| 23/03/2008 17h58min
O Criciúma derrotou o Figueirense por 3 a 1 na tarde deste domingo no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, e assumiu a liderança do Campeonato Catarinense 2008. Após dominar todo o primeiro tempo, quando já foi para o intervalo com o placar final da partida, o Tigre voltou com uma boa marcação e acabou com a liberdade do ataque alvinegro na segunda etapa.
Esta foi a segunda derrota amargada pela equipe de Alexandre Gallo nesta fase da competição — a primeira foi na estréia, contra o Juventus. A vitória em casa nesta sexta rodada fez o Tigre chegar aos 14 pontos e abrir uma vantagem de dois pontos sobre o vice-líder Figueirense.
Jogo definido em 45 minutos
Com uma boa marcação na saída de bola do adversário, o Criciúma conseguiu dominar o primeiro tempo no Heriberto Hülse. A primeira finalização do time da casa ocorreu aos quatro minutos, quando Wescley tocou para Valdeir completar sem sucesso a jogada barrada
por Wilson. A pressão imposta pelos jogadores do
Tigre limitavam o futebol do Figueirense e a equipe da Capital sentia dificuldades para passar do meio-de-campo.
A primeira chance real de gol do alvinegro aconteceu aos 12 minutos, com uma cobrança fechada de escanteio de Rodrigo Fabri. A bola chegou a tocar a trave, mas o goleiro Zé Carlos conseguiu recuperá-la rapidamente.
Aos 19 minutos, Luis André fez um lançamento na área e a bola sobrou para Uendel. O ala se livrou dos zagueiros e passou a bola para Valdeir que, sem marcação, chutou forte nas redes do goleiro Wilson.
Os torcedores do Tigre ainda comemoravam o gol, quando o Figueira deixou tudo igual em Criciúma. Aos 22, o atacante Wellington Amorim ficou com o rebote da bola no escanteio de Rodrigo Fabri e mandou direto para a meta.
O ritmo do jogo continuou acelerado após o empate, tanto que, aos 24, o Tigre marcou o segundo gol. Em uma bola alta lançada por Valdeir pela esquerda, o atacante Jean Coral subiu
para completar de cabeça.
Após os gols, o
Figueirense teve dificuldade para chegar bem ao ataque. Tuta, quando conseguia se livrar da marcação tricolor, não tinha arrancada no campo molhado. Assim, o Tigre seguiu dominado o jogo e, aos 37 minutos do primeiro tempo, Jean matou a partida ao fazer 3 a 1 para o time da casa. Completando um brilhante desempenho no primeiro tempo, Valdeir foi o responsável pelo passe que deixou Jean Coral livre para fazer seu segundo tento na partida.
Segundo tempo
O segundo tempo não lembrou em nada a etapa inicial. O que se via agora em campo era um Figueirense afoito, que tentava, em vão, pressionar a defesa do Tigre. O time de Florianópolis liderou o número de finalizações, mas a boa marcação do Criciúma e defesas — algumas inacreditáveis — de Zé Carlos anularam a reação alvinegra.
A primeira chance de gol foi do Criciúma. Aos quatro minutos, em uma bola alta na área, Jean Coral cabeceou fraco e Wilson pôde fazer a defesa sem
problemas. Depois, foi a vez de Wellington Amorim, em
contra-ataque rápido, correr até a entrada da área tricolor e chutar forte. A bola passou raspando pela meta do time da casa. Aos 13, susto na zaga alvinegra: sozinho, o atacante Jean Coral invadiu a área, mas foi desarmado pelo zagueiro Felipe Santana, que recuperou a bola.
Aos 20 minutos, Adriano cometeu uma falta perigosa próxima a entrada da grande área, mas Rodrigo Fabri bateu mal e deixou fácil para o goleiro Zé Carlos. Em uma bobeada do arqueiro da casa, Edu Salles ficou com a bola, mas acertou o lado de fora de rede.
César Prates, um dos destaques do time alvinegro em campo, tentou mais uma vez aos 44 minutos. Ele correu até a linha de fundo e buscou o cruzamento, porém, a bola saiu fraca para a defesa de Zé Carlos. Antes do apito final, o capitão Cleiton Xavier cruzou para a área, onde o zagueiro Felipe Santana cabeceou sem sucesso.
Sétima rodada
Na próxima quarta-feira, dia 26, o Criciúma vai
a Chapecó enfrentar o Verdão no Índio Condá, às 19h30min.
Já o Figueirense recebe o Cidade Azul na quinta-feira, às 20h30min, no Orlando Scarpelli.
Matéria atualizada às 18h45min.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.