Criado oficialmente por Bob Kane (com colaboração de Bill Finger), Batman apareceu pela primeira vez em 1939, na revista Detective Comics número 27, com a história O Caso dos Químicos. A principal diferença entre o Homem-Morcego e os outros grandes super-heróis, como Mulher Maravilha, Super-Homem e Homem-Aranha, é que Batman não possui nenhum poder sobrenatural, utilizando apenas a força física e a inteligência para conseguir combater seus inimigos – além do arsenal tecnológico criado nas empresas da Família Wayne. Batman também é mais obscuro e sombrio, dotado de uma personalidade tridimensional que os outros mocinhos não têm.
Apesar das inúmeras versões que foram criadas com o passar do tempo, a origem de Batman, como alter-ego de Bruce Wayne, é quase sempre a mesma. Após o assassinato dos pais, o médico Thomas Wayne e sua esposa Martha Wayne, o pequeno Bruce ficou sob a tutela do mordomo Alfred Pennyworth, e, quando adulto, transformado em um milionário empresário, dedica-se a combater o crime em Gotham City.
As séries mais célebres são O Cavaleiro das Trevas (de março de 1987, que deu origem ao filme) - considerada um divisor de águas por restaurar a imagem do herói - e Batman: Ano 1 (de julho de 1987, na qual foi baseado Batman Begins), ambas de Frank Miller. Já a edição de luxo Batman: a Piada Mortal (1988), de Alan Moore, é essencial por apresentar a origem de Coringa, comediante fracassado que enlouquece e torna-se o grande inimigo de Batman.