| hmin
Os Estados Unidos planejam estabelecer os primeiros estágios de uma administração civil para o Iraque do pós-guerra no porto de Umm Qasr, sul do país, possivelmente a partir da próxima terça, dia 8. O anúncio foi feito neste sábado, dia 5, por uma autoridade norte-americana.
De acordo com a fonte, os membros do Departamento de Reconstrução e Assistência Humanitária (ORHA), do Pentágono, devem, ainda antes de se acabarem os combates no território iraquiano, entrar em áreas relativamente pacíficas do país, lugares como Umm Qasr, e instalar o ORHA no país.
O departamento tornou-se motivo de controvérsias internacionais. Os EUA enfrentam críticas por assumirem papel de liderança no pós-guerra imediato do Iraque, em lugar da Organização das Nações Unidas (ONU).
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, rejeitou as demandas praticamente unânimes de membros da União Européia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para que a ONU seja colocada no comando da situação. O general reformado norte-americano Jay Garner vai fazer sua estréia junto à imprensa no Kwait, nesta segunda, dia 7, como o indicado dos EUA para o posto de administrador civil interino do Iraque.
A equipe de Garner administrará três regiões, com o general reformado Buck Walters no sul, o general reformado Bruce Moore no norte e a ex-embaixadora dos EUA ao Iêmen Barbara Bodine no centro. Além desse trio de veteranos líderes norte-americanos, pouco se sabe sobre a composição da administração nas três regiões.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.