| hmin
Guerrilhas iraquianas dispararam lança-granadas e derrubaram um helicóptero norte-americano Black Hawk próximo a Tikrit, cidade natal de Saddam Hussein, neste sábado, dia 25. Um soldado dos Estados Unidos ficou ferido. Após a aeronave atingir o solo, a cerca de três quilômetros de uma base norte-americana, soldados disseram que uma granada lançada por foguete havia atingido o helicóptero no ar.
Mas uma porta-voz militar dos EUA em Bagdá afirmou que o motivo da queda ainda é desconhecido e que as granadas foram disparadas contra os destroços do helicóptero, em terra.
Ela disse ainda que apenas um dos cinco soldados da tripulação ficou ferido. Os homens foram resgatados por outro helicóptero. Esses ataques são rotina para as forças norte-americanas no local. Porém, desde a declaração do final da guerra, em 1º de maio, houve apenas um relato de derrubada de aeronave por fogo inimigo.
O vice-secretário de Defesa dos EUA, Paul Wolfowitz, um dos arquitetos da campanha norte-americana contra Saddam, havia deixado a base de Tikrit num helicóptero horas antes do ataque. Ele seguia para Kirkuk, no norte do país, após visitar as tropas que atuam num dos pontos de maior resistência às forças de ocupação.
Em sua segunda visita ao Iraque em três meses, Wolfowitz ressaltou a importância de acelerar a criação de um novo exército iraquiano, além de força policial, guardas de fronteira e defesa civil. O Black Hawk é o helicóptero de linha de frente do exército dos EUA e foi projetado para transportar 11 soldados prontos para o ataque, além de ser usado em operações médicas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.