d’água com 80 m de altura. A paisagem rural, entrecortada por regatos, cascatas, vales e morros, favorece a prática do ecoturismo.
Pico do Montanhão: Bom trecho para trekking em montanha com 946 m de altitude. Possui também pista de decolagem para voo livre. Região 80, localizada a cerca de 40 minutos do Centro.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/rodeio
APIÚNA
A natureza é o grande atrativo de Apiúna. O município é banhado pelo Rio Itajaí-Açu, considerado um dos melhores de todo o Brasil para a prática do rafting. Outros esportes de aventura e atividades de ecoturismo são praticados na região: canyoning, rapel, trekking e mountain bike.
Passeio de maria-fumaça: Inicia na estação localizada na comunidade de Subida, atravessa o Túnel do Baú e o viaduto de dois arcos e depois faz uma parada para os passageiros admirarem as corredeiras do Rio Itajaí-Açu e o complexo da Usina de Salto Pilão. O passeio acontece no 2º e 3º domingos, mensalmente.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/apiuna
ASCURRA
O ecoturismo prevalece na região com cachoeiras, montanhas e cânions. Para quem gosta de voar, a Pedra da Leoa é um ótimo local para se aventurar. Para os apreciadores de vinhos, há também vinícolas no local.
Cruz da Pedra: Leva este nome porque na junção das montanhas se forma um canyon e dele resulta o formato de uma cruz. É uma fenda na serra da leoa, tendo acesso através de uma trilha pelo bairro Saxônia com quatro horas de caminhada, nível difícil. É importante lembrar que este tipo trilha é indicado para pessoas que tenham um preparo físico para este tipo de aventura e, além disso, acompanhado de um guia conhecedor da região.
Mais informações: ascurra.sc.gov.br/turismo
INDAIAL
As ruas largas e limpas, jardins floridos e pontes de madeira chamam atenção na cidade. Na zona rural, as casas com arquitetura enxaimel e as capelas de tijolo a vista também encantam os visitantes.
Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: integra também os Roteiros Nacionais de Imigração Templo católico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Localizada na Estrada Geral do Warnow Alto, s/n, Warnow Alto.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/indaial
BLUMENAU
Com uma ótima
infraestrutura de hotéis,
comércios e serviços
para os turistas,
Blumenau é o polo
turístico da região.
As construções em estilo
colonial e jardins floridos podem ser admirados em passeios pela região central ou nas encantadoras comunidades do município, como Vila Itoupava.
Sommerfest: Versão de verão da Oktoberfest, a Sommerfest traz para os primeiros meses do ano toda a alegria da festa de outubro. Música típica, dança, gastronomia e muito chope para refrescar o verão. Em 2016, a festa acontece todas as quintas e sextas-feiras, de 5 a 27 de janeiro,no Parque a Vila Germânica.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/blumenau
GASPAR
As duas principais atrações de Gaspar são nas áreas rurais: Rota das Águas, pelos bairros Belchior, Arraial e Cananéia, com forte influência da cultura germânica, e Vila d’Itália, na localidade de Gasparinho.
Igreja Matriz São Pedro Apóstolo: Maior monumento de Gaspar, possui estilo eclético, com característica de templos góticos e romanos. A escadaria tem 115 degraus, e o interior recebe luz colorida dos vitrais. Possui um relógio – movido apenas por uma máquina – com oito mostradores. Não há similares na América Latina. No exterior, existe uma gruta com as passagens da via-crúcis. Do alto da colina em que se situa, é possível avistar toda a cidade e o Rio Itajaí-Açu. Localizada na rua Cel. Aristiliano Ramos, s/n, Centro.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/gaspar
BRUSQUE
A religião, a arquitetura, a gastronomia e as festividades reúnem as influências dos imigrantes italianos e, principalmente, dos alemães.
Parque Municipal Leopoldo Moritz: Minifazenda com animais domésticos, cachoeiras, roda-d’água, lago com peixes e ponte pênsil. Situado na parte alta do Centro de Brusque, proporciona uma vista panorâmica da cidade. Diariamente, 8h às 17h30. Localizada na rua Manoel Tavares, s/n, Centro.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/brusque
GUABIRUBA
Possui diversidade cultural com grupos de dança e festas típicas, mas o ecoturismo e o esporte de aventura também são os escolhidos pelos visitantes, além do turismo religioso.
Pelznickelplatz: No entardecer dos dias 6 e 24 de dezembro, o Pelznickel sai das matas onde reside e invade as ruas da Guabiruba para dar uma lição nas crianças que não se comportaram bem durante o ano, com o intuito de que reflitam e melhorem suas atitudes no ano seguinte. Cobertos de folhas, barba-de-velho ou trapos de roupas escuras, com chifres e máscaras assustadoras e carregando correntes, chicotes ou varas, eles auxiliam o Papai Noel na tarefa de entregar presentes para aqueles que foram bonzinhos. A Pelznickelplatz atualmente atrai mais de 14 mil visitantes! A visitação é aberta no mês de dezembro.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/guabiruba
BOTUVERÁ
É lá que está a maior caverna do Sul do país, considerada uma das mais belas da América Latina. O esmerado trabalho da natureza também pode ser apreciado nas paisagens rurais do município, recortado por montanhas, vales e cachoeiras.
Caverna de Botuverá: Os cenários no interior da caverna são fascinantes, com salões de até 20 m de altura cobertos por esculturas naturais que há 65 milhões de anos têm sido continuamente formadas através da ação da água e do tempo. Apenas algumas partes da caverna são abertas à visitação, mas o passeio de 45 minutos por até 220 m da caverna é suficiente para o visitante ficar fascinado com a imponência das esculturas naturais (estalactites, estalagmites, colunas e outras formações).
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/botuvera
NOVA TRENTO
É o segundo destino brasileiro que mais recebe fiéis, peregrinos e romeiros. A cidade possui mais de 30 capelas e oratórios, incluindo o Santuário. Santa Paulina: templo da primeira santa brasileira, que viveu até 1942 na cidade.
Santuário Santa Paulina: O complexo preserva relíquias que fizeram parte da vida de Santa Paulina e da história da fundação da cidade, como o antigo engenho da família, o museu colonial e uma réplica do casebre onde a jovem Irmã Paulina cuidou de doentes. Mais de 40 mil pessoas visitam o santuário todos os meses, especialmente, em datas comemorativas e religiosas como o Natal. Diariamente, das 7h às 19h. Localizada na rua Madre Paulina, 3.988, Vígolo, a 6 km do Centro.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/nova-trento
SÃO JOÃO BATISTA
A cidade é conhecida pelo turismo de compras por ser pólo na produção de calçados. Em janeiro e fevereiro, a cidade realiza a Feira do Calçado Catarinense. Mas a natureza que a cerca dá opções para quem gosta de ecoturismo.
Igreja Matriz e a Casa Paroquial: A Paróquia de São João Batista foi construída em 1834 e fica no centro da cidade. A bela arquitetura chama atenção dos turistas que passam pelo local.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/sao-joao-batista
CANELINHA
O artesanato de cerâmicas e a prática de esportes de aventura fazem da cidade um atrativo para os turistas.
Morro do rolador: Considerado uma das melhores rampas para a prática de vôo livre, o Morro da “Pipa”, como é popularmente conhecido, sedia eventos do esporte..
Mais informações: canelinha.sc.gov.br/turismo
LUIZ ALVES
É conhecido como a “Capital Nacional da Cachaça” devido ao grande volume de produção artesanal. Também é conhecido como o Paraíso Verde do Vale, devido à grande área verde de mata atlântica existente.
Passeio de bicicleta (rota da cachaça): Luiz Alves apresenta belas paisagens para ser contempladas por quem gosta de pedalar.
Mais informações: luisalves.sc.gov.br/turismo
ILHOTA
O Festival de Terno de Reis que ocorre em dezembro e janeiro faz parte do calendário das festas religiosas e populares da cidade e as estradas interioranas com suas belas paisagens fazem parte do Roteiro Costa Verde e Mar de Cicloturismo.
Parque Botânico Morro do Baú: O Parque Botânico Morro do Baú é uma área de preservação e desenvolvimento de pesquisa sobre conservação e manejo de florestas. Tem trilhas, cachoeiras e serviços de restaurante e camping.
Mais informações: ilhota.sc.gov.br/turismo
BALNEÁRIO PIÇARRAS
Os 7km de orla são propícios para passeios de bicicleta e caminhadas. As praias dividem-se entre um mar calmo e outras boas para a prática de esportes. A cidade tem boa infraestrutura para o turista.
Ilha Feia: Distante pouco mais de dez minutos da costa num passeio de barco, a Ilha Feia recebeu esse nome pelo seu aspecto selvagem e de difícil acesso. Cercada de costões rochosos e com a mata fechada, o local permanece praticamente intacto, sendo refúgio natural para várias espécies. Cercada de lendas, pescadores locais contam histórias da inóspita “Gruta do Diabo".
Mais informações: turismo.picarras.sc.gov.br
PENHA
Com 19 praias - uma beleza natural inigualável – faz par com o Parque Temático Beto Carrero World (o maior da América Latina) para desenvolver o turismo.
Praia da Paciência: Beleza única, nesta pequena praia encontram-se pedras que avançam em direção ao mar. Ideal para a prática de esportes, como canoagem, vela e esqui aquático.
Mais informações: penha.sc.gov.br/turismo
ITAJAÍ
Itajaí conta com belas paisagens naturais, do meio rural às praias, coroadas por atrativos turísticos como o Bico do Papagaio, Parque Natural da Atalaia, Molhe, entre outros. Tem esportes de aventura para todos os gostos: caminhadas, surfe, cicloturismo, voo ao ar livre, trilhas, rapel.
Praia Brava: a praia oferece uma completa infraestrutura de hotéis e pousadas temáticas, restaurantes e casas noturnas. Além de contar com estacionamentos, serviços de praia e muita agitação, é cercada por exuberante Mata Atlântica e águas perfeitas para um refrescante banho de mar. Não deixe de visitar o Canto do Morcego, localizado no ponta norte, considerado um local paradisíaco.
Mais informações: visiteitajai.com.br
NAVEGANTES
Privilegiada pela natureza,
Navegantes tem 11km de
orla marítima com dunas
cobertas por vegetação
nativa preservada em
quase toda a extensão.
A larga faixa de areia é um
espaço privilegiado para esportes como futebol e vôlei de praia.
Praia Central e do Pontal: No extremo oposto do município e na mesma faixa de areia, fica a Praia do Pontal. Os praticantes de surfe e body board também se concentram nesse ponto devido à perfeição das ondas.
Mais informações: navegantes.sc.gov.br/c/turismo
CAMBORIÚ
Camboriú é uma cidade que favorece a qualidade de vida por meio de sua natureza conjugada com boa infraestrutura.
Balneário Camboriú: Um balneário de praias lindas e muito frequentadas, tanto pela exuberância natural quanto pelas baladas noturnas.
Mais informações: secturbc.com.br/turismo
ITAPEMA
Praias, cachoeiras, morros e uma completa estrutura de restaurantes e bares integram o cenário, com diversas atrações e opções de lazer. Itapema preserva a cultura portuguesa dos seus antepassados, como a pesca artesanal, o boi de mão e gastronomia típica.
Parque Calçadão: O Parque Calçadão embeleza ainda mais a orla da Meia Praia e proporciona aos moradores e turistas a tranquilidade de passear livremente por um local seguro e agradável. O parque conta com passeio público, ciclovia, postos salva-vidas, internet wireless gratuita, decks em madeira de reflorestamento, acesso à praia e bancos para relaxar e sentir a gostosa brisa do mar.
Mais informações: itapema.sc.gov.br
PORTO BELO
As belas praias servem de porto para navios de cruzeiros e transatlânticos e ficam cheias de turistas na alta temporada. A vida noturna também bastante agitada na cidade.
Morro da Antena: Localizado no Centro da cidade, surge imponente e convidativo para os adeptos de caminhadas, mirante natural de onde podem desfrutar de vista panorâmica da baia de Porto Belo.
Mais informações: portobelo.sc.gov.br/turismo
BOMBINHAS
Com 8 praias paradisíacas, Bombinhas faz parte do rol de lugares muito frequentados em alta temporada. Local propício para passar virada de ano, a cidade também oferece esporte de aventura e ecoturismo.
Morro do Macaco: O mirante localizado no topo da unidade de conservação do Morro do Macaco possui 191 metros de altura e o acesso se dá através de uma caminhada por trilha, com cerca de 30 minutos de duração. A trilha panorâmica é de média dificuldade e proporciona uma visão completa, sendo possível avistar a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, composta por várias ilhas e praias.
Mais informações: turismo.bombinhas.sc.gov.br
TIJUCAS
A cidade está localizada em uma bela planície do litoral de Santa Catarina, as margens do Rio de mesmo nome. Suas casas antigas, algumas com mais de 100 anos, como é o Casarão do século XX. O réveillon popular de Tijucas é outro marco cultural da cidade.
Igreja Matriz: Em época de natal, podemos até ver um presépio vivo sendo encenado na frente da igreja.
Mais informações: guiadoturismobrasil.com
GOVERNADOR CELSO RAMOS
De núcleo baleeiro a santuário ecológico, Governador Celso Ramos integra atualmente a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. O local é um dos melhores para mergulho do país, com espécies raras da fauna e da flora marinhas, incluindo uma centena de golfinhos da espécie tucuxi.
Ilha de Anhatomirim: abriga a centenária Fortaleza de Santa Cruz, construída pelos portugueses durante o Império. Aberta diariamente, das 9h às 17h.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/governador-celso-ramos
RIO DOS CEDROS
Rio dos Cedros faz parte do roteiro de cicloturismo (bike) e chama a atenção pelo majestoso cenário formado por montanhas, rios, lagos e quedas-d’água de até 30 m de altura. A natureza favorece o ecoturismo, com destaque para o rapel e o voo livre.
Voo livre e Pesque-Pague Andreazza: Rampa de voo livre, camping e lagoas para pescaria. Possui uma bela vista da região. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 21h. Localizada na Rua Alto São Bernardo, s/n, Interior.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/rio-dos-cedros
SÃO BENTO DO SUL
Região rica em belezas naturais, também se destaca como destino ecoturístico. A Estrada Dona Francisca é uma atração que merece ser visitada.
Estrada Dona Francisca: Foi a segunda estrada carroçável do Brasil e a primeira rota ligando o litoral ao Planalto Norte catarinense. No trecho que passa por São Bento do Sul chama a atenção as propriedades tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como a Casa Neumann, a Waldemiro Struck, a Edeltraud Eichendorf e a Schlagenhaufer.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/sao-bento-do-sul
CAMPO ALEGRE
A natureza preservada é o grande atrativo deste município rural do Caminho dos Príncipes. Com altitude média de 850 m, a região possui o clima típico da serra e paisagens belíssimas que mesclam montanhas, campos cobertos de araucárias e cachoeiras.
Rampa do Bugio: No local há duas rampas para a prática de voo livre. A mais alta fica a 1.100 m e possui uma belíssima vista panorâmica. Localizada no Morro do Serro. Fica no final da Rua Julia Pazda, s/n, Bateias de Baixo.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/campo-alegre
CORUPÁ
A cidade está localizada num vale cercado de Mata Atlântica e inúmeras quedas-d’água. São mais de 60 cachoeiras espalhadas pela região.
Rota das Cachoeiras: Pode ser conhecida em visita ao Parque Emílio Battistela, um paraíso natural com centenas de espécies da fauna e flora local e 14 cachoeiras.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/corupa
GARUVA
A pesca do robalo fez de Garuva um destino turístico conhecido nacional e internacionalmente pelos amantes da atividade. A cidade, localizada na base da Serra do Mar, é cortada por dezenas de rios e possui pousadas especializadas em hospedar os pescadores.
Monte Crista e escadaria dos jesuítas: Trekking passando por uma escadaria de granito com mais de 3 km em meio à mata espessa dá acesso ao topo do monte (980 m de altitude). Acesso no Km 15 da BR-101. Supõe-se que a escadaria que leva ao topo do monte tenha sido construída pelos padres jesuítas no século XVIII. Hoje, o local é considerado pela comunidade esotérica como um importante campo energético.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/garuva
SCHROEDER
A Mata Atlântica preservada é cenário para as mais diferentes modalidades de ecoturismo e esportes de aventura na cidade, com destaque especial para o mountain bike.
Vale do Rio Bracinho: Trekking, mountain bike, acqua-ride, rapel, cascading, canoagem e boiacross são algumas das opções para quem quer desfrutar das belezas naturais desse vale repleto de cachoeiras. Cinco delas (de até 40 m) podem ser encontradas nas trilhas que sobem o Arroio do Macaco. E quem segue pela Estrada Itoupava Sul também pode visitar a Cachoeira da Pedra (30 m).
Mais informações: turismo.sc.gov.br/schroeder
JARAGUÁ DO SUL
O município é cercado por morros de Mata Atlântica, cachoeiras e picos de grande altitude (até 1.176 m) que favorecem a prática de esportes de aventuras. Além disso, fabrica cervejas artesanais.
Rota das Cervejas: A Cervejaria Karsten não possui um bar de fábrica, mas mantém visitações acompanhadas com um mestre cervejeiro, com agendamento prévio, podendo receber um grupo de até 20 pessoas. A Cervejaria Königs Bier iniciou seu processo produtivo em 2007, produzindo todas as cervejas dentro da Lei da Pureza Alemã. Tipos de chopes produzidos: Pilsen, Bock, IPA, Rauch Bier (defumado), Weizen (Trigo), Imperial Stout, Barley Wine.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/jaragua-do-sul
JOINVILLE
A cidade preserva
as origens alemães,
suíças e norueguesas
na arquitetura, na
cultura, na
gastronomia típica,
se destacando
também em
atividades ligadas à
natureza e à vida rural na Serra Dona Francisca, à Estrada Bonita e às regiões do Piraí e Vale do Quiriri.
Estrada Bonita: O trajeto passa por cenários bucólicos, com pontes de madeira sobre riachos rodeados por muito verde, e por pequenas propriedades que vendem pães, geleias, cucas, melado e outras delícias artesanais. Durante a visita, é possível acompanhar a produção desses itens e praticar atividades como pesca e caminhadas ecológicas. Há pequenas pousadas e restaurantes típicos com comida feita em forno à lenha.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/joinville
ITAPOÁ
Praias tranquilas, matas, cachoeiras, sambaquis, passeios de escuna, pesca e esportes aquáticos são as principais atrações.
Reserva Volta Velha: Trekking, cavalgadas, canoagem e observação de aves são algumas das opções nessa reserva particular de conservação da Mata Atlântica, onde se destacam também dois sítios arqueológicos indígenas. É necessário agendar visita. Localiza-se na rua Emanoel Vieira Garcia s/n, (Rua da Celesc, após o Rio Saí Mirim).
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/itapoa
SÃO FRANCISCO DO SUL
A cidade respira história em seu conjunto urbanístico e arquitetônico, com mais de 400 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além do centro histórico, outras atrações merecem ser apreciadas, como as praias, cachoeiras, manguezais, dunas, restingas, lagoas e florestas de Mata Atlântica.
Praias: As de melhor infraestrutura são a da Enseada (ideal para famílias) e a de Ubatuba (onde acontecem competições de vôlei no verão). Para o surfe a mais procurada é a Prainha, que também tem vida noturna agitada. As praias do Molhe e do Forte possuem mar aberto, a Bonita tem sambaquis e a Praia Grande é a de natureza mais preservada. As praias do Ervino, de Itaguaçu, do Calixto, da Figueira, e dos Ingleses são outras boas opções.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/sao-francisco-do-sul
ARAQUARI
Localizada às margens da Baía de Babitonga, Araquari tem no ecoturismo a sua principal atração. Passeios de caiaque, jet ski e de barco são comuns nos rios que cortam o município. Há ainda pesque-pague, parque aquático e um parque temático com uma réplica de uma nau portuguesa do século XVI.
Balneário Barra do Itapocu e Lagoa da Cruz: Bons pontos para passeios de barco, caiaque e jet ski. É necessário levar equipamento próprio.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/araquari
BALNEÁRIO BARRA DO SUL
A cidade possui 12 km de praia, um arquipélago com 5 ilhas e 2 lagoas próprias para banho, além de reservas de Mata Atlântica, restingas, manguezais e dunas.
Pesca (saídas embarcadas): Há embarcações especializadas na pesca em alto-mar, com roteiros exclusivos. O Rio Perequê é outra opção de passeio. Mais informações sobre locação de barcos na Associação de Barcos de Passeio e Pesca.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/balneario-barra-do-sul
GUARAMIRIM
A cidade oferece turismo religioso, locais para práticas de canoagem, rafting e pescas.
Santuário Rã-Bugio (Instituto Rã-Bugio para Conservação da Biodiversidade): Organização não governamental cujo objetivo é preservar a fauna de anfíbios da Mata Atlântica, incluindo espécies ameaçadas de extinção. Agendar visita. Localizado na estrada Rio da Prata, 523, Caixa d’Água.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/guaramirim
MASSARANDUBA
O turismo rural e as festas típicas são as principais atrações de Massaranduba. As pousadas e propriedades rurais oferecem várias atividades ao ar livre para os visitantes, como cavalgadas, pescarias e trilhas ecológicas.
Turismo Rural: Visite ou hospede-se em propriedades rurais que oferecem atividades como pesca, passeios a cavalo e trilhas até cachoeiras, além da deliciosa comida caseira.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/massaranduba
SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ
As atrações são os produtos coloniais de qualidade produzidos na região, a Igreja de São João Batista e os eventos religiosos.
Culinária Campeira e Gaúcha: Passeie por comunidades rurais como Santa Cruz e Santa Luzia e saboreie os produtos coloniais produzidos no município, como a tapioca, o cuscuz, o biju e a rosca. Doces caseiros, licores e conservas de hortaliças também podem ser encontrados nesses mesmos locais.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/saojoaodoitaperiu
BARRA VELHA
Barra Velha possui grandes riquezas naturais, com 20 km de praias, 6 km de Lagoa, Ilhas e Molhes de Pedras, tornando a cidade um potencial turístico para os amantes da prática de esportes aquáticos.
Boca da Barra: Distante a aproximadamente 6 km do Centro, pode-se admirar o encontro das águas do oceano Atlântico com as águas do Rio Itapocú. Vale ver o pôr do sol no local, além do belo visual das dunas existentes.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/barravelha
OURO
Turismo religioso é a principal atração da cidade. Um de seus locais mais visitados é a igreja do distrito de Santa Lúcia, que conserva o mausoléu de Frei Crispim, religioso que morou ali por volta de 1960. Outro ponto muito procurado é a Igreja de Nossa Senhora do Caravaggio.
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes: Dia 2 de fevereiro acontece uma procissão que inicia no Rio do Peixe e segue pelas ruas da cidade.
Mais informações: http://ouro.sc.gov.br/turismo
JOAÇABA
O Teatro Alfredo Sigwalt, em forma de piano, é uma de suas atrações. O turismo religioso também é destaque, com o monumento ao Frei Bruno e a bela Catedral Santa Terezinha. A cidade tem fama de promover um dos melhores carnavais do Sul do país. Além das águas termais na cidade.
Estátua de Frei Bruno: Com 37m de altura, está localizada no Morro Panorâmico, local com bela vista de Joaçaba e da vizinha Herval d’Oeste. Ao redor do monumento há um restaurante e, em breve, o Museu Frei Bruno (temporariamente instalado ao lado da Catedral Santa Terezinha).
Mais informações: http://turismo.sc.gov.br/cidade/joacaba
ÁGUA DOCE
O enoturismo é a principal atração da cidade, mas para quem gosta de acampar tem a opção de ficar na Fazenda Nossa Senhora de Belém rodeada de riachos. O turismo religiosa também é forte na região.
Vinícola Villaggio Grando: a vinícola investe sem parar no controle da qualidade e no melhoramento da sua linha de produção. A empresa conta com mais de 100 variedades de vitis viniferas e uma linha de produção que engloba tintos, brancos, rosé e espumantes. Visitações de 9:00h – 12:00h e 15:00h - 16:30h, de segunda a sexta.
Mais informações: www.aguadoce.sc.gov.br
TREZE TÍLIAS
Os imigrantes da região do Tirol fizeram de Treze Tílias um verdadeiro pedacinho da Áustria. Hoje, além da paisagem, tudo na cidade lembra o país: os sobrados brancos com detalhes em madeira e floreiras nas janelas, a gastronomia, as tradições, festas e danças típicas, além dos belos parques.
Vinícola Kranz: A Vinícola Kranz utiliza uma das mais modernas tecnologias de fabricação, com equipamentos importadas da Itália e adaptados para obter mais eficiência, segurança e qualidade na produção de merlot, cabernet sauvignon, rose, chardonnay, viognier, sauvignon blanc e espumantes. A Kranz possui um amplo receptivo para turistas, com visitações técnicas, bistrô, área de tecnologia e loja ao varejo.
Mais informações: http://turismo.sc.gov.br/cidade/treze-tilias
TANGARÁ
A cidade é a principal produtora catarinense de uvas e possui várias vinícolas artesanais, propriedades rurais abertas à visitação, pousadas e restaurantes que servem a deliciosa culinária dos imigrantes italianos.
Morro Agudo: Com 1.075 m de altura, é um dos melhores pontos do Sul do Brasil para voos de parapente e asa-delta.
Mais informações: http://turismo.sc.gov.br/cidade/tangara
VIDEIRA
O Enoturismo é a principal atração da cidade. A herança cultural também está presente na gastronomia e nas festas típicas. Videira possui ainda inúmeros atrativos naturais, como rios, cascatas e fontes de águas termais.
Museu do Vinho Mário de Pellegrin: Construído em 1931, seu acervo remete à colonização italiana e à trajetória da uva e do vinho no município. Possui equipamentos utilizados pelos primeiros fabricantes da bebida. Terça a sexta, 8h30 às 12h e 13h30 às 18h; sábado e domingo, 13h às 18h.
Mais informações: http://turismo.sc.gov.br/cidade/videira
FRAIBURGO
A memória da Guerra do Contestado encontra-se preservada em museus, monumentos, sítios históricos e espaços de peregrinação religiosa, além de parques de aventuras, áreas de preservação, grutas e santuários religiosos. Também tem a opção de caminhar pelos pomares de Fraiburgo.
Museu do Jagunço: Documenta duas das mais importantes batalhas da Guerra do Contestado. Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h30 às 17h30; sábado, domingo e feriados, com agendamento. Comunidade de Taquaruçu de Cima. Acesso por estrada de terra, a 25 km do Centro.
Mais informações: http://turismo.sc.gov.br/cidade/fraiburgo
ZORTÉA
Chamam a atenção dos visitantes as quedas d'água de diferentes tamanhos nos rios Agudo e Taimbé.
Chácara Agroecológica Capão Grande: É também um ponto de visitação para os turistas que vão praticar o turismo de aventura, onde é servido um café em local rústico com produtos orgânicos produzidos no local.
Mais informações: http://www.zortea.sc.gov.br/turismo
CELSO RAMOS
As terras localizadas entre o Rio Pelotas e o Rio Canoas, de terreno acidentado, conferem à região uma paisagem bastante especial, propícia a caminhadas ecológicas.
Parque Ecológico Municipal: uma área de 96 mil m², as Furnas Brechó atraem a atenção, com suas galerias e cascatas. O local é referência em histórias e lendas. A 3 km da cidade, ficam as obras da usina hidrelétrica de Campos Novos.
Mais informações: celsoramos.sc.gov.br/turismo
CAMPOS NOVOS
A cidade oferece uma excelente infraestrutura hoteleira e gastronômica. As águas termais são ideais para quem quer relaxar e curtir bons momentos com a família. A Usina Hidrelétrica Campos Novos é boa para a prática de esportes náuticos e pesca esportiva. Além do turismo religioso que é forte na região.
Termas Leonense: O empreendimento possui uma ampla estrutura de piscinas termais, conta com 12 piscinas, dentre elas adulta e infantil, sendo que 02 delas são piscinas cobertas. O local disponibiliza os serviços de restaurante com buffet, lanches, porções e bebidas, além de oferecer uma ampla área de camping.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/campos-novos
FREI ROGÉRIO
A cidade é conhecida como a mais autêntica colônia japonesa do Sul do país. Vale a pena visitar o local e contemplar a beleza das espécies de cerejeiras trazidas do Japão para o Parque Sakura Matsuri. Outro destaque do município é o Parque Sino da Paz.
Parque Sino da Paz: Possui um monumento com a forma do tsuru (pássaro comum no Japão) e um sino do templo Daionji, doado em 1998 pela Província de Nagasaki. Todo ano, entre 6 e 9 de agosto, datas das explosões das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, o sino é utilizado numa cerimônia em memória às vítimas. Alguns sobreviventes da catástrofe residem na comunidade.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/frei-rogerio/
SÃO JOSÉ DO CERRITO
O ecoturismo destaca-se na região pela presença de rios ao redor da cidade, o turismo religioso também tem seu lugar. Os turistas podem visitar a Gruta de Nossa Senhora Aparecida onde a imagem da santa foi talhada na rocha, de quebra ainda podem vislumbrar da paisagem natural ao redor.
Passo dos Fernandes: Na localidade, próxima à ponte sobre o Rio Caveiras, há belas cascatas. Bom lugar para banhos de rio e piqueniques em família. A 15 km do centro.
Mais informações: cerrito.sc.gov.br/turismo
CAMPO BELO DO SUL
A cidade é conhecida pelo cultivo do Kiwi, fruta neozelandesa que se adaptou aos 950 metros acima do nível do mar, onde fica localizada Campo Belo do Sul. O turismo religioso e o enoturismo também fazem parte da agenda de quem visita a região.
Vinícola Abreu Garcia: Lá são cultivadas sete tipos de uvas que são matéria-prima para vinhos brancos, tintos e espumantes. Rodeada de belas paisagens, a Vinícola Boutique está de portas abertas para receber aqueles que quiserem conhecer de perto a Abreu Garcia.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/campo-belo-do-sul
CORREIA PINTO
As paisagens serranas e cascatas são o grande atrativo desse município. O turismo de aventura também é atração na região com trekking, canyoning, rapel, cascading e tirolesa.
Confraria do Monge: Homenagem a João Maria de Agostinho, monge andarilho que percorreu a região no século XIX, tido como profeta. No local, além de um restaurante, há uma trilha ecológica com passagens que contam a história do monge e uma estátua esculpida em pedra arenito. Quarta a segunda, 11h às 16h; quarta a sábado, 11 às 16h e 19h às 23h. Localizado na BR-116, Km 236.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/correia-pinto
LAGES
O turismo rural é a
atração principal da
cidade mais populosa
da Serra Catarinense.
Em época de calor, a
opção é se hospedar
em um hotel-fazenda
e aproveitar a natureza em passeios a cavalo e na pescaria. Os teatros, museus e as igrejas também fazem parte do turismo de Lages.
Hotéis-Fazenda: Viva o dia-a-dia de uma grande fazenda, com direito a cavalgadas, passeios de charrete, trilhas centenárias, pesca em açudes e muitas outras atividades ao ar livre. Não deixe de conhecer a Coxilha Rica, planície com cerca de 100 km2. Antiga rota dos tropeiros, ela ainda possui rios, banhados e campos inteiramente preservados.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/lages
ABELARDO LUZ
Abelardo Luz possui um rico mosaico de culturas e etnias. Gaúchos e caboclos, além de paranaenses e paulistas descendentes de italianos e alemães, preservam seus costumes e tradições em vários festejos. Para os visitantes, as principais atrações são o Parque das Quedas e a Igreja Matriz São Sebastião.
Parque das Quedas: 10 quedas d’água, três ilhas e um bosque compõem a bela paisagem do local. Há também trilhas ecológicas, pista de motocross, pesque-pague, observatório de aves, piscina com tobogã, churrasqueiras e cabanas para hospedagem. O parque abriga ainda o Santuário Nossa Senhora Aparecida e a Gruta Caracol, que serviu de refúgio para participantes da Revolução Federalista (1893-1895). Diariamente, entre 8h30 e 20h30. Vila Quedas, s/n, Vila Ceres, a 500 m do Centro.
Mais informações: http://turismo.sc.gov.br/cidade/abelardo-luz
PASSOS MAIA
O Rio Chapecó, o camping Ponte Baixa, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Matriz, toda em madeira _ inclusive o sino _ são pontos interessantes de visitação.
Ponte Horácio Ribas Maciel: Um dos principais pontos para se visitar em Passos Maia, o local remete as origens do município. A Ponte Baixa é um dos acesso as comunidades de Santo Agostinho, Conquista do Horizonte, Amparo e também dá acesso a Palmas no estado vizinho, Paraná. O local tem um camping onde dá para acampar.
Mais informações: http://www.passosmaia.sc.gov.br/turismo
VARGEÃO
Colonizado por imigrantes italianos e caboclos, Vargeão guarda com carinho os hábitos e costumes dos pioneiros, que podem ser apreciados pelos visitantes em locais como o Museu do Imigrante e o Museu Cônego Willibaldo Grunvald.
Domo de Vargeão: Cratera de 12 km de diâmetro criada pela queda de um meteorito há 100 milhões de anos. Pode ser avistada a partir do mirante conhecido como Acesso do Meio. Segundo estudos recentes, a argila encontrada no local pode ter aplicações terapêuticas e estéticas.
Mais informações: http://turismo.sc.gov.br/cidade/vargeao
ITÁ
As belezas naturais que
cercam a cidade, a cultura
local, a culinária típica
e a rede hoteleira fazem
da cidade uma opção ótima
para os turistas. Mergulhar
na águas termais,
ecoturismo, passeios de
aventura, museus e um roteiro pela zona rural da cidade são uma das opções disponíveis.
Torres da antiga Igreja: As torres de uma antiga igreja emergem no meio da represa da Usina Hidrelétrica de Itá, inaugurada no final do século passado. Para receber os moradores da cidade inundada, uma nova Itá foi inteiramente construída em outra localidade. É possível fazer um passei de barco pelo local.
Mais informações: http://ita.sc.gov.br/turismo
SEARA
Museus, reservas indígenas, esportes de aventura em cavernas e ecoturismo são as opções da cidade.
Museu Entomológico Fritz Plaumann: Coleção de 80 mil exemplares de insetos de 17 mil espécies, sendo 1.500 descobertas pelo próprio Plaumann. Guarda também documentos e objetos pessoais do entomólogo. É necessário agendar visita. Segunda a quinta, 8h30 às 17h30; sábado, 9h às 17h.
Mais informações: http://turismo.sc.gov.br/cidade/seara
IPUMIRIM
Ipumirim deriva-se da língua tupi-guarani, que significa Vale Pequeno, nome este dado por existir um riacho nas imediações de perímetro urbano da cidade. Para o lazer, existem açudes para pesca e campings localizados em áreas verdes.
Igreja Matriz da Sagrada Família: Uma samambaia que vai do coro até quase o chão chama atenção de quem entra na Igreja que fica no centro da cidade.
Mais informações: http://ipumirim.sc.gov.br/turismo
LINDÓIA DO SUL
A região tem potencial turístico, com cascatas, quedas d'água e cavernas ainda inexploradas. A cidade oferece turismo rural na Estância São Francisco, que produz sêmen de gado nelore. E em dezembro ocorre a Festa da Polenta, quando produzem queijo especial com peso igual aos anos da cidade.
Igreja Matriz Nossa Senhora do Puríssimo Coração de Maria: A arquitetura da igreja construída em 1969 na forma de uma estrela.
Mais informações: http://www.lindoiadosul.sc.gov.br/turismo
IRANI
Os vales, riachos e cachoeiras da cidade de Irani foram cenários do primeiro combate da Guerra do Contestado, em 22 de outubro de 1912. O visitante pode aproveitar os espaços culturais para conhecer melhor a história da cidade e do conflito. O turismo rural é outra boa opção na região.
Sítio Histórico e Arqueológico do Contestado: Museu, cemitério e local de sepultamento do monge José Maria (líder dos sertanejos). Não deixe de conferir também as atrações naturais do local, como a Cachoeira do Contestado e o Cerro Agudo. Visitas guiadas. Terça a sexta, 8h às 12h e 13h30 às 16h30; sábado, 8h às 12h; domingo, 13h às 17h. Endereço: BR-153, Km 64, a 4 km do Centro.
Mais informações: http://turismo.sc.gov.br/cidade/irani
CONCÓRDIA
O turismo religioso é destaque no
município. A Gruta Nossa Senhora de
Lurdes recebe visitantes QUE acreditam
que a água que jorra dos pés da santa
é milagrosa. Quem preferir optar pelo
turismo rural vai conhecer propriedades
encantadoras, que oferecem café
colonial, passeios de barco, pescarias e muito outras atividades.
Praça Dogello Goss: Situada em frente à Igreja Matriz (Centro), tem parque infantil, mesas de xadrez, uma concha acústica com sala de música e uma fonte sonoro-luminosa de águas.
Mais informações: http://turismo.sc.gov.br/cidade/concordia
ALTO BELA VISTA
Possui atrativos naturais, como a sequência de três quedas d'água no Rio Velho Vicente. Outro passeio é a travessia pela ponte rodo ferroviária sobre o lago do Rio Uruguai onde ocorre o encontro das águas do Rio Pelotas e Rio do Peixe, com 457,8 metros de comprimento.
Comunidade de Volta Grande: O local é rodeado pela beleza das águas e remete a muitas histórias, como a construção da estrada de ferro que liga São Paulo ao Rio Grande do Sul que data de 1910. É possível observar casarões antigos, a linha férrea e o trem. Na comunidade é possível visitar a produção de cachaça artesanal e adquirir açúcar mascavo , melado , geleias, bolachas e artesanato.
Mais informações: http://www.altobelavista.sc.gov.br/turismo
PERITIBA
Peritiba, que em tupy-guarani quer dizer “Terra das Palmeiras”, recebeu este nome na década de 50, pela abundância desta vegetação. O turismo religioso é destaque na região.
Gruta Nossa Senhora de Lurdes: A criação da Gruta se deu na década de 50 por Euzébio e Zeferino Engel juntamente com a Congregação Mariana, recebendo o nome Gruta Nossa Senhora de Lurdes, tendo lá sua imagem. Foi inaugurada em 01/10/1950 e restaurada e reinaugurada em 11/02/2001.
Mais informações: http://peritiba.sc.gov.br/turismo/
PIRATUBA
O Parque Termas de Piratuba é a principal atração da cidade, que desenvolveu boa estrutura turística após a descoberta de um lençol de águas termais, em 1964. Outros destaques são a maria-fumaça, a Usina Hidrelétrica Machadinho e a Cascata do Monge, a 4 km do Centro.
Maria-Fumaça: O passeio de locomotiva a vapor parte da estação ferroviária de Piratuba com destino a Marcelino Ramos (RS). O trajeto de 4h (ida e volta) passa sobre a ponte do Rio Uruguai e inclui visita às águas termais. Nos finais de semana, com reservas antecipadas.
Mais informações: http://turismo.sc.gov.br/cidade/piratuba
IPIRA
No verão a indicação é o local conhecido como Cascata da Usina, área de lazer onde já funcionou uma usina. Ali, uma pequena trilha leva ao arroio Capelinha, pedregoso e raso, e a duas quedas d'água onde existe também uma caverna.
Parque da Cascata: O Parque da Cascata, criado há 14 anos, mantém características naturais como a queda d’água, paredões rochosos, vegetação nativa, trilhas, passarelas, grutas e caverna, ideal para passar momentos de lazer, através de passeios ecológicos e de conhecimento, junto à natureza.
Mais informações: http://ipira.sc.gov.br/turismo/
PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
A cidade foi fundada pelos colonizadores Pedro e André Sampietro. Uma estátua dos dois irmãos foi construída no centro da cidade em homenagem a eles.
Pesque e pague ACAPI: o local arborizado e com três pequenos lagos oferecem a opção de curtir um dia de pescaria.
Mais informações: http://www.castellobranco.sc.gov.br/turismo
PALMITOS
Palmitos possui fontes de águas termais, trilhas ecológicas, culinária típica, cachoeiras, banhos de rios, cavalgadas, engenhos de cana, vistas panorâmicas do Rio Uruguai, matas nativas. A cidade também é bastante religiosa. Na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, a imagem da santa está encravada numa rocha natural. É visitada durante todo o ano por milhares de fieis, principalmente em fevereiro, quando é celebrada a festa em homenagem à santa, padroeira da comunidade.
Balneário da Ilha Redonda: área verde às margens do Rio Uruguai, com trilhas ecológicas, piscinas, restaurantes, hotéis, campings e o Santuário Nossa Senhora da Saúde.
Rio Uruguai: procurado pela pesca do dourado, permitida somente entre fevereiro e setembro, quando é possível alugar barcos no Balneário da Ilha Redonda.
Thermas Ilha Redonda: as águas termais a uma temperatura de 38°C têm propriedades terapêuticas. Até fevereiro, abre das 8h às 11h30min e das 13h30min às 19h30min.
Mais informações: http://turismo.sc.gov.br/cidade/palmitos/
SÃO CARLOS
Colonizado na década de 1920 por descendentes de alemães, o município preserva a cultura germânica na arquitetura de suas edificações, nos ritos religiosos e na gastronomia. O Balneário de Pratas é uma de suas principais atrações turísticas assim como as praias à beira dos rios Chapecó e Uruguai.
Balneário de Pratas: Complexo às margens do Rio Uruguai, com hotéis, pousada familiar, área para camping, churrasqueiras, pavilhões para eventos e ampla infraestrutura de lazer, incluindo uma piscina semiolímpica e outra coberta, chuveiros e banheiras de imersão com águas termais. Outras opções são pescar ou tomar banho na prainha artificial do Rio Uruguai. Fica próximo à SC-283.
Mais informações: http://saocarlos.sc.gov.br/turismo
ÁGUAS DE CHAPECÓ
Banhado pelos rios Uruguai e Chapecó, o município de Águas de Chapecó é um dos principais destinos turísticos do Grande Oeste, em função de suas estâncias de águas termais com propriedades terapêuticas. As primeiras fontes foram descobertas em 1896.
Parque Hidroeste: Parque aquático hidrotermal às margens do Rio Chapecó, com piscinas (semiolímpica, coberta e infantil) e banheiras de hidromassagem. Possui também espaço para festas, churrasqueiras cobertas e área para camping. Além de aproveitar as propriedades relaxantes e terapêuticas das águas termais do parque, o visitante pode andar de jet ski, passear de barco e pescar no Rio Chapecó.
Mais informações: http://turismo.sc.gov.br/cidade/aguas-de-chapeco
UNIÃO DO OESTE
A cidade de dois mil habitantes oferece turismo religioso e de aventura. A gruta de Santa Luzia é reconhecida como um dos principais pontos turísticos da cidade com eventos religiosos promovidos semanalmente.
Morro do Macgyver: utilizado para a prática de voos com parapente. Localizado na comunidade de Adolfo Konder e a oito km da cidade de União do Oeste, o morro temaltitude de 707 metros, com desnível de 219 metros, ficando a 1 km de distância da estrada principal. O morro para a prática de parapente é especial e com possibilidades de voo o ano todo. O local oferece condições para a saída de voos em diversas direções, além de poder ser utilizado não apenas o parapente, mas também equipamentos como o paramotor e a asa delta.
Mais informações: www.uniaodooeste.sc.gov.br/turismo
QUILOMBO
A cidade fica próxima ao rio Chapecó com quedas d'água onde o turista pode passear e se banhar no calor do verão. O visitante pode optar também por mergulhar nas piscinas e banheiras do Balneário Municipal da Praça Helio Antônio Faresin.
Balneário Municipal da Praça Helio Antônio Faresin: piscinas, banheiras e área de camping. Entrada a partir de R$7.
Mais informações: http://www.quilombo.sc.gov.br
FORMOSA DO SUL
Cidade conhecida por suas belezas naturais e povo hospitaleiro. Possui a Praça Municipal Tancredo Neves, localizada no centro urbano, dispõe de área arborizada para passeio, com chafariz e parquinho. Junto à praça, fica localizado o terminal rodoviário, a casa do turista, que no mês de dezembro se torna casa do Papai Noel, bem como o centro comercial da cidade. No Recanto das Garças, localizado na SC 159, no trecho entre Formosa do Sul e Irati, é possível ver um lago e algumas árvores que servem de “recanto para as garças”.
Área de Lazer Chico Mendes: localizada no interior do município, na comunidade de Lª Beira Rio. Além da estrutura de camping, o local possui churrasqueira, mesas, pesque e pague, piscinas, campo de futebol, campo de areia, brinquedos para crianças, refeições e lanches, gruta, peças antigas, jogos e chalés para hospedagem.
Mais informações: https://www.facebook.com/areadelazerchicomendes
SANTIAGO DO SUL
PLANALTO ALEGRE
SÃO LOURENÇO DO OESTE
CHAPECÓ
Chapecó reúne o ritmo de vida agitado
de um centro urbano e a tranquilidade
do campo. A cidade oferece turismo de
aventura e ecoturismo. O turismo rural
também tem espaço, assim como a
culinária típica e os traços culturais,
como a Rota Italiana, museus
espalhados pelo interior e caminhadas
no Vale do Uruguai. O turismo religioso também é destaque na região com visitas a Catedral Santo Antônio, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Capela São Carlos. Descubra também a Trilha dos Mistérios do Rosário.
Monumento O Desbravador/Memorial Paulo de Siqueira: a obra é o cartão de visitas de Chapecó. A estátua de 14 m de altura, em homenagem ao colonizador, foi criada pelo artista plástico Paulo de Siqueira, que também produziu as pinturas e esculturas que fazem parte do Memorial, na base do monumento.
Informações: http://turismo.sc.gov.br/cidade/chapeco
PALMA SOLA
Palma Sola faz parte da história do Brasil. A região foi um dos palcos de movimentos políticos como a Coluna Prestes, em 1924. Mas é a natureza, com florestas e campos, e repleta de cachoeiras e cascatas, que faz com que o ecoturismo seja a principal atração na região atualmente. A cidade também oferece o turismo religioso pela grande quantidade de igrejas.
Igreja Matriz de Palma Sola: Vale a visita pela bela arquitetura. Localiza-se em uma das praças da cidade.
Mais Informações: www.palmasola.sc.gov.br
ANCHIETA
A pequena cidade oferece turismo religioso, ecoturismo nas cachoeiras e turismo de aventura. O Rio das Antas que corta a cidade é um ótimo local para pesca e banho.
Morro do Sol: o local é atração para os turistas tanto para admirar o pôr-do-sol quanto para voar de parapente e balões.
Mais informações: www.anchieta.sc.gov.br/turismo/
SÃO MIGUEL DO OESTE
A cidade mais populosa da região oferece turismo religioso em função da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo (uma das maiores de Santa Catarina) e das grutas religiosas, além do Museu Histórico Ruy Arcádio Luchesi e alguns centros de lazer que oferecem arvorismo, tirolesa, escalada, rapel e trekking.
Grutas Nossa Senhora de Lourdes e Ventorino Poletto: dois pontos do município que recebem dezenas de fiéis ao longo do ano são as grutas Ventorino Poletto (Linha Nereu Ramos, a 3 km do Centro) e Nossa Senhora de Lourdes (Centro), onde está o jazigo do primeiro pároco da cidade, o padre Aurélio Canzi.
Mais informações: turismo.sc.gov.br/cidade/sao-miguel-do-oeste
DESCANSO
O município de Descanso oferece campings e pesque-pague ao redor do Rio Famoso, turismo cultural e religioso. Um monumento atrativo é a estátua de 12 metros Cristo-Rei que, do alto do Morro do Cristo, pode ser avistado de qualquer ponto do município.
Monumento Luís Carlos Prestes e Olga Benário: Em 1925, o Rio Macaco Branco serviu de descanso para os integrantes da Coluna Prestes, daí o nome do município. Em homenagem ao líder comunista, os habitantes construíram uma estátua dele e de sua esposa no Centro da cidade.
Mais informações: http://www.descanso.sc.gov.br/turismo/
IPORÃ DO OESTE
Município conhecido como a terra da água boa. Localiza-se ao redor de riachos, mananciais, rios e córregos. O Rio das Antas, o Rio do Macaco Branco e o riacho Mondiá são bons locais para um banho em dias quentes. Para quem visita a cidade, há diversos campings e pesque-pague instalados em meio à natureza.
Mais informações: http://ipora.sc.gov.br/turismo/
SÃO JOÃO DO OESTE
Colonizada por alemães, São João do Oeste oferece ecoturismo em parques termais, turismo religioso por grutas e igrejas e locais para pesca.
Igreja Matriz São João Berchmans: A edificação de madeira de 1948 tem sinos vindos da Alemanha. Fica aberta de sexta a sábado, na praça central da cidade.
Mais informações: http://turismo.sc.gov.br/cidade/sao-joao-do-oeste/
ITAPIRANGA
Itapiranga oferece turismo cultural em museus, ecoturismo em cachoeiras e corredeiras e passeios de balsas no Rio Uruguai. As construções em estilo germânico também chamam a atenção, assim como os jardins floridos das casas. O Museu Comunitário Almiro Theobaldo Müller tem um acervo com descobertas arqueológicas que comprovam a presença de civilizações pré-históricas na região. Destaque também para a Igreja Matriz São Pedro Canísio.
Rio Uruguai: As ilhas e quedas d’água formadas em sete corredeiras do rio são paisagens que fascinam os visitantes e merecem ser contempladas com calma. Também é possível atravessar o rio de balsa para visitar Barra do Guarita e Pinheirinho do Vale – ambas no Rio Grande do Sul(embarque no Porto de Itapiranga ou em Linha Sete Capela, a 17 km do Centro).
Mais informações: http://turismo.sc.gov.br/cidade/itapiranga
GUARACIABA
A grande atração de Guaraciaba são os cinco rios que cortam o município: Peperiguaçu, das Antas, das Flores, Maria Preta e Índio. Pescar e tomar banho são atividades que divertem os turistas que visitam a região. O turismo cultural e religioso complementam a visita.
Museu Histórico Prof. Edvino Carlos Hölscher: um dos maiores museus do Brasil localizado em área rural. Conta com mais de 7 mil peças que descrevem a história da região.
Santuário Nossa Senhora de Caravaggio: Recebe fiéis de toda a região ao longo do ano, principalmente em maio quando milhares de devotos se reúnem em romaria até o local.
Mais Informações: turismo.sc.gov.br/cidade/guaraciaba
DIONÍSIO CERQUEIRA
A cidade oferece vasta opção de Ecoturismo e esportes de aventura como trekking, canoinismo, rapel e tirolesa nas cachoeiras da região.
Marco das Três Fronteiras: atração onde é possível estar ao mesmo tempo em três cidades e dois países: um pé em Dionísio Cerqueira, no lado catarinense, o outro em Barracão, no Paraná, e o braço esticado sobre Bernardo de Irigoyen, na província argentina de Misiones.
Mais informações: www.datrilha.com.br
MARAVILHA
As belas paisagens rurais, cachoeiras e museus são as atrações de Maravilha.
Cascata do Rio Iracema: Recanto de grande beleza natural, está situada na BR-282, perto do trevo de acesso à cidade e logo abaixo da ponte.
Mais informações: http://turismo.sc.gov.br/cidade/maravilha
MONDAÍ
Mondaí é banhado por três rios: Uruguai, das Antas e Laju, o que faz da pesca e passeios de barco as atrações da cidade. As paisagens formadas pelas pequenas ilhas espalhadas pelos dois rios são um espetáculo à parte. Destacam-se a Ilha da Foz do Rio das Antas, a Ilha da Foz do Rio Taipas, o Arquipélago da Linha Ervas e a Ilha do Pão de Açúcar. Vale também visitar o porto do município, uma das mais antigas vias de acesso ao Rio Grande do Sul e por onde saem as balsas.
Mais informações: http://www.mondai.sc.gov.br/turismo
CAIBI
A cidade compõe a rota das Termas e apresenta belezas naturais, como o Parque da Água Mineral, a Praça Pedro Antônio Bigaton, mas é mais conhecido pelo turismo religioso com o Santuário de Nossa Senhora da Salete. Um parque termal está sendo construído na cidade.
Santuário de Nossa Senhora da Salete: situado na comunidade de Linha Salete, interior do município, o Santuário de Nossa Senhora da Salete é um cartão postal do turismo religioso de Caibi. Em outubro, recebe milhares de visitantes para a Tradicional Romaria.
Mais informações: http://caibi.sc.gov.br/turismo
CAMINHOS DA FRONTEIRA
A beleza selvagem dos municípios é um convite para atividades como trekking, rapel e pescarias. As tradições dos imigrantes alemães, italianos e poloneses se misturam aos costumes gaúchos, paranaenses e argentinos. Em Guaraciaba está um dos maiores museus rurais do Brasil: o Edvino Hölscher. Em Dionísio Cerqueira a atração é o Marco das Três Fronteiras. Itapiranga é o berço da primeira Oktoberfest de Santa Catarina.
Melhor infraestrutura: São Miguel do Oeste
VALE DAS ÁGUAS
Um dos destaques é a cachoeira Salto Saudades, em Quilombo, formada por várias quedas d’água no Rio Chapecó. Na região há vários estabelecimentos com águas termais, com destaque para Palmitos, Quilombo, São Carlos e Águas de Chapecó. O Rio Uruguai, que passa por várias cidades, permite passeios de barco ou banhos. O turismo religioso também está presente na região, com igrejas antigas, como a capela São Cristóvão, em Formosa do Sul, e o Santuário de Nossa Senhora da Salete, em Caibi. Em Modelo, as igrejas que representam a cultura arquitetônica dos colonizadores alemães e italianos. A Casa da Memória, em São Carlos, preserva a história dos imigrantes com objetos, fotos e utensílios agrícolas das famílias que povoaram a região.
Melhor infraestrutura turística: Palmitos
GRANDE OESTE
A maioria das cidades tem menos de 10 mil habitantes. Chapecó é o principal centro urbano. Em Águas de Chapecó, Palmitos, São Carlos, Quilombo e Caibi você vai encontrar estâncias de águas termais com ótima infraestrutura, a conhecida Rota das Termas. No Grande Oeste, você encontrará paisagens agrestes e recantos de natureza preservada, indicados para a prática do ecoturismo. Existem trilhas em todos os municípios e boa parte conduz a cascatas e cachoeiras no meio da mata. Há ainda parques com infraestrutura completa, pesque-pagues e outras atrações para a criançada.
Melhor infraestrutura: Chapecó
VALE DO CONTESTADO
A região tem grande valor histórico devido à Guerra do Contestado, no início do século 20. A memória está preservada em museus, monumentos, sítios históricos e espaços de peregrinação religiosa em Caçador, Irani, Fraiburgo, Curitibanos e Canoinhas. Há ainda cachoeiras, vales e planaltos de vegetação preservada, onde o ecoturismo é uma opção. A herança das colonizações austríaca (Treze Tílias), japonesa (Frei Rogério), italiana e alemã completam a paisagem. Há águas termais em Piratuba, Ouro, Campos Novos e Itá, onde as torres de uma antiga igreja emergem no meio da represa. Em Rio das Antas, há diversos templos. Já Joaçaba destaca-se pela devoção a Frei Bruno. Em outros municípios, a memória do monge José Maria, que liderou os sertanejos na Guerra do Contestado, está presente em monumentos. Há ainda degustações de vinho em Videira e Tangará e uma caminhada pelos pomares de Fraiburgo.
Melhor infraestrutura: Piratuba
SERRA CATARINENSE
Sede dos primeiros hotéis-fazenda do país, a Serra está localizada a apenas duas horas de carro do litoral. A viagem é uma atração à parte, tal a beleza das paisagens formadas por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions. São 17 municípios, a maioria com menos de 20 mil habitantes. Em todos eles, o turismo rural predomina. Lugares como a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja são visitas obrigatórias, com estradas sinuosas que levam a alguns dos pontos mais altos do país. A Serra é indicada para a prática do trekking, rapel, canyoning, mountain bike, tirolesa e pesca esportiva da truta. Recentemente, vinícolas têm atraído turistas pela qualidade de vinhos e espumantes produzidos.
Melhor infraestrutura: Lages
CAMINHOS DO ALTO VALE
Nas planícies e planaltos do Vale do Itajaí, 28 pequenos municípios reúnem natureza, tradição dos colonizadores e paisagens belíssimas entre montanhas cortadas por riachos. O Alto Vale é o destino perfeito para quem procura a tranquilidade da vida no campo. O Cicloturismo Vale Oeste passa pelas cidades de Taió, Mirim Doce, Santa Terezinha, Rio do Campo e Salete. O Caminhos da Fé reúne a riqueza das paróquias, igrejas católicas e luteranas, grutas e monumentos em Rio do Sul, Salete, Pouso Redondo, Ibirama, Ituporanga e Agrolândia. Há ainda museus sobre a imigração por toda a região, além das rotas de cachoeiras e das raízes dos colonizadores alemães e italianos em Presidente Getúlio. Em Ibirama, os destaques ficam por conta da natureza (cânions, cachoeiras, riachos e Mata Atlântica preservada) e dos esportes de aventura, como rafting, rapel, trekking e tirolesa.
Melhor infraestrutura: Rio do Sul
VALE EUROPEU
A herança cultural dos colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses é a grande marca. Famosa por sediar a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest de Blumenau, o Vale Europeu tem arquitetura típica, culinária, roteiros de compras pelas cidades-polo da indústria têxtil catarinense e celebrações religiosas que ocorrem em vários municípios, além do ecoturismo e o turismo rural.
Melhor infraestrutura: Blumenau
COSTA VERDE & MAR
O verde-esmeralda predomina no mar de Porto Belo e Bombinhas, onde ficam os melhores pontos de mergulho de SC. O principal destino dessa região é a movimentada Balneário Camboriú, com ótima infraestrutura, praias, parques, restaurantes internacionais e casas noturnas. Em Itajaí, os destaques são os eventos náuticos e a herança portuguesa e alemã. Há ainda o Beto Carrero World, em Penha, e os alambiques de cachaça, em Luis Alves. Já o Balneário Piçarras oferece natureza preservada e vida noturna bastante animada. O Circuito Costa Verde e Mar, de ciclocturismo, passa por trechos belíssimos no litoral e no interior. E há também ótimas opções para os praticantes de surfe, windsurfe, voos de ultraleve e trekking.
Melhor infraestrutura: Balneário Camboriú e Bombinhas
CAMINHO DOS CÂNYONS
Os cânions do Parque Nacional Aparados da Serra marcam a divisa entre SC e RS. Em Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande estão os principais. Às margens da BR-101, no litoral, Araranguá tem boa infraestrutura hoteleira e de serviços e abriga o Morro dos Conventos. Sombrio tem a maior lagoa de água doce do Estado, a Lagoa do Sombrio, e os balneários Arroio do Silva, Gaivota e Passo de Torres estão repletos de dunas, lagoas, furnas e praias de faixa de areia longas.
Melhor infraestrutura: Araranguá
ENCANTOS DO SUL
Quem gosta de História, vai se encantar com Laguna, a terra de Anita Garibaldi, o Centro Histórico, patrimônio nacional, e o Farol de Santa Marta. Já Imbituba, Garopaba e Jaguaruna são ótimos destinos para o ecoturismo e esportes de aventura. Essa faixa litorânea também é o principal berçário das baleias-francas no inverno. No interior, os destaques vão das estâncias termais de Tubarão e Gravatal aos municípios onde a cultura italiana e alemã são predominantes, como Urussanga, Nova Veneza, Orleans, São Martinho, Santa Rosa de Lima, Forquilhinha, Tubarão e Criciúma.
Melhor infraestrutura: Criciúma, Imbituba e Garopaba
GRANDE FLORIANÓPOLIS
Florianópolis é famosa pels belezas naturais (praias, além das lagoas do Peri e da Conceição) e pela qualidade de vida. Mas existem outros atrativos nas redondezas, como as estâncias de águas termais de Santo Amaro da Imperatriz, as paisagens rurais de Rancho Queimado, Anitápolis, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara, além das belíssimas praias de Governador Celso Ramos e Palhoça, onde fica a badalada Guarda do Embaú.
Melhor infraestrutura: Florianópolis
CAMINHO DOS PRÍNCIPES
Joinville tem o legado germânico. São Francisco do Sul, cidade mais antiga de SC, a herança portuguesa no casario colonial, além de abrigar o Museu Nacional do Mar, único no Brasil. A rota é ideal para quem gosta de ecoturismo e esportes de aventura, como trekking, voo livre, rapel, escalada, mountain bike, canoagem e boiacross, praticados em Corupá, Schroeder, Jaraguá do Sul e Papanduva. Na Baía de Babitonga, especialmente em Garuva, a atração é a pesca do robalo. Já em Papanduva, vale explorar cavernas e grutas. Em Rio Negrinho, Araquari, Campo Alegre, Itaiópolis e São Bento do Sul reinam os costumes dos colonizadores alemães, poloneses e ucranianos. Mafra abriga o museu sobre a vida há mais de 300 milhões de anos. Já Barra do Sul, Barra Velha e Itapoá garantem o banho do mar.
Melhor infraestrutura: Joinville e São Francisco do Sul