| 05/04/2003 18h05min
Exaustos por dias consecutivos de intensos bombardeios, milhares de civis iraquianos deixaram Bagdá neste sábado, dia 5, dirigindo-se para uma área de relativa segurança atrás das linhas ofensivas norte-americanas ou para o norte. Homens, mulheres e crianças andaram durante horas debaixo do forte calor de um dia do início do verão, carregando não mais que sacolas de plástico, cobertores ou chaleiras.
– Estamos muito cansados – disse um homem de barba, segurando uma criança no colo.
Em menos de uma hora, centenas de pessoas passaram por um comboio norte-americano agrupado a cerca de 20 quilômetros a sudoeste de Bagdá, na principal via de acesso à cidade. Outras pessoas deixavam a cidade pelo norte. Marines norte-americanos observavam de seus veículos armados as famílias passando. Um deles ofereceu uma garrafa de água a um iraquiano, mas foi imediatamente censurado por sua generosidade.
– Estamos aqui para a guerra, não para uma missão humanitária, ok? – gritou um sargento.
Várias mulheres levavam pacotes de rações humanitárias norte-americanas, mas, segundo os marines, o grosso dos suprimentos alimentares estava 10 quilômetros mais ao sul, onde os militares estabeleceram uma estação de distribuição longe do front.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.