| hmin
Forças norte-americanas e militantes curdos avançaram em direção a Mosul e Kirkuk, as duas maiores cidades do norte do Iraque, neste sábado, dia 5, no momento em que aviões da coalizão atacavam iraquianos que defendem as cidades.
Uma equipe da agência Reuters passou por um comboio de 20 veículos com cerca de cem soldados dos Estados Unidos a aproximadamente 5 quilômetros do vilarejo de Kalak. Até quinta-feira, Kalak formava a linha de frente entre a zona comandada pelos curdos e o exército iraquiano defendendo Mosul.
Guerrilheiros curdos disseram ter capturado a cidade de Domiz, que abriga uma base militar iraquiana na estrada para Mosul, depois de trocarem tiros com tropas de iraquianas de defesa. No momento em que anoiteceu, fortes tiroteios irromperam ao redor de um pequeno vilarejo um pouco adiante.
Outros correspondentes da Reuters viram reforços da milícia curda, ou Peshmarga, indo em direção a Kirkuk. Segundo um comandante sênior curdo, a cidade pode cair dentro de dias.
Kalak fica diante de duas pontes sobre o largo Rio Zab, na estrada principal que liga Arbil a Mosul, a terceira cidade iraquiana, a cerca de 40 quilômetros para o oeste. Forças iraquianas começaram a se retirar de Kalak na manhã de quinta-feira, depois de cerca de 10 dias de intensos bombardeios. Mas estabeleceram uma nova linha de frente alguns quilômetros dali, no vilarejo de Khazer.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.