| 16/09/2006 12h10min
O presidente cubano licenciado, Fidel Castro, reuniu-se por uma hora com o presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, na noite da última sexta-feira. O argelino participa das atividades da 14ª Cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados (Noal) em Havana.
O jornal oficial Granma, órgão do Partido Comunista de Cuba, informou hoje que os dois presidentes "trocaram opiniões sobre a Cúpula de Havana e a necessidade de continuar revitalizando o Movimento de Países Não-Alinhados". Além disso, conversaram sobre temas ligados ao cenário internacional e abordaram questões referentes a "projetos conjuntos de cooperação". O periódico divulgou uma foto do encontro, na qual Fidel e Bouteflika conversam no quarto onde o presidente cubano se recupera.
Na quinta-feira, Fidel recebeu o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, que também participam da cúpula. A televisão cubana transmitiu na sexta-feira um vídeo de um minuto e meio do encontro entre Fidel e Annan. O líder cubano cumprimentou o secretário-geral da ONU e quis saber sobre sua última viagem ao Oriente Médio.
Fidel, que cedeu provisoriamente o poder a seu irmão Raúl no dia 31 de julho, enquanto se recupera de uma cirurgia intestinal, tem sido a grande ausência da reunião. Porém, sua sombra se espalha sobre o plenário, e são contínuas as menções à sua figura, por parte dos outros participantes.
Segundo a imprensa oficial cubana, Raúl Castro, presidente interino de Cuba, recebeu Annan na sexta-feira, com quem falou sobre a Cúpula do Noal, a situação internacional e a reforma da ONU.
A 14ª Cúpula dos Não-Alinhados termina hoje, em Havana, após quatro dias de trabalhos preparatórios e dois dias de sessões plenárias, que contaram com a participação dos chefes de Estado e de governo dos 118 países-membros.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.