| 31/07/2003 09h18min
O administrador norte-americano do Iraque, Paul Bremer, disse nesta quinta, dia 31, que as eleições gerais para a escolha de um governo democrático no país podem ser realizadas em meados de 2004, encerrando a ocupação. Em declarações feitas durante a cerimônia de reabertura do Ministério das Relações Exteriores do Iraque – que foi saqueado e queimado após a guerra que derrubou Saddam Hussein –, Bremer disse a autoridades que o estabelecimento de um governo iraquiano poderia ser esperado para o próximo ano.
– Seu ministério voltou a funcionar e gradualmente entrará na diplomacia. Sei que seu trabalho será expandido quando as medidas que estamos tomando para estabelecer um governo iraquiano estiverem implementadas – afirmou.
Bremer disse que as forças de ocupação lideradas pelos Estados Unidos deixarão o Iraque assim que um novo governo democrático estiver estabelecido. A administração de Bremer designou no começo deste mês um conselho de 25 iraquianos – de várias religiões, origens étnicas e facções políticas – para iniciar o trabalho de um governo autônomo.
O conselho levou mais de duas semanas para completar uma de suas primeiras missões – eleger um líder – e assumiu o compromisso de que a presidência será ocupada em caráter rotativo por nove membros, com permanência de um mês cada. O prédio da Chancelaria foi consertado por organizações de ajuda dos EUA e da Turquia.
Na época de Saddam, a maioria dos funcionários era do Partido Baath ou dos serviços de inteligência. As autoridades dos EUA demitiram 455 destes empregados.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.