| 25/09/2004 17h10min
A uma semana da eleição, o Instituto Ibope, a pedido da RBS TV, apresenta a terceira pesquisa realizada em Florianópolis e mostra que o candidato Sérgio Grando (PPS) oscila negativamente, ao mesmo tempo em que crescem os candidatos Chico Assis (PP), Afrânio Boppré (PT) e o líder da disputa, Dário Berger (PSDB).
Nas outras duas aferições do Ibope, em 18 de julho e 22 de agosto, Dário liderava seguido por Grando. Chico Assis estava em terceiro e Afrânio em quarto. Hoje, Berger volta a ter mais folga, com 33%, enquanto os outros três candidatos competem de igual para igual pela segunda colocação: Chico Assis tem 18%, Grando, 15% e Afrânio 13%.
A mesma evolução é observada na pesquisa espontânea, mas em patamares um pouco menores do que na estimulada. Assis apresentou maior crescimento de agosto até hoje: nove pontos percentuais (tinha 6% e agora está com 15%); Dário tinha 21% e agora tem 29%; Afrânio tinha 4% e hoje, 10%, e Grando tinha 10% e obteve 11%.
Simulações
Os índices de rejeição dos quatro principais candidatos não se alteram significativamente, com exceção do percentual de Sérgio Grando, que passa dos 23% para 31%. O candidato do governador Luiz Henrique (PMDB) fica, assim, junto com o candidato da prefeita Angela Amin (PP), Chico Assis, que tem 29%.
As três simulações de 2º turno mais prováveis (Berger contra cada um dos outros) indicam que o tucano contaria hoje com a maioria do eleitorado, independente do adversário, mas em situação menos confortável no embate com Chico Assis. No cenário um, Berger obtém 52% contra 28% de Grando; no cenário dois, 48% contra 32% de Assis, e cenário três, 53% contra 29% de Boppré.
As informações são do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.