| hmin
Duas grandes explosões estremeceram o centro de Bagdá na manhã deste domingo (sábado à noite em Brasília), enquanto o som de artilharia pesada balançava o sudoeste da capital iraquiana.
Desde que as unidades da 3ª Divisão de Infantaria se apoderaram do aeroporto internacional da capital iraquiana, na manhã de sexta-feira, as forças norte-americans atingiram fortemente as posições iraquianas nos arredores dos subúrbios ao sul da cidade com artilharia, mísseis e bombas.
Segundo a repórter da agência Reuters Samia Nakhoul, duas trilhas laranjas sobre a capital vindas do sudeste em direção ao noroeste da cidade podiam ser vistos. Ela disse que houve muita atividade aérea sobre Bagdá antes dos ataques com mísseis.
O comandante da guerra aérea norte-americana contra o Iraque afirmou a jornalistas no Pentágono que os caças norte-americanos, os controladores aéreos e os aviões de espionagem não-tripulados entraram em alerta de 24 horas sobre Bagdá antes de uma guerra terrestre na cidade. O tenente-general da Força Aérea Michael Moseley disse de sua base na Arábia Saudita que dezenas de caças e bombardeiros estavam sobre Bagdá e prontos para lançar bombas de precisão e foguetes, no que ele chamou de combate urbano aéreo de apoio.
Na noite de sábado (horário local), uma bomba atingiu o centro de Bagdá a cerca de 100 metros do hotel Palestine, onde muitos jornalistas que cobrem a guerra estão hospedados e onde o Ministério da Informação iraquiano dá entrevistas. O hotel é localizado num bairro residencial e de comércio, perto de outros hotéis e de um centro de comunicações do governo. O ministro da Informação iraquiano, Mohammed Saeed al-Sahaf, esteve no hotel Palestine antes do ataque dando entrevistas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.