Coringa
O Príncipe Palhaço do Crime é o mais enigmático e maníaco inimigo de Batman. Contrariando as HQs, no filme de 1989, no qual foi vivido por Jack Nicholson, Coringa é o assassino dos pais de Bruce Wayne. Anos mais tarde, ao ser perseguido por Batman, cai em um tonel cheio de substâncias químicas e acaba com o rosto deformado. Já na versão de Batman – O Cavaleiro das Trevas, em que é interpretado por Heath Ledger, ele não tem sua origem explicada. Seja qual for a versão, Coringa é sempre psicótico e bem-humorado.
Mulher-Gato
Enquanto nos quadrinhos a origem da Mulher-Gato é nebulosa, tendo passado por modificações no decorrer dos anos, a felina vivida por Michelle Pfeiffer no filme de 1992 tem uma explicação para sua razão de ser. Selina Kyle era secretária de Max Schreck, até que ele descobriu uma série de ilegalidades cometidas pela moça e a assassinou. Ressuscitada misteriosamente por gatos, ela se torna a sensual vilã de dupla personalidade que vive um “amor-bandido” com o Homem-Morcego.
Pingüim
Abandonado ainda bebê nos esgotos, o deformado personagem que aparece em Batman – O Retorno, de 1992, foi desde pequeno criado por pingüins. Adulto, ele é apoiado por um milionário que deseja torná-lo prefeito de Gotham City. Feio, malcheiroso e baixinho, Pingüim tem verdadeira adoração por pássaros e usa um estoque de guarda-chuvas, cada um com uma função diferente, como arma.
Charada
O Charada aparece em Batman Eternamente, interpretado por Jim Carrey. Com cabelo cor de laranja e uma macacão purpurinado cheio de pontos de interrogação, o vilão é um gênio dos truques, exagerado e cheio de tiques nervosos (assim como o ator). Como é viciado em enigmas, tenta descobrir o maior deles: a verdadeira identidade de Batman.
Duas-Caras
Após ter o rosto desfigurado, Duas-Caras decide se vingar da sociedade mas acaba preso. Quando escapa da prisão, começa a espalhar o terror por Gotham City. Por ter dois lados, sempre usa uma moeda para decidir todas as suas ações, para o bem ou para o mal. Vivido por Tommy Lee Jones em Batman Eternamente, Duas-Caras, em sua origem (que vai ser mostrada em Batman – O Cavaleiro das Trevas) era o virtuoso promotor Harvey Dent, aliado de Batman.
Hera Venenosa
A doce botânica Pamela Isly descobre que seu patrão está manipulando a fauna e a flora da Amazônia. Ameaçando denunciá-lo, ela acaba atirada em meio a aranhas e trepadeiras, o que faz a mocinha passar por uma metamorfose e a transforma na sensual e vingativa Hera Venenosa. Interpretada por Uma Thurman, em Batman & Robin, de 1997, ela utiliza o "pólen do amor" e o "beijo envenenado" para tentar destruir a dupla de heróis.
Mr. Freeze
Em sua origem, Mr. Freeze (vivido por Arnold Schwarzenegger em Batman & Robin) era o biólogo Victor Fries, cuja esposa contraiu uma rara doença que a condenou à morte. Inconformado, decide sepultá-la em uma "solução de gelo" até descobrir uma cura. Durante o processo, Fries cai na solução e acaba com o corpo e a mente deformados, transformando-se no vilão de gelo. Ele passa, então, a roubar diamantes, que considera necessários para terminar sua pesquisa e salvar a esposa.
Espantalho
De índole duvidosa, Dr. Jonathan Crane é psiquiatra do Asilo Arkham. Costuma livrar os capangas do criminoso Falcone da cadeia sempre alegando insanidade. Obcecado por estudar fobia, nas horas vagas se tranforma em Espantalho, vilão que usa o "gás do medo" para envenenar suas vítimas.
Ra's al Ghul
No início se passando por Henri Ducard, Ra's al Ghul treina Batman para que ele se torne um herói e apresenta-o a uma seita que é destinada a eliminar o mal do mundo. As intenções de Ra’s, porém, incluem a destruição de Gotham City, uma das cidades mais violentas do planeta. Apesar de bem-intencionado, ele é considerado um vilão por adotar uma posição radical, que acredita ser a única forma de devolver a paz à humanidade.