Emergência em SC | 11/03/2009 03h44min
Está liberado o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) a todos os trabalhadores de Timbó e Pomerode, no Médio Vale do Itajaí.
Os saques foram autorizados na terça-feira com a publicação de portaria no Diário Oficial da União reconhecendo o estado de calamidade em todo o território dos dois municípios.
A decisão encerrou um impasse em torno da relação das ruas atingidas pela chuva de novembro passado. O mesmo deve ocorrer com Rio dos Cedros nesta quarta-feira. Com a inclusão dos três municípios, cerca de 20 mil pessoas terão direito ao saque.
A operação foi definida como emergencial pelo gerente geral da Caixa Econômica de Timbó, Romeu Horst Fritzke. Os trabalhadores devem se cadastrar até quinta-feira.
Às 10h de terça, uma multidão se formou em frente à porta do ginásio do Complexo Esportivo de Timbó. Duas horas mais tarde, 2 mil senhas haviam sido distribuídas.
A previsão da Caixa é atender cerca de 10
mil trabalhadores em Timbó e 8 mil em Pomerode. Os
trabalhadores poderão sacar o dinheiro a partir do dia 18, quarta-feira da semana que vem.
— A gente tinha a esperança pela liberação do dinheiro. Agora é pagar as contas atrasadas, limpar o nome e tentar guardar alguma coisa — comemora o operador de produção, Avilson Rueckl.
A Caixa recorreu às prefeituras. Nos dois municípios, funcionários públicos foram convocados e voluntários foram chamados para agilizar a triagem dos documentos e cadastrar os trabalhadores dentro do prazo. Quem não for fazer cadastro, perderá a chance de retirar o dinheiro.
Rio dos Cedros também contemplado
De acordo com a prefeitura de Rio dos Cedros, o município também foi contemplado com a ampliação do FGTS por motivo de calamidade.
Cerca de 1,2 mil trabalhadores, moradores de áreas não contempladas em janeiro, poderão se cadastrar para ter direito ao fundo. O mutirão de atendimento ocorrerá somente nesta
quarta-feira com 22 funcionários da prefeitura e dois da Caixa.
Em Guabiruba, do total de 5,5 mil trabalhadores que têm direito ao saque do FGTS, 4,7 mil já foram cadastrados desde sexta-feira passada. De acordo com a prefeitura, o dinheiro será liberado a partir do dia 16 na agência da Caixa Econômica de Brusque.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.