| 02/11/2003 15h14min
Guerrilheiros derrubaram neste domingo, dia 2, perto de Bagdá, um helicóptero dos Estados Unidos que transportava soldados fora de serviço, matando ao menos 15 no ataque mais sangrento contra os ocupantes norte-americanos desde que Saddam Hussein foi derrubado. O helicóptero Chinook destruído caiu em uma área rural perto do vilarejo de Baisa, ao sul de Falluja, um baluarte da resistência antiamericana que fica 50 quilômetros a oeste de Bagdá.
De acordo com um porta-voz do Exército dos Estado Unidos, ao menos 21 soldados ficaram feridos. Conforme informações do Exército, dois Chinooks estavam seguindo para o aeroporto de Bagdá levando soldados que não estavam em serviço. O helicóptero derrubado, que transportava 30 pessoas, inclusive cinco tripulantes, foi atingido por uma arma ainda não identificada.
Soldados norte-americanos pediram que os jornalistas deixassem a área e confiscaram seus filmes. Foi a terceira vez que guerrilheiros derrubaram um helicóptero militar dos EUA desde que o presidente George W. Bush declarou, em 1º de maio, que os maiores combates no Iraque haviam terminado.
O presidente Bush prometeu no último sábado, dia 1º, firmeza contra os ataques, e disse que sair do Iraque antes do previsto iria reforçar os "terroristas", que ele culpou pelos recentes e mortais ataques suicidas. Ao saber do atentado, o secretário de Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, lamentou a morte dos soldados. "O trabalho no Iraque é difícil. É duro. Vai levar tempo, mas estamos fazendo progressos", disse ele.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.