| hmin
Tanques norte-americanos que entraram no sul de Bagdá neste sábado, dia 5, recuaram pela principal rodovia rumo ao sul, depois de estabelecer contato com as forças estabelecidas no aeroporto internacional e de executar uma missão de reconhecimento. A força-tarefa composta por 25 tanques Abrams e por 12 veículos de combate Bradley fez contato pela manhã com os soldados a 20 quilômetros a sudoeste do centro da cidade.
Antes de voltar para o sul, a unidade partiu na missão de reconhecimento pelo subúrbio de Dawra, entre 12 e 14 quilômetros distante do centro da cidade. Um oficial das forças armadas disse que os tanques norte-americanos haviam recebido disparos de armas portáteis, mas não descreveu a situação como um combate pesado.
Os tanques partiram do sul até chegar a uma curva do Rio Tigre, em frente à Universidade de Bagdá, ponto onde a estrada se volta para o oeste.
Não houve informações imediatas de quaisquer baixas durante a missão. As forças aliadas temem ser arrastadas a sangrentos combates de rua, em meio aos 5 milhões de habitantes da Capital.
Fontes militares dizem que pelo menos um soldado norte-americano foi morto na batalha pelo aeroporto. Pelo menos cinco grandes explosões abalaram uma área perto do centro de Bagdá na manhã de sábado, enquanto as forças lideradas pelos Estados Unidos continuavam com seus ataques aéreos.
As forças norte-americanas no aeroporto se esforçaram por encher as cinco pequenas crateras que os combates haviam causado na pista de pouso. Restos de aviões queimados também continuavam espalhados pelas pistas.
Oficiais norte-americanos disseram que não há sinal de um ataque "não convencional'' contra o aeroporto.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.