| 08/05/2009 21h24min
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou na noite desta sexta-feira mais dois casos de pessoas infectadas pelo vírus influenza A H1N1, que ficou conhecido como gripe suína. No total, já são seis casos confirmados da doença no país. Os dois novos casos foram registrados no Rio de Janeiro e em Florianópolis. Um deles é um amigo do paciente que está internado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ. É o primeiro caso de transmissão do vírus no país.
Segundo o ministro, é "uma transmissão limitada", sem contágio para terceiros. Para o ministro, não é necessária preocupação, pois isso não caracteriza risco de epidemia. No Rio de Janeiro, 108 pessoas que tiveram contato com os dois pacientes estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica.
O caso de Florianópolis é de uma criança de 7 anos, que manifestou os sintomas em 2 de maio, ainda na Flórida (Estados Unidos). Ao chegar ao Brasil, no dia 3, foi internada, tratada e recebeu alta hoje.
— A paciente
evoluiu clinicamente muito bem e já teve alta da unidade hospitalar — informou a Secretaria do Saúde de Santa Catarina, em nota. A secretaria ressaltou que foram tomadas todas as medidas necessárias para evitar a transmissão da doença aos familiares e aos médicos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.